7 maneiras de ensinar o seu filho brincando em casa

Não só a escola, como também tudo o que os pais ensinam faz parte do processo de ensino e aprendizagem da criança! Para começar, saiba que dá para fazer isso no meio de brincadeiras, já que o lúdico é uma das melhores formas de ensinar.

 

Pensando nisso, separamos algumas atividades que você pode fazer em casa, de uma maneira bem simples.

Através desse método lúdico, a criança aprende brincando, e isso facilita muito o processo de aprendizagem, pois transforma essa jornada em algo divertido, atraindo ainda mais a atenção da criança para o conteúdo que ela está aprendendo.

 

Neste artigo você vai encontrar atividades voltadas para a aprendizagem de números, alfabetização e muito mais… Confira abaixo 7 maneiras de ensinar o seu filho brincando em casa.

 

Atividades que você pode fazer com as crianças em casa:

 

Atividade com figuras e palitos de picolé

Usar o lúdico é fundamental. Neste passo a passo, você vai precisar de cola em bastão ou líquida, palitos de picolé, caneta de hidrocor permanente, lápis de cor ou giz de cera.

É uma atividade simples e que incentiva o entendimento da sequência numérica. Além de trabalhar a criatividade ao confeccionar a atividade. Essa atividade também pode ser adaptada com letras.

 

Nomes e objetos


A alfabetização começa bem antes de aprender a ler e a escrever.

Esta atividade trabalha a concentração, a atenção, o reconhecimento das letras e do som. Você vai precisar de um papel, caneta de hidrocor permanente, lápis de cor ou giz de cera.

A ideia é escrever o nome da criança em uma folha e pedir para que ela encontre objetos pela casa cujas iniciais correspondam a cada letra. Essa é uma forma bem divertida de trabalhar a identificação das letras e sílabas.

 

Jogos dos desenhos e pregadores de roupa


Neste tutorial, ensinamos uma atividade muito bacana para ajudar as crianças a se familiarizar com contas simples.

Você vai precisar de rolo de papel higiênico, pregador de roupa e  caneta de hidrocor colorida. A ideia aqui é ajudar a criança a assimilar a quantidade de pregadores em cada um dos rolos. O desenho auxilia a atividade a ficar mais lúdica e divertida.

 

Jogo das sílabas

O Jogo das Palavras é uma atividade bastante lúdica e parte para uma linha artesanal.

Você vai precisar de papel, tesoura (evite tesoura com ponta), caneta de hidrocor permanente, lápis de cor ou giz de cera. A proposta é criar palavras a partir das sílabas.  É uma forma muito interessante e rápida de aprender. E bem fácil de fazer!

 

Fração com lego

Nesta atividade, a proposta é utilizar peças de lego para ensinar a criança na prática como as frações funcionam. 

A ideia é mostrar que uma peça de lego com 8 encaixes corresponde a 1, uma peça pequena de lego com 1 encaixe, corresponde a ⅛ e assim sucessivamente… É também bem simples e trabalha o lado perceptivo e lógico.

 

Jogos dos palitos


Ei, vem conferir essa atividade super divertida!

Através deste simples exercício, conseguimos trabalhar o pareamento de imagens, movimento de pinça (o que ajuda na escrita, posteriormente), estratégia e raciocínio lógico, e de quebra, ainda trabalha o lado lúdico e criativo da criança.

 

Atividade com desenhos e números

E por fim, tem mais uma atividade super legal com desenhos e números.

Nessa atividade, além de aprender sequências numéricas, também podem ser trabalhados outros conteúdos, como números primos, antecessor a sucessor, números ímpares e pares, e muito mais!

 

Com tantas dicas de atividades, participar deste momento de aprendizagem do seu filho vai ser mais divertido do que nunca. Mas, lembre-se, compreender o ritmo da criança é um dos pontos principais nesse processo.

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pelo Alicerce.