Andreza Chagas Brand e Alicerce realizam projeto educacional para crianças de Caruaru, em Pernambuco
Você já parou para pensar como uma criança pode ser verdadeiramente impulsionada por conta da educação? A educação não é apenas um direito fundamental, mas também um poderoso motor de transformação social. Ela abre portas para oportunidades, promove a igualdade e constrói a base para um futuro próspero.
Em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, a parceria entre o Alicerce Educação e a Andreza Chagas Brand têm impactado a vida de dezenas de crianças e famílias da comunidade do Alto do Moura. Neste artigo, vamos levar você para conhecer o projeto.
Projeto Alicerce por Andreza Chagas
A educação é a chave para o desenvolvimento integral de uma criança. No nosso país, onde as oportunidades são sempre mais escassas para populações vulneráveis, ter acesso a uma base educacional sólida pode fazer toda a diferença.
O projeto Alicerce por Andreza Chagas foi pensado com o objetivo de fornecer um contraturno escolar de qualidade para que crianças da comunidade do Alto do Moura, em Caruaru, pudessem se desenvolver em um ambiente seguro e estimulante enquanto suas famílias trabalham.
Além dos benefícios diretos para as crianças, o projeto tem um impacto profundo na vida dos pais. Saber que seus filhos estão em um ambiente seguro e enriquecedor durante o período escolar dá a eles a tranquilidade necessária para trabalhar e sustentar suas famílias. Isso não só alivia a pressão financeira, mas também contribui para um ciclo de desenvolvimento positivo dentro da comunidade.
Muitos brasileiros enfrentam a difícil realidade de precisar trabalhar sem ter com quem deixar seus filhos nos horários de contraturno escolar. Sem opções acessíveis, alguns pais recorrem a babás, enquanto outros, sem condições financeiras, deixam as crianças sozinhas em casa. Esta situação pode ser prejudicial, expondo as crianças a riscos e privando-as de estímulos educativos essenciais.
O projeto oferece uma solução, garantindo que as crianças estejam em um local seguro e impulsionador e que suas famílias possam trabalhar com tranquilidade, sabendo que seus filhos estão sendo bem cuidados.
“Eu como mãe, agradeço de coração por todo apoio e incentivo deste projeto. Ele tem transformado a vida dos meus filhos, antes eu ajudava eles nas lições de casa, agora eles que me ajudam com as experiências vividas nesse projeto que veio pra somar demais em nossa comunidade. A palavra que define, pra mim, é gratidão”, revelou Carla Vanessa, que é mãe de dois alunos do projeto.
Aprendizagem além do tradicional
A localização do polo Alicerce na Comunidade do Alto do Moura é especialmente significativa.
Reconhecida nacionalmente por sua tradição artesanal, sendo o berço de Mestre Vitalino, um dos maiores artistas da arte do barro no Brasil, a localidade é um símbolo de criatividade e resiliência.
Durante as aulas, as crianças têm a oportunidade de crescer em diversos aspectos, tanto nas trilhas de conhecimento, como escrita, leitura e matemática, quanto nas competências emocionais e sociais e na expansão de seus repertórios culturais.
Ou seja, a arte e a criatividade também estão intimamente ligadas ao dia a dia dos alunos, promovendo um ambiente de aprendizagem muito mais interessante e estimulante.
Andreza Chagas Brand: sustentabilidade e inclusão
Além de ser um importante destaque da cultura do artesanato e do barro, Caruaru também é conhecida pela sua riquíssima indústria têxtil. Prova disso é que ela é a principal cidade do Polo de Confecções de Pernambuco, que é o segundo maior polo têxtil do país. A produção de artigos de confecção na cidade é tamanha que, hoje, apenas Caruaru é responsável por cerca de 30% de toda a produção de peças de vestuário de Pernambuco.
A marca Andreza Chagas tem sua fábrica própria em Caruaru, e é uma importante geradora de empregos e renda da região. A estilista pernambucana Andreza Chagas, sócia fundadora, criou a marca baseada em sua paixão pela moda e no desejo de implementar processos de fabricação com responsabilidade social e ambiental.
Considerada uma marca horizontal, inclusiva e colaborativa, a empresa se dedica a práticas ecológicas que utilizam metade da quantidade de água em comparação aos métodos tradicionais de produção de jeans. Essa preocupação com o meio ambiente reflete-se em sua responsabilidade social.
De acordo com Andreza Chagas, sócia da marca, a vontade de atuar no âmbito social já estava presente há muito tempo, no entanto, a inexperiência neste tipo de iniciativa a deixava receosa para iniciar um projeto social.
“Nós já atuamos muito forte com a parte ambiental da sustentabilidade, mas passamos a ter um desejo de abraçar também o lado social. O que nos deixava apreensivos, é que queríamos que fosse algo sustentável, que tivesse de fato um ‘alicerce’ para que conseguíssemos levar o projeto adiante. Quando descobrimos o Alicerce, uma empresa que é especialista nisso, foi muito mais fácil iniciar o projeto” contou a estilista e empresária.
A união entre Andreza Chagas Brand e o Alicerce Educação é um ótimo exemplo de como as empresas podem exercer seu papel social de forma efetiva. Esta parceria não só proporciona recursos e apoio para a educação das crianças, mas também promove valores essenciais de sustentabilidade e responsabilidade social.
Por meio do nosso projeto, dezenas de crianças estão tendo acesso a educação de qualidade. E quando mais pessoas têm acesso à educação de qualidade, mais oportunidades se abrem, criando um ciclo de crescimento, progresso e transformação.
“Quando pensamos em abraçar o social, já sabíamos que o nosso foco era crianças e educação. E aí chegou o Alicerce com a possibilidade de fazermos isso. Montamos a primeira turma, depois montamos a segunda, agora estamos com 40 alunos. Ver o projeto crescendo é muito legal, nos dá muito orgulho”, contou Marcel Barboza, que é sócio da Andreza Chagas Brand.
Conheça a Estellita
Quando falamos que a educação transforma, falamos sério. A educação é capaz de empoderar pessoas, promover autoconfiança e gerar um caminho de oportunidades e crescimento.
Essa tem sido a jornada da nossa estudante Estellita Valentina Lopes, do Projeto Alicerce por Andreza Chagas. Estellita tem onze anos e é uma das alunas mais antigas do projeto, foi nele, inclusive, que a pequena aprendeu a ler.
Durante os últimos três anos, a estudante adquiriu autoconfiança e tantas outras habilidades fundamentais para a construção de um futuro ainda mais próspero. De uma criança tímida e com dificuldades de aprendizagem, Estellita vem se tornando cada vez mais participativa e evoluindo com rapidez.
Prova deste desenvolvimento extremamente acelerado é que a menina teve excelentes resultados ao participar da Olimpíada de Matemática Mirim 2023 OBMEP. Estelita, com apenas onze anos, ganhou a medalha de bronze na competição que tem a participação de alunos do 2º ao 5º ano fundamental de escolas públicas municipais, estaduais e federais de todo o Brasil.
“O que eu mais amo no Alicerce é que eu aprendi muito desde que eu comecei. Antes eu não sabia ler, e o Alicerce me ajudou muito na leitura. Eu também não conseguia realizar muitas atividades na escola, agora eu consigo. E, principalmente, antes eu tinha muita vergonha, não conseguia me apresentar na frente das pessoas, e hoje eu estou evoluindo”, revelou a pequena Estellita.
No Alicerce, acreditamos em uma educação personalizada, onde cada criança recebe atenção individual para superar suas dificuldades e desenvolver suas habilidades. Usamos métodos que envolvem e motivam os alunos, fazendo do aprendizado uma descoberta contínua. Assim, crianças como Estellita podem sonhar e alcançar seus objetivos.
Conheça mais sobre a transformação que estamos fazendo com a Andreza Chagas Brand aqui!
Acompanhe os novos projetos do Alicerce Educação em:
Instagram | Youtube | LinkedIn | Site
E aqui você conhece o nosso time de parcerias que pode te ajudar a montar um projeto do zero!
Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo
Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pelo Alicerce.