Descubra qual técnica de estudos é ideal para você

Você já reparou que cada pessoa tem uma estratégia diferente para aprender os conteúdos estudados?

Alguns alunos preferem estudar através de esquemas, outros preferem ouvir podcasts, outros ainda compreendem melhor quando realizam exercícios práticos, quando fazem resumos escritos…

Cada um usa diferentes formas para aprender e essas formas são conhecidas como Estilos de Aprendizagem.

 

Antes de tudo, o que são os estilos de aprendizagem?

 

Estilos de aprendizagem são as habilidades cognitivas que usamos para fixar os conteúdos, e elas variam de pessoa para pessoa.

Na literatura, os estilos de aprendizagem são apresentados de diferentes formas e classificações. Dentre estas formas se destaca o método VAC (visual auditivo e cinestésico) que é baseado nos sentidos.

 

A teoria VAC, foi desenvolvida por Fernald, Keller e Orton-Gillingham e ela conta que a aprendizagem ocorre por meio de três diferentes estilos, relacionados aos canais sensoriais. São eles:

  • Visual:
  • Auditivo:
  • Cinestésico:

 

Cada um destes estilos de aprendizagem aponta para características específicas que se referem ao perfil do aluno. Sobretudo, vale lembrar que cada estudante possui um estilo preferido que mais se adequa à sua personalidade na hora de aprender os conteúdos, podendo ainda haver uma mistura dos três estilos.

 

 

Como faço para descobrir qual estilo combina melhor com a minha personalidade?

 

O autoconhecimento é essencial em nossa vida acadêmica e profissional. Reconhecer o seu estilo de aprendizagem facilita na compreensão e destaque de suas habilidades, tornando possível conhecer como otimizar suas tarefas e aumentar sua produtividade.

Pensando nisso, preparamos para você um teste super legal que irá te ajudar a identificar se você possui mais características do estilo visual, auditivo ou cinestésico. Confira abaixo:

 

  • Visual: 

Quem tem esse perfil possui habilidades de conhecer, interpretar e diferenciar os estímulos recebidos visualmente. Dessa maneira, o estudante assimila informações através de: mapas mentais, fotografias, slides, figuras, gráficos, listas, entre outros. 

Além de adquirir conhecimento por impulsos visuais, as pessoas com esse estilo de aprendizagem tendem a se comunicar melhor graficamente, em desenhos e mapas que dão conta de seus argumentos. Os aprendizes visuais podem ser verbais ou não verbais:

  • Verbais: aprendem melhor com a leitura e escrita;
  • Não verbais: aprendem melhor com imagens, gráficos, fotografias, vídeos, etc.

 

  • Auditivo:

A pessoa com o estilo auditivo mais aguçado tem a habilidade de aprender ouvindo as informações, de maneira que o indivíduo possa participar de discussões, tentar explicar conceitos, escutar podcasts, fazer leitura em voz alta, escutar gravações de aulas e prestar atenção à explicação do professor. 

Estudantes com esse estilo de aprendizagem tendem a falar, perguntar e repetir as informações do conteúdo para conseguir memorizar os assuntos, organizando suas ideias, conceitos e abstrações a partir da linguagem falada.

 

  • Cinestésico:

O perfil cinestésico está ligado a colocar a mão na massa.

Ou seja, são pessoas que adquirem conhecimentos usando todos os sentidos (visão, olfato, paladar, audição e tato), fazendo que desenvolva curiosidade pelos temas, formulando hipóteses e chegando a conclusões sobre tarefas. 

Todavia, vale destacar que o estilo cinestésico não se trata somente da movimentação física, mas da interação com o material, seja com simulações do que foi visto em sala, seja com dinâmicas lúdicas, seja com demonstrações e aulas práticas. 

 

Apesar disso, cada pessoa tem sua própria forma de aprender, podendo assim haver uma mistura dos três tipos de aprendizagem na sua rotina de estudos.

Implementar o uso dos diferentes estilos de aprendizagem em sala de aula é uma ótima maneira para aperfeiçoar a assimilação dos conteúdos, fazendo com que todos alunos aprendam.

 

Portanto, nós do Alicerce Educação investimos em metodologias que estimulam os diferentes tipos de aprendizagem, elevando o desempenho do aluno, além de oferecer uma educação mais inclusiva. 

O nosso modelo de aula baseia-se no ensino personalizado, que leva em consideração as características individuais dos alunos para oferecer um aprendizado de alto nível. Observe abaixo alguns exemplos de como são as aulas Alicerce:

  • Trabalhamos com aulas práticas, teóricas, e auditivas. Sempre variando o estilo de aprendizagem;
  • Organizamos os alunos em mesas compartilhadas;
  • Disponibilizamos computadores, jogos e livros para fins educativos e etc…

 

Para saber mais sobre a nossa metodologia, visite o nosso site.

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pelo Alicerce.