5 principais dúvidas dos pais sobre alfabetização
O que você vai encontrar neste post?
- 5 principais dúvidas sobre alfabetização
1. Por que meu filho ainda não sabe ler e escrever e o amiguinho sabe?
2. Por que meu filho escreve letras ao contrário, às vezes?
3. Existe um tempo ideal de alfabetização do meu filho?
4. Quando deve-se incluir a escrita cursiva?
5. Posso estar fazendo algo que esteja atrapalhando a alfabetização dele?
O processo de alfabetização infantil tem um grande impacto no futuro educacional da criança! Isto porque é nesta fase que ela irá criar a base de todo seu aprendizado.
Tendo em vista que a alfabetização é o primeiro contato do aluno com o mundo da educação, é normal que a maioria dos pais participem e acompanhem ativamente o filho. Com isso, vem a preocupação de orientar e ajudar a criança a desenvolver efetivamente a leitura e escrita!
Entretanto, é muito comum ter dúvidas no meio deste processo, não é mesmo?
Mas não se preocupe! Foi pensando nisso que selecionamos as 5 principais dúvidas que os pais têm sobre o processo de alfabetização dos filhos! Acompanhe a leitura!
5 principais dúvidas sobre alfabetização
Para que tudo ocorra de forma natural e tranquila, nada melhor do que se preparar e conhecer os detalhes que envolvem esta jornada no mundo das letras! Para te ajudar, elaboramos um artigo que aborda a diferença e a relação entre a alfabetização e o letramento.
Agora que você já conhece a base deste processo, confira as 5 principais dúvidas dos pais (que podem ser suas também!) sobre alfabetização:
1. Por que meu filho ainda não sabe ler e escrever e o amiguinho sabe?
Pode parecer óbvio, mas cada criança tem um tempo diferente de aprendizagem, e é extremamente importante que os educadores e familiares entendam este processo!
Contudo, o que pode contribuir para essa condição é a ansiedade dos pais em relação a aprendizagem do filho! Precisamos entender que nesta fase a criança está descobrindo um novo mundo, e quando a cobrança é excessiva, pode acabar ficando desmotivada! Resultando em uma alfabetização mais lenta.
Por isso, a nossa dica é: tenha paciência e demonstre apoio ao seu filho! Esse simples gesto pode fazer toda diferença neste processo inicial da alfabetização.
OBS: em alguns casos, a alfabetização pode demorar um pouco mais por conta de alguma condição especial da criança! Neste caso, o mais indicado é conversar com o educador.
2. Por que meu filho escreve letras ao contrário, às vezes?
Você já viu seu filho escrevendo algumas letras ao contrário e se preocupou? Pode ficar tranquilo, pois é normal que isso ocorra durante a fase inicial da alfabetização!
Isso acontece porque aprender a escrever é um processo que precisa ser construído e aperfeiçoado com o tempo. E é muito comum que a criança confunda algumas coisas durante essa fase, como por exemplo, escrever letras ao contrário (espelhadas), pois não está totalmente familiarizado com a escrita!
Além disso, a aprendizagem da escrita envolve vários fatores, e é muito importante que o educador e os pais ensinem desde cedo as particularidades da escrita, como por exemplo: escrever da esquerda para a direita, de cima para baixo, apresentar as diferenças entre letras e números, e muito mais! E com o tempo, essas informações vão ajudar a criança a grafar corretamente as letras!
Ou seja, a habilidade de escrita não ocorre de forma linear e igual para todos.
3. Existe um tempo ideal de alfabetização do meu filho?
A verdade é que não existe um tempo próprio, pois a alfabetização envolve muitos fatores. No entanto, de acordo com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) a alfabetização do aluno costuma levar em média 2 anos. Ou seja, se o seu filho ingressou no mundo das letras com 6 anos de idade, até os 8 anos ele se tornará um indivíduo alfabetizado.
Mas, conforme falamos anteriormente, esse tempo pode variar muito de criança para criança. Podendo levar menos ou mais tempo. Por isso, é importante acompanhar de perto esse processo para melhor auxiliar aquela criança a desenvolver suas habilidades de leitura e escrita!
4. Quando deve-se incluir a escrita cursiva?
O que deve-se ter em mente é que aprender e reconhecer a letra cursiva vai muito além da idade! Esta habilidade está extremamente relacionada com a firmeza da mão da criança (coordenação motora fina) e da maturidade.
A letra cursiva é um treino cognitivo e motor, logo, você pode apresentar para o seu filho antes mesmo dele reconhecer aquela letra, ou seja, antes da própria alfabetização. Nesse sentido, o indicado é que a criança tenha contato com a letra cursiva durante os 7 primeiros anos de vida.
Desta forma, a criança vai estimular a habilidade necessária para desenvolver os movimentos do lápis a fim de escrever letras diferentes! Mas, vale lembrar que ela só vai de fato utilizar a letra cursiva, quando dominar o sistema de escrita.
5. Posso estar fazendo algo que esteja atrapalhando a alfabetização dele?
Antes de mais nada, é importante que você saiba que, durante a fase da alfabetização a criança precisa de muito estímulo e compreensão! Isso porque, os pais têm um papel muito significativo no desenvolvimento da criança.
Com isso em mente, o correto a ser feito é:
– Respeitar o tempo da criança;
– Não fazer cobranças excessivas;
– Evitar comparar o seu filho com outras crianças.
Esses são alguns exemplos de atitudes que podem atrapalhar o processo de alfabetização. Portanto, mostre para o seu filho que você está presente e comemore os pequenos feitos, isso com certeza irá motivar a criança a continuar evoluindo!
Por fim, podemos notar que, como todo processo de aprendizagem, a alfabetização depende de vários fatores internos e externos! Ter dúvidas é normal e bastante comum, e como você viu, não existe certo ou errado!
A alfabetização é uma fase de descobertas na vida da criança e compreender que cada um tem seu próprio ritmo pode ajudar – e muito – o seu filho a amadurecer e aprender a ler e escrever de forma saudável!
Esperamos que o conteúdo de hoje ajude você e seu filho a percorrer essa jornada da alfabetização da melhor maneira possível. Caso você ainda tenha dúvidas de como ajudar seu filho, leia nosso artigo: Como contribuir para a alfabetização do seu filho em casa!
Você sabia que aqui no Alicerce nossos alunos são alfabetizados de forma lúdica e prazerosa? Quer saber mais? Então entre em contato com a gente através do link ou pelo WhatsApp (11) 4933-0818 e garanta uma semana de aula gratuita!
Fonte:
https://www.ufjf.br/virtu/files/2010/04/artigo-2a11.pdf
Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo
Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pelo Alicerce.