Técnica Mindfulness e o desenvolvimento escolar

O que você vai encontrar neste post?

 

Um problema comum a muitos estudantes é a dificuldade para se concentrar nos estudos. Por conta das distrações da nossa mente, podemos apresentar hábitos que nos impedem de realizar as nossas tarefas, gerando um grande nível de ansiedade e estresse.

Mas, apesar de parecer complicado, é possível trabalhar esse comportamento com a técnica do Mindfulness.

Ilustração de um homem em cima de uma mesa de trabalho. Ele aparenta estar cansado.

O Mindfulness aumenta o autocontrole e a confiança. Trazendo assim, a tranquilidade necessária para o aluno se concentrar, absorver os conteúdos e ampliar seu desempenho. Nesse artigo vamos te mostrar como essa prática auxilia os alunos dentro e fora das aulas. 


O que é o Mindfulness?

Para entendermos seus benefícios, precisamos saber primeiro o que é Mindfulness e como ela atua.

O Mindfulness, também conhecido como Atenção Plena ou Consciência Plena, é um tipo de meditação que proporciona a capacidade de viver o agora através de um estímulo mental.

 De acordo com Daniel Goleman, autor do livro Inteligência Emocional, a atenção é como um músculo mental. Precisamos estimular o nosso cérebro a agir de uma maneira que nos auxilie a alterar comportamentos indesejados pois temos tendência a divagar. Para isso, utilizamos alguns truques, dentre eles, a técnica Mindfulness.

 

– Ficou curioso para aprender como ela funciona? É bem simples, observe:

Normalmente a atividade é realizada com os alunos em silêncio, sentados e de olhos fechados. Em seguida, eles são orientados a prestarem atenção na respiração, esquecendo tudo ao seu redor.

Isso ocorre porque no momento da prática, buscamos restringir o nosso cérebro de receber informações, dessa maneira conseguimos focar apenas no que queremos, impedindo que informações externas nos atrapalhem. 

Essa prática dura apenas alguns minutos, mas seu resultado proporciona um grande bem-estar. O intuito não é relaxar mas pode ser que como resultado você relaxe. A mente se acalma, e então o corpo acaba relaxando.

Ilustração de um homem em sua mesa de trabalho. Ele aparenta estar feliz e tranquilo.

Quais são os benefícios do Mindfulness?

Falamos acima que o Mindfulness age como um estímulo mental que proporciona a concentração. Mas além disso, essa prática também oferece outros benefícios, como por exemplo:

  • Ajuda a desenvolver a inteligência emocional e a empatia;
  • Aprofunda o seu autoconhecimento;
  • Aumenta a sua capacidade de concentração e memória;
  • Contribui para o controle do estresse e da ansiedade;
  • Melhora a qualidade do sono;
  • Melhora o seu convívio com outras pessoas;
  • Diminui o impacto de pensamentos negativos;
  • Incentiva a sua criatividade.

 

Por que aplicamos no Alicerce?

O objetivo dessa prática é trazer o foco para o momento presente.

Através disso, o aluno começa desenvolver suas habilidades cognitivas e emocionais, pois ajuda a melhorar o aprendizado e memória, auxilia no autocontrole para gerenciar emoções, reduz a ansiedade e estresse, diminui a impulsividade, ajuda no desenvolvimento da empatia e melhora a capacidade de resolver problemas.

Sendo assim, que tal parar, observar a respiração e meditar um pouco?

Acesse o nosso site para saber mais sobre a metodologia usada no Alicerce e em caso de dúvidas, deixe aqui seus comentários que a nossa equipe irá te auxiliar.

 

Entre em contato com a gente através do link ou pelo WhatsApp (11) 4933-0818 e garanta a sua semana gratuita.

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pelo Alicerce.