A jornada do aluno Alicerce

O que você vai encontrar neste post?

 

Como a jornada do aluno está estruturada? 

– Sprint pedagógica:

Primeiramente, uma sprint representa o período de tempo de um ciclo de aprendizagem no Alicerce. Essa sprint é representada por 9 semanas. De acordo com isso, a cada sprint nossa equipe realiza uma análise da evolução do aprendizado do aluno.

Por exemplo, com o resultado desta análise, ajustamos o posicionamento em sala de aula e trazemos novas estratégias de ensino para que o estudante esteja em constante evolução.


– MAPA:

Antes de mais nada, o aluno precisa de um direcionamento, um MAPA (Momento de Avaliação Para Aprendizagem), para indicar o caminho. Esse MAPA identifica os conhecimentos que aquele aluno já tem e quais ele já está apto a adquirir.

Tendo em vista que cada indivíduo está num ponto diferente da jornada, cada aluno terá seu próprio MAPA. A partir disso, definimos o que será ensinado a cada aluno durante a sprint.

Desse modo, para gerar o MAPA, precisamos que o aluno faça uma avaliação no computador (disponível nas salas de aula presenciais ou através de um link nas aulas online). Logo após, conseguimos elaborar um planejamento integral e personalizado para cada alunoO MAPA se repete a cada 9 semanas, o que dá flexibilidade e dinamismo no monitoramento dos alunos. 

Portanto, o MAPA vai verificar o ponto em que o aluno se encontra em cada uma das trilhas.

Esse “lugar” onde o aluno se encontra em cada trilha tem sete níveis, ou ambientes de aprendizagem: (1) desbravador, (2) mochileiro, (3) navegador, (4) mergulhador, (5) alpinista, (6) aviador e (7) astronauta.

– Ensalamento e Grupos Etários:

Tendo compreendido inicialmente o perfil educacional do aluno, ele é inserido em uma turma com necessidades educacionais e faixa etária semelhantes.

Tendo isso em mente, o próximo passo é compreender as salas de aula no Alicerce. Nossas salas possuem um número menor de alunos por educadores (contamos com até 2 por turma) para que os profissionais se dediquem de maneira especial ao acompanhamento do aprendizado.

Em suma, ocorre a distribuição proporcional de 1 líder para, no máximo, 20 alunos, sendo que uma turma pode ter no máximo 2 líderes e 40 alunos

– Horário das aulas Alicerce:

Por fim, as aulas do Alicerce acontecem 3 vezes na semana (2ª, 4ª e 6ª) ou 5 vezes na semana (2ª, 3ª, 4ª, 5ª e 6ª).

Contudo, no modelo presencial o período das aulas é de 5 horas por dia. Em contrapartida, o modelo online as aulas têm duração de 2 horas (o horário de início pode ser selecionado no momento da matrícula).

Dentro dessas 5 horas das aulas presenciais, temos a seguinte divisão: Momento Alicerce; Mindfulness; Aula; Retrospectiva; Intervalo; Mindfulness; Aula; Retrospectiva e Momento Alicerce.

No online só não temos o momento Alicerce, mas seguimos o mesmo modelo na condução da aula.

Fotografia de crianças abraçando o educador

Logo, agora que você aprendeu sobre a jornada do aluno alicerce, que tal experimentar 1 semana de aula gratuita? Acesse esse link para entrar em contato com a gente e sinta a diferença!

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pelo Alicerce.