5 atividades de matemática para você explorar com o seu filho

O que você vai encontrar neste post?

 

Você era uma criança que gostava de matemática ou era aquela que fugia dos números?

A maioria das crianças têm uma relação complicada com a matemática e o principal motivo é porque – muito provavelmente – elas não foram estimuladas da forma correta!

Com isso em mente, é importante você saber que esse estímulo precisa começar em casa!

Mas fique tranquilo, hoje nós vamos te mostrar que, com as dicas certas, adentrar nesse universo dos números pode ser muito prazeroso para o seu filho!

Fotografia de uma mãe e filha montando um quebra-cabeça

Aprender e ensinar matemática pode ser divertido!

Aos olhos de muitos, aprender matemática é difícil e entediante. Mas, não precisa ser assim! 

Para uma criança despertar interesse na aprendizagem, precisamos instigar a curiosidade dela naquele assunto, mostrando a utilidade e a importância daquele conhecimento! Desta forma, aprender algo novo deixará de ser uma obrigação e passará a ser algo interessante e prazeroso. 

Por isso, é muito importante que a matemática faça parte do cotidiano da criança logo cedo, de forma lúdica, divertida e natural! 

Quer aprender como? Então leia nosso artigo e conheça 5 atividades para você explorar com o seu filho!

 

5 atividades de matemática para você explorar com o seu filho:

 

1. Faça receitas culinárias junto com o seu filho

Já pensou em estimular a aprendizagem do seu filho durante as tarefas de casa? A primeira dica de hoje é sobre isso!

A cozinha é um ambiente que contém muita matemática escondida! E através de receitas culinárias, seu filho pode explorar a quantidade de ingredientes e entender a medida necessária para fazer o prato! E com o tempo você pode dificultar a atividade, por exemplo, fale para o seu filho aumentar ou diminuir a medida dos ingredientes através da multiplicação ou divisão!

Apesar de simples, essa dica é uma excelente ferramenta para ajudar a praticar o conhecimento de matemática do seu filho!

 

2. Jogos de tabuleiro com dados

Nada melhor do que estimular o conhecimento do seu filho com jogos, não é mesmo? 

Uma opção muito legal são os jogos de tabuleiro com dados. Quando a criança é nova demais para jogos mais complexos, vocês podem explorar a criatividade e criar juntos o próprio jogo! 

O exemplo de hoje são jogos de tabuleiro no formato de circuito. Essa atividade, além de trabalhar as habilidades motora, estimula também a estratégia e lógica da criança, e ajuda a desenvolver o domínio dos números e formas! Além de tudo isso, quando a criança rolar o dado, ela vai precisar reconhecer o número que saiu e conta o número de casas que ela precisa avançar ou voltar no jogos. 

Dessa forma, você transforma uma simples brincadeira em um momento educativo!

 

3. Disponibilize um valor baixo de mesada 

Essa dica é, com certeza, muito valiosa, pois além de desenvolver conceitos de matemática, estimula a criança a ter responsabilidade financeira desde cedo!

Por exemplo, para comprar algo, a criança precisa analisar se o valor do item condiz com a quantia que ela possui e quanto dinheiro irá sobrar da compra. No caso do dinheiro não ser suficiente, ela irá calcular quanto ela precisa juntar para comprar o que deseja.

Uma dica importante é: antes de começar a dar mesada para o seu filho, explique para ele como usamos dinheiro e ensine-o a ter sabedoria na hora da compra. 

Essa dica fará seu filho entender na prática qual a utilidade da matemática e como ela é importante no nosso dia a dia!

 

4. Jogos de carta

As cartas de baralho podem ser uma ferramenta muito prática e fácil na hora de ensinar matemática para o seu filho. Aqui a dica é explorar a criatividade!

Nossa sugestão é: peça para o seu filho retirar duas cartas do baralho, virar e dizer quais combinações numérica ele consegue formar com as duas cartas, por exemplo: se a criança tirou a carta 2 e 6, ela consegue formar os números 26 e 62. 

Essa atividade estimula o raciocínio da criança e o domínio de conceitos como: unidade, dezena e até mesmo centena, adicionando mais uma carta na brincadeira.

Outra atividade que pode ser feita com as cartas são contas simples de adição. O modelo é bem semelhante a dica anterior, peça para seu filho retirar duas cartas do baralho e somar os dois números!

Não deixe de testar aí na sua casa!

 

5. Monte quebra-cabeças

Quando falamos de matemática a primeira coisa que vem na nossa cabeça são números e cálculos! Entretanto, existem muitas outras habilidades que a matemática nos ajuda a desenvolver. 

E é por isso que a nossa última dica de hoje é o quebra-cabeça! Esse jogo é muito comum entre as crianças e através dele, o seu filho estará trabalhando, mesmo sem perceber, conceitos matemáticos ligados a formas, sequências e ordem, para juntar as peças! Além disso, o quebra-cabeça também estimula o  raciocínio e a concentração da criança!

Ilustração de um cofrinho

Gostou das atividades que separamos para você? Então confira essas 7 maneiras de ensinar o seu filho brincando em casa! Nesse artigo você encontrará atividades de português e matemática, e a maioria delas podem ser adaptadas da forma que preferir.

 

Nós, do Alicerce Educação, acreditamos que o conhecimento pode ser adquirido através de atividades lúdicas e divertidas. Aprender brincando é uma forma muito eficaz de estimular e manter a criança interessada no conteúdo! Com isso, a matemática deixa de ser o vilão da história e passa a fazer sentido para o seu filho!

Conheça o Alicerce e ajude o seu filho a desmistificar a matemática através de aulas divertidas e encantadoras! Entre em contato com a gente através do link ou pelo WhatsApp (11) 4933-0818 e garanta a sua semana gratuita.


Fonte:

https://www.superprof.com.br/blog/metodos-para-estudar-algebra-de-forma-divertida/#:~:text=O%20aprendizado%20da%20matem%C3%A1tica%20pode,a%20estudar%20e%20aprender%20matem%C3%A1tica

http://romeirao.quixada.ufc.br/portal/wp-content/uploads/2014/04/UtilizQuebCabeLogic.043.pdf 

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pelo Alicerce.