Profissões do futuro e a importância de uma base educacional sólida – Pt. 01

O que você vai encontrar neste post?

 

Ainda na juventude, muitos sonham em serem bem sucedidos numa carreira profissional, mas acabam encontrando vários obstáculos. 

Com o passar dos anos, algumas exigências do mercado de trabalho foram mudando. Mas uma coisa não mudou: a necessidade de ter uma boa base educacional!

Ter uma base sólida faz toda a diferença na hora de conseguir se destacar em um emprego e conseguir evoluir profissionalmente.

Pensando nisso, hoje vamos te apresentar quais são as profissões do futuro e a importância de uma base sólida!

Foto de uma pessoa trabalhando no computador

A importância de uma base educacional sólida

Uma das partes mais importantes de uma construção é ter uma base sólida e firme para que a estrutura possa ser levantada de forma eficaz e segura. 

Da mesma maneira, a educação necessita de uma boa base inicial para que os conhecimentos mais avançados possam ser aprendidos com mais facilidade.

Dominar os conhecimentos básicos nos permite realizar atividades essenciais do dia a dia profissional, por exemplo, através dos conteúdos da língua portuguesa você consegue se comunicar melhor e de forma mais clara – habilidade essenciais no mercado de trabalho.

Um estudante que domina bem os conteúdos básicos desenvolverá melhor os conhecimentos e habilidades e dificilmente vai se sentir desestimulado a continuar aprendendo – principalmente nos tempos atuais, onde tudo se atualiza e muda constantemente.

Uma base educacional sólida também permite que habilidades socioemocionais sejam desenvolvidas, facilitando a compreensão do coletivo e o respeito para com todas as pessoas e suas diferenças.


≫ Leia também: 5 tendências educacionais para os próximos anos


 

As profissões do futuro

Com todos os acontecimentos atuais e a crescente evolução da tecnologia e a forma como nós interagimos com ela, novos formatos de se trabalhar e de como funciona o mercado de trabalho foram surgindo e se desenvolvendo.

O que poderia ser uma carreira promissora a pouco tempo atrás poderá não ter mais tanta demanda no futuro e cada vez mais novas oportunidades e novas formas de trabalhar estão surgindo.

Por isso, é essencial olhar para frente e observar quais dessas oportunidades dentro da área que você se interessa estão mudando, para que você possa desenvolver as habilidades necessárias para se manter dentro do mercado de trabalho.

Foto de uma pessoa trabalhando com recursos tecnológicos

– Quais são as profissões do futuro?

Mas afinal, você sabe quais são as profissões do futuro? Muitas delas ainda são novas no mercado e muitas mais ainda podem surgir, mas trouxemos algumas para vocês conhecerem.

Um estudo realizado pela Cognizant Technology Solution – uma das maiores empresas de tecnologia da informação do mundo – analisou as macrotendências atuais de diferentes áreas, e faz suas apostas em 21 profissões do futuro.

E hoje vamos abordar 09 profissões da lista. Confira abaixo:

 

1. Facilitador de TI 

Essa profissão vai analisar as tendências digitais e vai desenvolver uma plataforma automatizada para que as pessoas possam construir seus próprios ambientes colaborativos, incluindo assistentes virtuais.

Essa é uma área para quem é formado em TI, engenharia da computação, administração, ciências naturais e engenharia. Saber liderar e ter uma boa comunicação vão ser essenciais!

 

2. Gestor de desenvolvimento de negócios de inteligência artificial

Esse profissional vai atuar desenvolvendo, definindo e implementando programas eficazes para alavancar as vendas e negócios de inteligência artificial.

Ter experiência com vendas, machine learning, computação em nuvem, plataformas corporativas de IA e desenvolvimento de negócios em grandes organizações vão ser pré-requisitos essenciais para essa profissão.

 

3. Técnico de saúde assistida por inteligência artificial

O foco será em examinar, diagnosticar e administrar tratamentos para os pacientes, através de uma tecnologia de análise e médicos de maneira remota.

Essa profissão exige que a pessoa tenha uma formação em enfermagem ou semelhante, ter experiência na área da saúde, habilidades socioemocionais, saber trabalhar sob pressão e saber lidar com ferramentas digitais.

 

4. Analista de cybercidade

Esse profissional atua garantindo o fluxo saudável dos dados ambientais, populacionais, entre outros, pelo sistema, de forma segura, mantendo a funcionalidade da cidade.

Ter conhecimentos de circuitos eletrônicos, engenharia digital, experiência com startups e impressão 3D são fundamentais, assim como saber ler e interpretar dados em analytics.

Foto de uma pessoa analisando dados ambientais

5. Gerente de equipe de humanos e máquinas

Esse profissional irá desenvolver um sistema para que a interação entre humanos e máquinas seja mais fluida, aprimorando uma equipe de trabalho híbrida.

Para essa área ter formação em psicologia e neurociência são ideais, mas necessitará de uma qualificação posterior em engenharia, ciência da computação ou recursos humanos. Assim como experiência com machine learning e interação entre robôs e humanos.

 

6. Analista de quantum machine learning

Trabalhará desenvolvendo soluções para aumentar a performance e velocidade de algoritmos e sistemas, integrando as duas áreas.

Ideal para pessoas criativas com uma pós na área e com muita experiência em machine learning, computação quântica ou data science.

 

7. Construtor de jornadas de realidade aumentada

Nessa profissão a função será de criar, projetar, escrever, calibrar, gamificar e personalizar a jornada em realidades aumentadas.

Para isso, é essencial que o profissional seja criativo e tenha experiência com jogos competitivos multiplayers, assim como estar familiarizado com tecnologias como: Microsoft HoloLens, Facebook Oculus e metaversos de conteúdo.

 

8. Oficial de diversidade genética

Trabalhará de acordo com as leis e guias relacionados a trabalhadores geneticamente modificados, facilitando a inclusão, produtividade e lucro da empresa.

Para essa profissão é necessário conhecimento avançado de biologia e experiência com igualdade genética ou similar. Habilidades socioemocionais, interpessoais, comunicação e gestão também são essenciais.

 

9. Curador de memórias pessoais

Esse profissional irá fazer uma pesquisa detalhada em fontes históricas, imprensa, entre outros para recriar e arquitetar em realidade virtual experiências de pessoas que perderam a memória.

Ter uma capacidade excepcional de inteligência emocional, empatia, criatividade, comunicação e narrativa são alguns dos pré-requisitos.

Foto de uma pessoa idosa com um óculos de realidade aumentada

Podemos notar que o futuro do ambiente profissional tende a mudar bastante nos próximos anos. Claro que essa é uma mudança que irá acontecer aos poucos, mas já é possível perceber como as inovações tecnológicas estão cada vez mais presentes no nosso dia a dia – e logo, no mercado de trabalho!

Por isso, é fundamental que a gente fique por dentro dessas novas exigências a fim de acompanhar essas mudanças.

E isso só é possível através de uma base educacional sólida! Afinal, independente da profissão escolhida, os conteúdos básicos como escrita, leitura e matemática são fundamentais em nossas vidas!

 

O Alicerce pode te ajudar nesse fortalecimento na base educacional, entre em contato com a gente através do link ou pelo WhatsApp (11) 4933-0818 e garanta a sua semana gratuita.


Fonte:

https://fia.com.br/blog/profissoes-do-futuro/ 

https://www.napratica.org.br/possiveis-profissoes-do-futuro/

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pelo Alicerce.