Neste Dia do Orgulho Autista, conheça o Núcleo de Acessibilidade do Alicerce
O Dia do Orgulho Autista, celebrado em 18 de junho, é uma data dedicada a reconhecer, valorizar e promover a inclusão das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Essa data foi criada pela organização americana Aspies for Freedom em 2005, com o objetivo de desafiar os estigmas e preconceitos associados ao autismo, bem como celebrar a diversidade neurológica como uma parte fundamental da humanidade.
A escolha do dia 18 de junho foi estratégica para promover a aceitação e a compreensão do autismo. Diferente de outras datas que focam na conscientização sobre os desafios enfrentados pelas pessoas autistas, o Dia do Orgulho Autista celebra as habilidades, talentos e contribuições únicas dessas pessoas.
A data foi criada por autistas para autistas, reforçando a ideia de que os indivíduos com TEA devem ser orgulhosos de quem são e que suas diferenças neurológicas devem ser valorizadas e respeitadas.
Educação e inclusão
A educação inclusiva é essencial para apoiar pessoas com autismo. A inclusão vai além de simplesmente colocar crianças autistas em salas de aula comuns; trata-se de criar ambientes educacionais que sejam verdadeiramente acolhedores, adaptáveis e capacitadores.
Uma educação inclusiva de qualidade reconhece e valoriza as diversas formas como as crianças aprendem e se desenvolvem. Ela enfatiza a individualidade, ajustando currículos e métodos de ensino para atender às necessidades específicas de cada criança, promovendo assim um ambiente de aprendizado mais justo e enriquecedor para todos os estudantes.
No Alicerce, entendemos essa necessidade e estamos comprometidos a oferecer uma educação inclusiva que se adapte às necessidades individuais de todos os nossos alunos. Personalizamos o processo de ensino e aprendizagem, adotando uma abordagem que visa o desenvolvimento integral do estudante. Isso significa que nos preocupamos não apenas com o sucesso acadêmico, mas também com o bem-estar emocional, social e pessoal de cada aluno.
Núcleo de Acessibilidade do Alicerce
O Alicerce compreende que a acessibilidade está intrinsecamente ligada à missão de proporcionar educação a todos, respeitando suas especificidades. Por isso, criamos o Núcleo de Acessibilidade.
Quando pensamos no estudante Alicerce, é importante considerar que a nossa missão de levar a educação está diretamente ligada à promoção da acessibilidade e à continuidade da trajetória escolar, utilizando metodologias ativas.
E é justamente nisso que o Núcleo de Acessibilidade (NA) do Alicerce atua. Temos uma equipe dedicada a garantir que todos os alunos tenham acesso igualitário aos recursos educacionais, adaptando o ambiente e os materiais de ensino para atender às necessidades individuais de cada estudante.
Desta forma, o Núcleo promove inclusão, acessibilidade e permanência dos estudantes com necessidades educativas especiais, sejam elas atreladas a deficiência física, intelectual, multissensorial, surdez, cegueira e neurodivergências, como o autismo.
“O NA surgiu com o propósito de fortalecer aquilo que o Alicerce já vinha construindo. Possibilitar o acesso à educação para todos, respeitando a diversidade dos nossos estudantes. Respeitar e acolher os alunos e suas famílias quando falamos de acessibilidade é identificar qual o contexto desse estudante, qual sua especificidade e quais recursos necessários para possibilitar o acesso ao conhecimento”, explica Corina Albuquerque, que é Gestora de Acessibilidade no Alicerce.
Mas como isso funciona?
Partimos do ponto de que cada caso é único. Primeiro, o Núcleo de Acessibilidade precisa ser contatado para o acompanhamento deste caso em específico, que acontece através do preenchimento de um formulário. Em seguida, o núcleo realiza um estudo do caso – que pode incluir ou não uma conversa com a família do aluno – para a construção do Plano de Desenvolvimento e Ação Estratégico (PADE).
Neste plano são entregues estratégias personalizadas de ensino de acordo com as especificidades do aluno, abrangendo aspectos como organização, gestão da sala de aula, gestão do tempo e aplicação de atividades.
A partir disso, fazemos um acompanhamento quinzenal, onde coordenadores, líderes e especialistas se reúnem para discutir o andamento e a eficácia do Plano de Ação. Esta reunião ocorre regularmente e é essencial para refletir e identificar os pontos de eficácia e/ou melhoria que possam existir.
Isso tudo acontece com base no diagnóstico ou hipótese diagnóstica do estudante. Ou seja, mesmo na ausência de um diagnóstico formal, o Núcleo de Acessibilidade colabora com o Líder e o Coordenador para identificar as necessidades de apoio dos alunos.
“Me sinto feliz em fazer parte do NA. A minha maior satisfação vem ao observar o impacto positivo nos alunos que atendemos. Ver o progresso deles, tanto no desenvolvimento pessoal quanto acadêmico, é um testemunho do valor do nosso trabalho. Cada pequena vitória, cada avanço no aprendizado representa um passo significativo” revela Lia Carvalho, que é Analista do Núcleo de Acessibilidade do Alicerce.
Todos os nossos alunos merecem alcançar o seu máximo potencial!
O Núcleo de Acessibilidade do Alicerce assegura que cada aluno possa evoluir e alcançar o seu máximo potencial, independente de suas necessidades especiais e condições atípicas.
Nossa missão é criar um ambiente onde todos os alunos se sintam valorizados, compreendidos e capacitados a alcançar suas metas, independentemente de suas diferenças e dificuldades.
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