Alfabetização ou letramento: entenda as diferenças e relações

O que você vai encontrar neste post?

 

A comunicação é uma ferramenta extremamente importante para o nosso dia a dia. Através dela, podemos transmitir informações, nossos desejos, ideias, entre outros. 

Para uma criança, o passo inicial neste processo é a alfabetização e o letramento! Essa jornada é essencial para que o indivíduo consiga se comunicar de forma eficaz, permitindo que ele seja inserido dentro do círculo social como um todo.

Mas, afinal, você sabe a diferença entre a alfabetização e o letramento? São processos semelhantes, mas existem diferenças significativas e importantes para o entendimento do aluno no mundo das letras. 

No entanto, vale ressaltar que uma criança alfabetizada não é necessariamente letrada, e vice-versa. E o papel do educador e dos pais é identificar o avanço dessa criança para que ela consiga desenvolver-se nos dois aspectos. Portanto, é de extrema importância que a alfabetização e o letramento caminhem juntos nessa jornada de aprendizagem.

Entenda as diferenças e a relação entre esses dois processos neste artigo. Boa leitura!

Ilustração de um menino estudando as letras do alfabeto

O que quer dizer “Alfabetização” e “Letramento”? Quais são suas diferenças?

 

– Alfabetização

Em geral, as crianças entram na educação infantil em uma fase pré-alfabética, ou seja, ainda não entendem que escrevemos com letras e que as letras representam sons.

A alfabetização consiste no desenvolvimento das competências de leitura e escrita. Esse desenvolvimento diz respeito a todo o processo de decodificação, que é o aprendizado dos elementos que compõem a escrita. Essa fase ocorre em três etapas: memorização do alfabeto, associação entre as letras e os fonemas, e formação de sílabas.

 

Normalmente é neste processo que a criança: 

– reconhece as letras do alfabeto;

– associa as letras do alfabeto aos seus respectivos sons;

– compõe e decompõe palavras a partir de sílabas;

– compõe e decompõe palavras a partir de letras;

– lê palavras;

– lê sentenças.

 

– Letramento

Por outro lado, o letramento vai além dessa decodificação da escrita, porque ele corresponde ao domínio da língua. Ou seja, é quando o aluno consegue informar-se através da leitura e inserir esse aprendizado nas práticas sociais!

 

Através de letramento a criança:

– identifica o personagem principal de um texto;

– identifica o assunto principal de um texto;

– interpreta e compreende a finalidade de um texto;

– localiza informações explícitas em textos;

– utiliza adequadamente a leitura e a escrita nas práticas sociais;

– domina a linguagem em todos os contextos.

Vale ressaltar que essa definição de letramento se aplica ao letramento linguístico, mas existem diversos modelos, entre eles: letramento científico, letramento matemático, letramento literário, letramento acadêmico, letramento digital e multiletramentos. 

 

Entenda as principais diferenças entre Letramento e Alfabetização

Ou seja, podemos dizer que uma criança alfabetizada sabe ler e escrever, enquanto uma criança letrada, além de saber ler e escrever, domina e utiliza adequadamente essa leitura e escrita nas demandas sociais. 

Compreender essa diferença auxilia na hora de avaliar o desenvolvimento da criança durante o processo de aprendizagem!

 

Relação da Alfabetização e o Letramento

Apesar dos conceitos serem distintos, a alfabetização e o letramento são processos que se mesclam, quer dizer, um depende do outro! Enquanto a alfabetização tem como foco ensinar a ler e escrever, o letramento foca em ensinar a criança a entender o que lê, estimulando, assim, o domínio individual e social das habilidades de leitura e escrita do aluno. 

Sendo assim, o letramento e a alfabetização fazem parte de um conjunto no processo de ensino e aprendizagem das letras, e cabe ao educador organizar essa jornada de modo que o desenvolvimento dessas habilidades seja natural, real e significativo para o cotidiano da criança.

“Hoje, os grandes objetivos da Educação são: ensinar a aprender, ensinar a fazer, ensinar a ser, ensinar a conviver em paz, desenvolver a inteligência e ensinar a transformar informações em conhecimento.” (FERNANDES, 2010, p.19).

Em geral, para que a criança possa ser plenamente inserida no mundo da escrita, ela deve ser orientada a desenvolver habilidades cognitivas de interpretação, de forma a integrar a alfabetização e o letramento. 

Fotografia de crianças em uma sala de aula lendo livros

Sabemos que a alfabetização e o letramento têm como objetivo construir uma base sólida para que o aluno se sinta seguro em comunicar-se através da leitura e da escrita. Portanto, podemos afirmar que o indivíduo letrado é aquele que deixa de ser passivo para ser ativo!

Por fim, acreditamos que através de uma metodologia inovadora de ensino, o aluno será estimulado a práticas que visam tanto o desenvolvimento da alfabetização quanto o desenvolvimento do letramento. 

E, aqui no Alicerce, o processo inicial dessa jornada de aprendizado da leitura e da escrita é feito de forma simultânea, já que as habilidades se relacionam entre si. Buscamos desenvolver no aluno capacidades intelectuais, estruturação do pensamento, agilização do raciocínio dedutivo e sua aplicação a problemas e situações da vida cotidiana.

Quer saber mais sobre como funciona o processo de alfabetização e letramento aqui no Alicerce? Fale com a gente através do link ou pelo WhatsApp (11) 4933-0818 e garanta a sua semana gratuita!


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Fonte:

https://portal.fslf.edu.br/wp-content/uploads/2016/12/tcc3-6.pdf 

https://www.opet.com.br/faculdade/revista-pedagogia/pdf/n3/6%20ARTIGO%20LUANA.pdf 

https://superautor.com.br/letramento-e-alfabetizacao-entenda-as-diferencas/ 

https://sae.digital/o-que-e-letramento/ 

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