Alicerce expande atuação para Educação Infantil e passa a atender crianças a partir de 3 anos
São Paulo, 16 de Outubro de 2024 – O Alicerce Educação, referência em soluções educacionais inovadoras, anuncia sua expansão para o segmento de educação infantil, passando a atender crianças a partir dos 3 anos de idade. Esta nova fase inclui os segmentos B2C e B2B, enquanto no segmento B2G, o Alicerce estará aberto a participar de programas para atendimento a partir de 0 anos, dependendo dos perfis dos editais e licitações municipais.
A decisão de expandir para a educação infantil visa maximizar o impacto do Alicerce, atuando desde uma idade mais precoce no desenvolvimento de funções executivas básicas, que são precursoras do processo de alfabetização e numerização. “Entrar no desenvolvimento desde os 3 anos de idade é fundamental para maximizar as chances de termos sucesso em nossa missão de transformar o Brasil a partir da Educação”, afirma Paulo Batista, CEO e fundador do Alicerce.
O cenário atual no Brasil é de grande déficit de vagas em creches. De acordo com dados recentes, mais de 632 mil crianças estão na fila de espera por uma vaga em creches públicas. “Na prática, nós já lidamos com os desafios da fragilidade do desenvolvimento infantil no Brasil, atendendo muitas crianças de 5 a 12 anos e até adolescentes com fragilidades e lacunas em suas funções executivas”, complementa Paulo Batista.
A abordagem do Alicerce na educação infantil refletirá a mesma qualidade que tem sido aplicada no reforço escolar para crianças de 5 a 12 anos. Os diferenciais incluem:
– Diagnóstico e desenvolvimento intencional: trilha pedagógica baseada em psicologia comportamental e neurociência.
– Instrutores qualificados: profissionais com repertório cultural avançado e formação específica.
– Gestão e acompanhamento individualizado: monitoramento contínuo do desenvolvimento de cada aluno.
– Infraestrutura adequada: ambientes projetados para as necessidades da faixa etária.
– Preços acessíveis: inclusão social com descontos e bolsas para famílias de baixa renda.
A construção da abordagem do Alicerce nasceu de uma colaboração com a especialista Bia Ferraz e de conversas com a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, entidade que lidera essa agenda no Brasil.
Além de contribuir diretamente para o desenvolvimento infantil, o Alicerce busca também apoiar famílias, especialmente mulheres chefes de família, facilitando sua inserção ou permanência no mercado de trabalho. “O Brasil é muito cruel com as mulheres. Ao mesmo tempo em que 50,8% dos lares são chefiados por mulheres no Brasil, dos quais 40% monoparentais, não oferecemos a rede de apoio básica para essas mulheres, criando dificuldades estruturais em suas vidas e consequências para as crianças que nascem nesse contexto”, ressalta Paulo.
Dentro da visão do Alicerce de transformar a vida de 10 milhões de brasileiros nos próximos 10 anos, a expectativa é atender 900 mil crianças de 3 a 5 anos, o que representa 10% do público dessa faixa etária em todo o país. Este crescimento será impulsionado tanto por atendimento B2C, pago pelas famílias, quanto por parcerias públicas e privadas.
“Esta nova frente de impacto nos aproximará mais de municípios de todo o Brasil, possibilitando que, aos poucos, convençamos eles com mais facilidade dos benefícios da metodologia Alicerce para o desenvolvimento de Escola em Tempo Integral para crianças de 6 a 15 anos”, conclui o CEO.
Sobre o Alicerce Educação
O Alicerce Educação é um negócio de impacto focado em reduzir as lacunas da educação básica no Brasil, com o objetivo de diminuir a desigualdade social. Utilizando uma metodologia inovadora e desenvolvida com o apoio de tecnologia, a instituição já impactou 100 mil vidas e tem como meta alcançar 10 milhões de pessoas, promovendo um impacto significativo nos indicadores educacionais e de produtividade do país.
Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo
Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pelo Alicerce.