Como o Alicerce Educação ajuda o seu filho a construir um projeto de vida

O que você vai encontrar neste post?

 

Reconhecer as próprias habilidades e descobrir qual profissão seguir nem sempre é uma tarefa muito fácil!

Desde crianças somos educados a estudar para entrar em uma faculdade e, em seguida, ingressar no mercado de trabalho.

Por vezes, essa pressão pode acabar gerando uma certa ansiedade no aluno – pois, ele entende que precisa descobrir logo o que quer fazer da vida para não ficar para trás.

Essa atitude pode acabar afastando o estudante dos seus sonhos e objetivos!

 

Mas aqui no Alicerce Educação a nossa missão é diferente! Acreditamos que todo ser humano pode alcançar suas metas e brilhar fazendo aquilo que realmente tem aptidão a fazer!

Quer saber mais? Continue a leitura e descubra como o Alicerce Educação ajuda o seu filho a construir um projeto de vida!

 

Fotografia de aluna desenhando no quadro verde

 

O que é um Projeto de Vida?

 

O projeto de vida é uma competência que trabalha questões que vão além das matérias básicas de ensino, como: português e matemática.

É um projeto de autoconhecimento e reflexão, onde cada aluno tem a oportunidade de conhecer os seus gostos, para desta forma, desenvolvê-los!

 

Ficou curioso em saber como aplicamos o projeto de vida na rotina de aula dos alunos? Assista o vídeo abaixo:

 

 

 

 

– Qual a sua finalidade?

O objetivo do projeto de vida é ajudar o aluno a entender, conhecer e reconhecer suas habilidades. Em outras palavras, através do projeto de vida o aluno tem a chance de investir seu tempo e seu esforço em algo que ele realmente gosta e tem aptidão para fazer.

Além disso, como o nome sugere, o projeto de vida é um plano para o aluno se conhecer melhor e construir suas metas individuais. Promovendo habilidades como: cooperação, compreensão, pensamento crítico, controle das emoções, comunicação, além de estimular o protagonismo e autonomia do aluno em suas escolhas.

O resultado é um aluno mais engajado e feliz, pois ele se sente ouvido, acolhido e percebe que seus talentos são importantes.

 

Fotografia de aluno fazendo um trabalho escolar

 

Como o Alicerce Educação aplica esse conceito em sala de aula?

 

Aqui no Alicerce Educação o seu filho é o personagem principal do processo de aprendizagem! Logo, adotamos metodologias que se preocupam em proporcionar uma educação de qualidade e inovadora ao seu filho.

Pensando nisso, nossos educadores utilizam o método da construção do projeto de vida em sala de aula!

 

Conheça agora como funciona a construção do projeto de vida no Alicerce Educação:

 

– Semana de acampamento:

É um momento onde o educador e o aluno refletem sobre a jornada que tiveram durante a última Sprint (representa o ciclo de aprendizagem do aluno, que é de 2 meses) e analisam onde querem chegar.

Com base nisso, o aluno consegue ter uma visão mais clara e objetiva das suas habilidades e competências para, desta forma, planejar o projeto de vida!

Esse projeto de vida é renovado ao final de todo ciclo de aprendizagem de acordo com o desejo do aluno.

 

 

Fotografia de aluno Alicerce e educador fazendo um trabalho juntos

 

– Autoconhecimento:

Nem sempre o aluno tem conhecimento de quais habilidades ele domina ou o que de fato ele gosta e almeja fazer! 

Aqui no Alicerce Educação, nós questionamos os alunos e incentivamos eles a descobrir suas paixões. Mas como a gente faz isso? 

Através de algumas reflexões como: Quem sou eu? O que eu gosto de fazer e faço bem? Quem que quero ser no futuro? O que eu aprendi? O que eu ainda quero aprender?

Essa atividade de autoconhecimento ajuda o aluno a desenvolver habilidades que serão fundamentais para o seu futuro: autoconfiança, determinação, controle das emoções e muito mais!

Logo, o autoconhecimento se torna uma peça fundamental para a construção de um projeto de vida!

 

– Personalização:

Sabemos que cada ser humano é único, logo, seus desejos e escolhas também são!

Por isso, é muito importante que durante o processo de elaboração do projeto de vida, o educador auxilie o aluno a construir uma plano que conecte a história do aluno com suas expectativas.

Por exemplo, se o sonho do aluno é ser um super-herói, o educador mostra que é possível tornar realidade esse desejo, mas tem uma forma um pouco diferente do que a criança imagina!

O papel do educador é guiar o aluno a descobrir seus talentos e paixões de acordo com a realidade.

 

– Trilhas do conhecimento: 

Além disso, aqui no Alicerce Educação mostramos para os alunos como as trilhas do conhecimento ajudam a alcançar as metas para o futuro!

Afinal de contas, ter o domínio das competências básicas é fundamental para nossas vidas! Já imaginou ingressar no ensino superior e/ou mercado de trabalho sem dominar questões como: comunicação, escrita e conhecimento matemático? Garanto que o resultado não seria o mais satisfatório!

 

Portanto, mostramos como as trilhas do conhecimento auxiliam o aluno a desenvolver suas habilidades e identificar qual o seu maior potencial para que, desta forma, o projeto de vida seja algo satisfatório para o aluno!

A construção do projeto de vida ajuda o aluno a construir seu futuro e realizar seus sonhos! 

Essas habilidades preparam o aluno para o ensino superior e/ou mercado de trabalho – proporcionando um futuro mais promissor!

 

Fotografia de aluna Alicerce ao lado de um cartaz

 

Ajudar o aluno a conhecer a si mesmo, controlar melhor o seu comportamento e usar essas habilidades para alcançar a sua realização pessoal é a nossa missão!

 

Você já tinha ouvido falar do projeto de vida? Conta pra gente, vamos amar saber!

 

Quer que seu filho tenha a oportunidade de desenvolver e aperfeiçoar suas habilidades? Entre em contato com a gente através do link ou pelo WhatsApp (11) 4933-0818 e garanta a sua semana gratuita.

 

Você também pode gostar:

– 10 razões para o seu filho não querer mais sair do Alicerce Educação

– 10 motivos para você ajudar o seu filho com as aulas do Alicerce Educação

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pelo Alicerce.