Comitê Raça Alicerce – Onde a diversidade racial é valorizada e celebrada

O racismo estrutural afeta o acesso à educação e prejudica toda a sociedade. 

Desde a época da colonização, o racismo foi implementado no Brasil como uma ferramenta para manter o poder nas mãos das elites brancas. E mesmo após a abolição da escravatura, a população negra continuou sendo marginalizada e excluída pela sociedade.

Como consequência, dados mostram que hoje a população negra ainda sofre com a falta de acesso à educação de qualidade. 

De acordo com dados do IBGE, em 2019, a taxa de analfabetismo entre a população negra era de 9,1%, enquanto entre a população branca era de 3,9%. Além disso, apenas 36% dos negros concluem o ensino médio, em comparação aos 60% dos brancos. Essa falta de qualidade na educação de base reflete na conclusão do ensino escolar e também na adesão ao ensino superior, pois menos de 2% dos jovens da periferia possuem ensino superior. 

Uma estatística marcante sobre os obstáculos que muitos jovens encaram para chegar à educação superior, mas as barreiras não acabam aí. Segundo o Estudo da Consultoria IDados, negros com ensino superior têm mais dificuldades para encontrar trabalho qualificado, 37,9% dos homens negros e 33,2% das mulheres negras com ensino superior estão em ocupações que exigem apenas nível fundamental ou médio. Ou seja, pessoas negras lutam diariamente para encontrar empregos que correspondam às suas qualificações. 

No Alicerce acreditamos que a luta antirracista, além de um dever histórico, é um compromisso moral e ético. Por isso, trabalhamos para oferecer oportunidades equitativas, que possibilitem o reconhecimento, a valorização e expansão de todas potencialidades que tem a população negra brasileira. Para auxiliarmos nossos parceiros a incluir a diversidade para suas rotinas de trabalho, primeiro precisamos olhar para dentro de casa. 

“É impossível você separar a missão do Alicerce de reduzir as desigualdades e dar acesso à educação da causa da equidade racial. E a transformação começa aqui dentro, por isso a necessidade de criar um órgão de governança, que é o Comitê Raça Alicerce, acima do CEO da companhia e com poderes efetivos de fiscalização e punição dentro da organização. Para poder, de fato, ser um fiscal empoderado da diversidade aqui dentro, e da pureza de alma e propósito da nossa missão.”

Paulo Batista – Fundador e CEO do Alicerce Educação

O Comitê Raça Alicerce nasce com a missão de levar educação com excelência para mais pessoas, começando justamente por quem mais precisa: a população negra empobrecida. É um conselho consultivo e multidisciplinar composto por profissionais especialistas negros de diversas áreas, com autonomia para interceder na governança do Alicerce Educação, deliberar ações, demandar posicionamentos, subsidiar e fiscalizar as iniciativas antirracistas.

Ao oferecer educação com excelência às populações historicamente marginalizadas, não apenas promovemos a igualdade de oportunidades, mas também estimulamos o desenvolvimento de líderes e agentes de mudança dentro dessas comunidades. Através do acesso a uma educação de qualidade, o Comitê Raça Alicerce visa não apenas eliminar as barreiras raciais que prejudicam o acesso à educação e ao mercado de trabalho, mas também criar um ambiente onde a diversidade racial seja valorizada e celebrada, contribuindo assim para a construção de uma sociedade pós-racial, onde a justiça e a equidade prevaleçam.

O comitê exerce a função de avaliação, acompanhamento e de questionamento da política do Alicerce,

Em reuniões mensais, os membros olhando para tudo que está acontecendo dentro e fora do próprio Alicerce e fazem apontamentos de novos caminhos, sugestões, críticas, e também trazem dilemas importantes da sociedade, para encontrar caminhos mais assertivos para a inclusão da diversidade racial no mercado de trabalho.

Atuamos firmemente na luta antirracista que busca pela equidade e igualdade e acreditamos na educação como poderosa ferramenta para a transformação social.  

“VOZ E PODER: é isso que o povo preto quer neste momento no Brasil.” 

Maurício Pestana – Presidente do Comitê Raça Alicerce, CEO da Revista Raça e fundador do Fórum Brasil Diverso

Confira aqui o vídeo do Comitê Raça Alicerce

 

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pelo Alicerce.