Paciência e amor: os ingredientes essenciais durante a alfabetização

Você já parou pra pensar que as suas atitudes e palavras influenciam o modo que seu filho encara as situações do dia a dia? Principalmente nas primeiras fases da vida, que é onde ele começa a desenvolver suas habilidades.

Isso acontece porque, quando somos crianças, nossas primeiras referências vêm do nosso meio familiar. Afinal, convivemos diariamente com aquelas pessoas, logo, nos espelhamos nas suas ações e confiamos nelas!

E quando o assunto é aprendizagem, essa influência é primordial para o desenvolvimento do seu filho. Não está entendo? Calma que a gente te explica!

 

Por exemplo, você concorda que o amor é a base de todo relacionamento? Pois bem, o relacionamento do seu filho com os estudos funciona da mesma forma! Para despertar interesse e começar a desenvolver a leitura e escrita, ele vai precisar ser influenciado a isso através de muito apoio, paciência e claro – amor!

E se você quer aprender como transformar esse momento na vida do seu filho em algo tranquilo e saudável, continue lendo!

 

Ilustração de um mãe e filho segurando, juntos, um livro.

 

Alfabetização, paciência e amor

 

É importante que você entenda e respeite o processo do seu filho nesta jornada. A fase de alfabetização requer paciência, amor e sabedoria dos pais.

Por isso, separamos alguns processos que a criança passa e algumas dicas de como você pode ajudar o seu filho a passar com tranquilidade por essa fase de alfabetização:

 

– Tudo é novidade para a criança

Quando a criança é exposta a algo novo, é normal que ela demore a entrar no ritmo. E quando falamos de alfabetização, é extremamente importante ter paciência e compreender a criança.

Seu papel aqui é apoiar o seu filho! Ele está desenvolvendo suas habilidades cognitivas, portanto, o que parece simples e fácil para você – como ler e escrever o próprio nome – para o seu filho, é um grande desafio!

Nossa dica é: coloque-se no lugar da criança e respeite o processo. A evolução pode demorar, mas com amor e paciência, tudo fica mais fácil!

 

– Um passo por vez

Cada criança tem seu próprio ritmo! Umas aprendem a ler e escrever com muita facilidade, enquanto outras demoram um pouco mais, e isso faz parte da jornada! Tudo vai depender dos estímulos e do apoio que recebem!

Outra coisa que precisamos levar em consideração, é que errar faz parte do processo do aluno, e é muito importante que os pais tenham calma e paciência, até porque, o papel de corrigir é do educador! Ou seja, o papel dos pais é incentivar a criança com amor e compreensão.

Por isso, a dica é: respeite o tempo do seu filho, e celebre cada conquista que ele der, mostrando que cada passo que ele dá nessa jornada é importante! Essa atitude é essencial para o desenvolvimento da criança.

 

– Ganhando confiança

Acabamos de ver que reconhecer o esforço do seu filho é essencial nessa fase. Mas, além disso, você sabia que um simples elogio e estímulo pode transformar a forma como o seu filho lida com as emoções, e consequentemente com a aprendizagem? 

Isso acontece pois, através do elogio, a criança se sente motivada! E o resultado é uma criança mais confiante! Ou seja, ela passa a adquirir mais segurança para desenvolver  e dominar as habilidades de leitura e escrita, e começa a entender que todo o esforço e dedicação valeram a pena! 

E graças ao seu gesto de carinho, esse processo foi muito mais tranquilo para a criança!

Com isso, chegamos à nossa última dica: a motivação! Diga palavras que impulsione o seu filho a querer melhor dia após dia! A jornada do conhecimento é longa e esse apoio precisa permanecer durante todo o processo, pois é muito importante para o desenvolvimento do seu filho como aluno e como pessoa.

 

Fotografia de uma menino sorrindo.

 

Podemos então dizer que a família tem um papel fundamental no processo de aprendizagem da criança, principalmente na fase da alfabetização. 

Desta forma, concluímos que o amor e a paciência são ingredientes essenciais durante essa jornada de alfabetização. Essas duas atitudes servem como suporte para o desenvolvimento dos seu filho!

 

Ficou com alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários e aproveite para ler nosso artigo com as 5 principais dúvidas dos pais (que podem ser suas também!) sobre alfabetização!

 

Se você gostou da nossa dica, então você precisa conhecer o Alicerce! Entre em contato com a gente através do link ou pelo WhatsApp (11) 4933-0818 e garanta a sua semana gratuita.

 

Fonte:

https://docs.favenorte.edu.br/files/tcc/TCC-DANIELA.pdf

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pelo Alicerce.