7 atividades educacionais para você fazer com o seu filho em casa

O que você vai encontrar neste post?

 

Não só a escola, como também tudo o que os pais ensinam faz parte do processo de ensino e aprendizagem da criança! Para começar, saiba que dá para fazer isso no meio de brincadeiras, já que o lúdico é uma das melhores formas de ensinar.

Pensando nisso, separamos algumas atividades que você pode fazer em casa, de uma maneira bem simples.

Através de atividades lúdicas, a criança aprende brincando, e isso facilita muito o processo de aprendizagem, pois transforma essa jornada em algo divertido, atraindo ainda mais a atenção da criança para o conteúdo que ela está aprendendo.

Neste artigo você vai encontrar atividades educacionais voltadas para a aprendizagem de números, alfabetização e muito mais… Confira abaixo 7 maneiras de ensinar o seu filho brincando em casa.

 

7 atividades educacionais que você pode fazer com as crianças em casa:

 

1. Atividade com figuras e palitos de picolé

Usar o lúdico é fundamental. Neste passo a passo, você vai precisar de cola em bastão ou líquida, palitos de picolé, caneta de hidrocor permanente, lápis de cor ou giz de cera.

É uma atividade simples e que incentiva o entendimento da sequência numérica. Além de trabalhar a criatividade ao confeccionar a atividade. Essa atividade também pode ser adaptada com letras.

Ilustração de atividade feita com palitos de picolé

 


Leia também: Aprender (e ensinar) matemática pode ser divertido: 5 atividades para você explorar com o seu filho


 

2. Nomes e objetos

A alfabetização começa bem antes de aprender a ler e a escrever.

Esta atividade trabalha a concentração, a atenção, o reconhecimento das letras e do som. Você vai precisar de um papel, caneta de hidrocor permanente, lápis de cor ou giz de cera.

A ideia é escrever o nome da criança em uma folha e pedir para que ela encontre objetos pela casa cujas iniciais correspondam a cada letra. Essa é uma forma bem divertida de trabalhar a identificação das letras e sílabas.

Ilustração de atividade feita com papel. Neste papel tem o nome "Carla" escrito nele, e um objeto para cada letra do nome.

 

3. Atividade dos desenhos e pregadores de roupa

Neste tutorial, ensinamos uma atividade muito bacana para ajudar as crianças a se familiarizar com contas simples.

Você vai precisar de rolo de papel higiênico, pregador de roupa e  caneta de hidrocor colorida. A ideia aqui é ajudar a criança a assimilar a quantidade de pregadores em cada um dos rolos. O desenho auxilia a atividade a ficar mais lúdica e divertida.

Ilustração de atividade com rolos de papel-higiênico. Na ilustração tem quatro rolos, e em cada um tem um número desenhado e um prendedor de roupas correspondendo ao número desenhado. Tem o número um, dois, três e quatro.

 

4. Atividade das sílabas

O Jogo das Palavras é uma atividade bastante lúdica e parte para uma linha artesanal.

Você vai precisar de papel, tesoura (evite tesoura com ponta), caneta de hidrocor permanente, lápis de cor ou giz de cera. A proposta é criar palavras a partir das sílabas.  É uma forma muito interessante e rápida de aprender. E bem fácil de fazer!

Ilustração de atividade feita papel e várias palavras e suas sílabas.

 

5. Fração com lego

Nesta atividade, a proposta é utilizar peças de lego para ensinar a criança na prática como as frações funcionam. 

A ideia é mostrar que uma peça de lego com 8 encaixes corresponde a 1, uma peça pequena de lego com 1 encaixe, corresponde a ⅛ e assim sucessivamente… É também bem simples e trabalha o lado perceptivo e lógico.

Ilustração de atividade feita com peças de lego.

 


Leia também: Transforme uma simples receita de bolo de chocolate em uma atividade divertida de matemática com o pequeno


 

6. Atividade dos palitos

Ei, vem conferir essa atividade super divertida!

Através deste simples exercício, conseguimos trabalhar o pareamento de imagens, movimento de pinça (o que ajuda na escrita, posteriormente), estratégia e raciocínio lógico, e de quebra, ainda trabalha o lado lúdico e criativo da criança.

Ilustração de atividade feita com palitos.

 

7. Atividade com desenhos e números

E por fim, tem mais uma atividade super legal com desenhos e números.

Nessa atividade, além de aprender sequências numéricas, também podem ser trabalhados outros conteúdos, como números primos, antecessor a sucessor, números ímpares e pares, e muito mais!

Ilustração de atividade feita com números de 1 a 9 desenhados em um papel em formato de sanfona

 


Leia também: 5 atividades sensoriais para você praticar com o seu filho em casa


 

Com tantas dicas de atividades, participar deste momento de aprendizagem do seu filho vai ser mais divertido do que nunca. Mas, lembre-se, compreender o ritmo da criança é um dos pontos principais nesse processo.

 

Entre em contato com a gente através do link ou pelo WhatsApp (11) 4933-0818 e garanta a sua semana gratuita.

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pelo Alicerce.