Apenas 19% dos alunos do ensino médio em SP têm aprendizado adequado em português
Os dados mais recentes do estudo “Aprendizagem na Educação Básica: situação brasileira no pós-pandemia”, do Todos Pela Educação, escancaram uma realidade preocupante: só 19% dos estudantes do 3º ano do ensino médio da rede pública da cidade de São Paulo dominam os conhecimentos esperados em língua portuguesa. Em matemática, a situação é ainda mais crítica, com apenas 24,1% dos alunos atingindo o nível adequado.
Esses números, com base no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), revelam o tamanho do impacto que a pandemia teve na educação, especialmente entre os estudantes em maior vulnerabilidade. A defasagem que já era um desafio histórico foi aprofundada, criando um cenário de urgência.
A defasagem está em todas as etapas
O estudo também mostra quedas significativas no desempenho de alunos mais jovens. No 5º ano do ensino fundamental, por exemplo, o percentual de alunos com aprendizado adequado caiu de 61,8% para 48,6% em português, e de 48,6% para 37,9% em matemática entre 2019 e 2023.
Ou seja, a base está comprometida, e isso reverbera em toda a trajetória escolar. As consequências são graves: abandono escolar, baixa autoestima, evasão e, principalmente, o enfraquecimento dos projetos de vida de milhões de jovens.
Uma resposta concreta
Diante desse cenário, o Alicerce atua como uma solução sistêmica e estruturada para recuperar e fortalecer a base educacional dos estudantes brasileiros. Nosso trabalho começa do básico, com foco em português e matemática, as duas áreas com maiores déficits, e avança para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, repertório de mundo e projeto de vida.
Enquanto os números mostram que o sistema tradicional falha em garantir o direito à aprendizagem, o Alicerce já impactou mais de 100 mil pessoas com um modelo de ensino baseado em diagnóstico, personalização e metodologia ativa. Cada aluno aprende no seu ritmo, com acompanhamento constante e foco no progresso real.
Educação de qualidade não pode esperar
A defasagem educacional no Brasil, especialmente após a pandemia, não será superada com medidas paliativas. É preciso atacar o problema na raiz, fortalecendo a aprendizagem básica de forma contínua, adaptada e com propósito.
O Alicerce acredita que a base vem primeiro. Quando um aluno domina o básico, ele reconquista a confiança e a autonomia para aprender, sonhar e construir seu projeto de vida. E é assim que transformamos não só trajetórias individuais, mas o futuro do país.
Se você quer ajudar a mudar este cenário, pode ser um de nossos parceiros. Com a gente, é possível criar um projeto educacional do zero e personalizado, doar bolsas de estudos completas para crianças vulneráveis ou até mesmo contribuir com qualquer quantia, seja R$ 1 ou R$ 100 mil, a sua doação impacta vidas.
Acesse www.alicerceedu.com.br/aliados para saber mais sobre como fazer isso. Doe bolsas de estudos diretamente por este link, ou faça sua contribuição de qualquer valor para o pix [email protected].
Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo
Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pelo Alicerce.