Alfabetização no ensino tradicional x Alfabetização no Alicerce
O que você vai encontrar neste post?
- Ensino Tradicional e a Alfabetização
– Principais características da alfabetização tradicional: - Metodologia Ativa e a Alfabetização no Alicerce
– Principais características da alfabetização no Alicerce: - Diferença entre os dois modelos
– Alfabetização no ensino tradicional x Alfabetização no Alicerce: - O futuro da alfabetização
Se você está em busca de uma alfabetização que coloque o seu filho no centro da aprendizagem, então você está no lugar certo!
Com o avanço da tecnologia e a popularização da internet, o acesso à informação e a fontes de conhecimento ampliaram-se absurdamente.
Entretanto, o ensino tradicional mantém a mesma metodologia há décadas. É preciso que haja uma modernização nesse sistema para que a aprendizagem mantenha-se atualizada e o aluno engajado.
A boa notícia é que existem métodos inovadores que vêm transformando a realidade desses alunos. Dentre eles, a Metodologia Ativa de Aprendizagem – método usado no Alicerce.
Neste artigo, vamos abordar a diferença entre os dois métodos e como eles impactam o processo de alfabetização dos estudantes!
Ensino Tradicional e a Alfabetização
O ensino tradicional foi um dos primeiros métodos da história recente. A sua origem foi no século XVIII, sendo criado com o intuito de universalizar o acesso ao conhecimento, a fim de qualificar a população para exercer alguma profissão.
A base da alfabetização tradicional consiste na junção de sílabas, repetição e memorização de sons e o professor é a figura central neste processo. Ele é visto como detentor e transmissor do conhecimento.
Portanto, as aulas costumam seguir o modelo expositivo, onde o professor expõe o conteúdo para todos os alunos de um mesmo modo, com aulas teóricas e exercícios para reforçar a memorização do conteúdo.
O papel do aluno é receber o conteúdo de forma passiva, armazenando o que é passado e desenvolvendo suas habilidades e conhecimentos a partir disso.
– Principais características da alfabetização tradicional:
- A estrutura da sala de aula é baseada na idade dos alunos.
- A disposição das mesas e cadeiras seguem o modelo de fileira, onde normalmente o aluno senta sozinho.
- Em geral, os alunos aprendem e praticam o conhecimento individualmente.
- Há uma metodologia padronizada.
- Os materiais são prontos, comumente em forma de apostilas.
- A avaliação parte do pressuposto de validar a aprendizagem do aluno.
Metodologia Ativa e a Alfabetização no Alicerce
O Alicerce adota o princípio da Metodologia Ativa de Aprendizagem. Tal metodologia apresenta uma nova abordagem para o ensino, sobretudo, no processo de alfabetização!
Dessa forma, usamos o conceito que une a relação do aluno com o conteúdo, promovendo maior desenvolvimento de suas habilidades.
Aqui, o papel de líder é apresentar o conteúdo de forma lúdica. Esse método permite que o aluno seja o personagem principal do processo de ensino. Neste modelo, o aluno também é um detentor do conhecimento, participando ativamente de sua jornada educativa!
– Principais características da alfabetização no Alicerce:
- As salas de aula são compostas por alunos com necessidades educacionais e faixa etária semelhantes.
- No Alicerce, a disposição e organização das mesas e cadeiras são diferentes. Não seguimos o padrão de fileiras, mas uma estrutura de sala onde todos os alunos estejam conectados. Isso ocorre porque as mesas são compostas por 8 lugares – 4 de cada lado.
- Alunos e professores interagem durante o processo de aprendizagem.
- O ensino é personalizado com base nas habilidades individuais de cada um.
- Atividades multissensoriais, onde o aluno aprende através de vários formatos de ensino, por exemplo: livro didático, objetos tridimensionais, computador, reflexão sobre experiências anteriores de sala de aula ou de vida etc.
- O método de avaliação que usamos no Alicerce nos permite identificar os conhecimentos que o aluno já tem e quais ele já está apto a adquirir.
Quer saber mais sobre a nossa metodologia? Então aproveite para conhecer a A Jornada do Aluno Alicerce!
Diferença entre os dois modelos
Apresentamos brevemente alguns dos conceitos da alfabetização no ensino tradicional e da alfabetização no Alicerce! Agora, vamos abordar como esses modelos de aprendizagem impactam na educação.
Vale lembrar que não existe um modelo certo ou errado, o objetivo desta comparação é te mostrar como a inovação do meio educacional pode ser positiva na vida do seu filho – e também na sua!
– Alfabetização no ensino tradicional x Alfabetização no Alicerce:
No método tradicional, o estudante decora o alfabeto e utiliza os nomes das letras como base, por exemplo: “A” de avião, “B” de bola etc. O resultado obtido é um aluno que domina o conhecimento, mas não sabe como usá-lo e desenvolvê-lo.
Por outro lado, no Alicerce, o objetivo está no reconhecimento das letras. Desta forma, o líder ajuda o aluno a contextualizar os componentes das palavras e orações como um todo, relacionando com a realidade e fazendo com que o aluno se relacione com o conteúdo aprendido. O resultado não está apenas no domínio do conhecimento, mas também no conhecimento de suas origens, como aplicá-lo e praticá-lo.
O futuro da alfabetização
Enquanto o foco da aprendizagem no modelo tradicional é o conteúdo passado pelo professor à frente da sala, o método usado no Alicerce foca no desenvolvimento do conhecimento.
O método tradicional é muito comum no ensino, mas, para que um aluno mantenha interesse na aprendizagem, ele precisa de uma metodologia que visa a contextualização do conteúdo. Para que, assim, ele consiga desenvolver suas habilidades e dominar as competências essenciais para seu desenvolvimento de escrita e leitura.
Em contrapartida, a alfabetização no Alicerce consiste em uma proposta inovadora para a educação, considerando que nossas aulas são personalizadas, flexíveis e dinâmicas.
Além disso, nossos alunos estão no centro do processo de aprendizagem, o que permite que cada um deles tenha mais capacidade de interação com seu desenvolvimento e aplique o conhecimento aprendido através da inter-relação entre educação, cultura e sociedade.
Com esses princípios em mente, podemos notar que uma aprendizagem bem-sucedida requer inovação e estímulo. Logo, torna-se evidente que as instituições e os educadores caminharão para esse futuro.
Nesse sentido, a transformação na educação infantil refletirá em toda jornada educacional do aluno, já que a alfabetização é a base do nosso conhecimento!
O seu filho também pode ter acesso a essa metodologia! Entre em contato conosco através do link ou pelo WhatsApp (11) 4933-0818 e garanta a sua semana gratuita!
Fonte:
https://pedagogiaaopedaletra.com/consideracoes-sobre-alfabetizacao-tradicional/
https://periodicos.ufpe.br/revistas/cadernoscap/article/viewFile/237641/30695
https://sagresonline.com.br/alfabetizacao-para-o-futuro-como-a-sociedade-se-preparara-a-educacao-para-o-que-esta-por-vir/
Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo
Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pelo Alicerce.