Como contribuir para a alfabetização do seu filho em casa!

A alfabetização é um processo importante para a criança e para os pais, pois é nessa fase que o aluno está iniciando sua vida escolar, e tudo o que os pais ensinam aos filhos são parte importante na alfabetização de uma criança.

Acima de tudo, o objetivo do professor é ensinar formalmente a criança a ler e a escrever, mas muitas vezes, os pais querem ajudar, mas não sabem como.


Pensando em apoiar esses pais que querem participar dessa jornada de alfabetização dos filhos, selecionamos neste artigo, algumas dicas que tornarão esse processo mais prazeroso para a criança!

 

É importante que a família, desde muito cedo, chame a criança para participar de algumas ações, de forma que ela tenha contato com a língua escrita e torne o seu local de convívio em um ambiente alfabetizador. Proporcionando à criança autonomia nesse processo de aprendizagem, pois assim, ela acaba percebendo a função real da escrita e da leitura, e como elas são importantes para a nossa vida.

Por isso, as dicas de alfabetização abaixo podem fazer parte da rotina das famílias para auxiliar a criança em seu aprendizado, em especial quando estão em casa!

 

Dicas de como apoiar a alfabetização em casa:

 

  • Converse com seus filhos


    Converse, cante músicas com seus filhos, pergunte o que ele fez durante o dia. Ao incentivarmos a conversa e a expressão pelas palavras, estamos expondo as crianças ao mundo das letras, das palavras e isso ajuda na alfabetização.

 

  • Peça para seu filho te contar uma história

    Uma ótima maneira de ajudar na alfabetização das crianças é usando a imaginação. Peça ao seu filho que lhe conte, que invente uma história. Você pode ajudá-lo, escrevendo a história que ele contou! Depois, leia com ele e vá mostrando algumas palavras, que se destacam, que rimam ou que tenham sons parecidos. 

 

  • Estimule a consciência fonêmica

    A consciência fonêmica diz respeito ao entendimento que as palavras têm sons formados de diferentes sílabas. Para aprender a ler é importante ouvir os sons e compreender que ele é dividido em partes, que depois que se juntam e formam palavras. Jogue jogos de linguagem com seu filho. Por exemplo, diga uma palavra, pode ser o nome dele, e depois recite sílaba por sílaba.

 

  • Ouça o seu filho ler

    Quando seu filho começar a levar livros da escola para casa, peça para ele ler para você. Se a leitura tiver erros, peça, gentilmente, para ele ler novamente. Lembre-se de não forçar o tempo da criança. Você pode também alternar, lendo alguns trechos para ela. Estudos mostram que a leitura oral repetida torna os alunos melhores leitores, mesmo quando isso é feito em casa.

 

  • Incentive a escrita

    A alfabetização envolve leitura e escrita. Ter livros e revistas disponíveis em casa e ter o hábito de ler ajuda a despertar o interesse pela leitura. Escrever bilhetes, cartas, usar giz de cera, lápis, criar histórias. Promover a escrita é tão importante quanto promover a leitura.

 

  • Preparar receitas culinárias na presença da criança


    Num ambiente alfabetizador, é importante que a família chame a criança, desde muito cedo, para participar de algumas ações, de forma que ela presencie o contato com a língua escrita, percebendo suas várias funções. Na culinária isso pode acontecer de maneira descontraída e divertida. Durante a receita de um bolo, por exemplo, vá perguntando para a criança: “Vamos ver o que falta colocar? Ah, ainda preciso colocar 3 ovos, está escrito aqui”.

 

  • Fazer listas de compras com seu filho


    Chame a criança para preencher a lista com você e faça com que ela perceba que você anota no papel as coisas que irá comprar, para consultar lá no mercado (uma forma de ela relacionar a linguagem oral com a escrita).
    Vá conversando com ela: “Vamos anotar para não esquecer. O que mais vamos ter de comprar? Então, vamos escrever aqui”. Deixe que ela acompanhe com os olhos o que você está escrevendo e vá falando em voz alta.

 

  • Faça perguntas

    Essa dica tem como objetivo fazer o seu filho recontar o que estiver lendo. Se for uma história, pergunte sobre o que aconteceu. Se for um texto informativo, peça a ele para explicar sobre o que era. Ler envolve não apenas soletrar palavras, mas compreender o que foi lido. Desenvolver a habilidades de compreensão da leitura faz parte do processo de alfabetização.


Investir no ambiente alfabetizador é importante para que as crianças ganhem mais intimidade com a língua escrita (e dessa forma encontrem menos dificuldade quando estiverem aprendendo a ler a escrever), mas isso não quer dizer que o processo será, necessariamente, rápido, e é importante que os pais tenham isso em mente.

 

Gostou das nossas recomendações para a alfabetização em casa? Se você tem mais dicas, deixe nos comentários e contribua com a discussão.

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pelo Alicerce.