O jeito Alicerce de ensinar

O que você vai encontrar neste post?

 

O Alicerce é um complemento escolar para crianças, jovens e adultos com um método de ensino totalmente inovador, que funciona de maneira personalizada para cada aluno. É uma satisfação enorme poder compartilhar com você todos os detalhes do nosso trabalho.

 

Qual é a metodologia usada no Alicerce?

Antes de tudo, você já ouviu falar da metodologia ativa de aprendizagem? A base da concepção desse método de ensino visa o conceito de que o aluno está no centro do processo do próprio conhecimento.

Ou seja, significa que o estudante é estimulado a ser protagonista da sua jornada, onde ele está constantemente aprendendo a aprender, participando ativamente de sua jornada educativa.

Ilustração de uma mesa e alguns elementos em cima: notebook, cadernos, um bloco de anotação e uma xícara de café. No centro da ilustração está escrito "Seja o protagonista do seu aprendizado".

Nossa luta no Alicerce é preencher a lacuna da educação que o Brasil tem

Para alcançar esse objetivo, adotamos essa metodologia ativa que visa desenvolver o estudante de maneira integral, personalizando o processo de ensino e aprendizagem. Essa metodologia se sustenta em três pilares:

 

– Pilar das trilhas de conhecimento, que ensina escrita, leitura, matemática e inglês

Antes de mais nada, estas trilhas têm como objetivo construir uma base sólida para que o aluno se sinta seguro em dar passos rumo aos seus sonhos e objetivos.

A trilha de escrita tem início com o processo de alfabetização e segue até a leitura e interpretação de textos complexos. Já a trilha de leitura estimula o aluno a produzir textos que, com o incentivo e orientação de um mediador, serão progressivamente desenvolvidos.

Na trilha de matemática, buscamos desenvolver no aluno seu papel na formação de capacidades intelectuais, na estruturação do pensamento, na agilização do raciocínio dedutivo, em sua aplicação a problemas, situações da vida cotidiana e atividades do mundo do trabalho e no apoio à construção de conhecimentos de outras áreas curriculares.

Por fim, mas não menos importante, na trilha de inglês, aplicamos os mesmo conceitos utilizados nas trilhas de escrita e leitura, mas adaptando à língua inglesa, que nos dias atuais é um grande pilar do desenvolvimento infantil que trará oportunidades pessoais e profissionais muito valiosas no futuro.

 

– Pilar das habilidades para a vida, que expande competências emocionais e sociais necessárias para o desenvolvimento pessoal, interpessoal e social

A trilha de habilidades para a vida foi criada para garantir o desenvolvimento dos nossos alunos através de habilidades emocionais e sociais.

Essas habilidades, permitirão ao aluno uma melhor adaptação à respeito à inserção no mercado de trabalho, como na construção de uma vida pessoal que promova a autonomia da sua trajetória. Por exemplo, dentre as estratégias que adotamos para favorecer o autoconhecimento, estão as práticas diárias de mindfulness.

Se a criança estiver engajada afetiva e cognitivamente no desenvolvimento de suas atividades, metade do caminho da aprendizagem bem-sucedida já estará percorrido.

 

– Pilar da descoberta, que promove a expansão do repertório cultural

As atividades de descoberta visam expandir o repertório cultural dos alunos e ajudá-los a descobrir suas paixões por meio de experiências de aprendizagem. Existem temas e subtemas de descoberta como, por exemplo, tecnologia, arte e cultura, sustentabilidade, astronomia, entre outros. Essas experiências promovem o aprendizado através de relacionamentos positivos, altas expectativas e reflexões e ajustes em um processo de evolução contínua.


Por que aderimos a essa estrutura de ensino
?

 

– Metodologia:

Pesquisas comparativas entre métodos de ensino, realizadas nos Estados Unidos e no Brasil, mostram o impacto positivo das metodologias ativas na aprendizagem.

Um estudo conduzido pelo professor da Universidade de Washington, Scott Freeman, comparou as taxas de reprovação e a performance em provas e testes padronizados de estudantes submetidos às metodologias ativas e às aulas tradicionais.

Em média, a performance do grupo que usou a metodologia ativa foi 6% superior. Já a taxa de reprovação dos estudantes de aulas tradicionais foi 1,5% maior.

 

– Os três pilares: 

As trilhas são compostas por uma sequência de competências, que, no caso de leitura, escrita e matemática, estão orientadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 

Além disso, para a confecção das trilhas, foram incluídos critérios adotados pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa, do inglês Program for International Student (Assessment), da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), e pelo Sistema de Avaliação do Ensino Básico (SAEB, antiga Prova Brasil, 2019). 

Para a construção da trilha de habilidades de vida, foram consideradas as diretrizes do Centro para Aprendizagem Acadêmica de Habilidades Sociais e Emocionais (CASEL, sigla de Center for Academic Social Emotional Learning, 2015) e da OCDE (2016).


Após analisar as referências que usamos para estruturar a nossa metodologia, entenda o porquê a gente se preocupa tanto com esses dados!

De acordo com o maior estudo sobre educação do mundo, o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), o Brasil está com um baixo desempenho escolar em leitura, matemática e ciências. E através de todos esses estudos, nós do Alicerce estamos trabalhando para mudar esse cenário.

Para isso, buscamos aperfeiçoar as a base educacional dos nossos alunos, para dessa forma fazer com que todas as pessoas explorem suas potencialidades. Prezamos por um ambiente que respeita a diversidade, a participação ativa dos alunos e o foco nos resultados para a ascensão social. 

Agora que você já conhece a nossa metodologia, quais são os nossos três pilares e porque usamos esse método de ensino, te convido a entender o último ponto deste artigo:


O que os nossos alunos têm a dizer?

De antemão, confira a seguir o depoimento dos alunos: Richard de 8 anos, Laura de 12 anos e Ozéas  de 30 anos, além do depoimento da Vanusa, mãe da aluna Kaylane que, através do Alicerce, tiveram a oportunidade de ter uma educação acessível e de qualidade.

Nesse artigo, buscamos reunir informações importantes a respeito da metodologia usada nas aulas que todo o aluno ou responsável deveria saber.

Para saber mais sobre o Alicerce Educação, acesse o nosso site. Nele você encontrará mais informações e os nossos planos! Além disso, disponibilizamos também 1 semana de aula gratuita. Através desse link você pode entrar em contato com a gente e garantir sua vaga!

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pelo Alicerce.