Seu filho mais focado nos estudos! Conheça a técnica Pomodoro

O que você vai encontrar neste post?

 

Você já deve ter tido – em algum momento da vida – dificuldade de concentração, não é mesmo? 

Seja nos estudos, no trabalho…. Às vezes, manter a concentração por muito tempo pode ser um grande desafio!

E quando o assunto é educação infantil, essa falta de foco pode acarretar em procrastinação, notas baixas e frustrações! E sem dúvida, lidar com essa situação nem sempre é uma tarefa fácil!

Como resultado, é comum que os pais busquem alternativas para melhorar o rendimento da criança e transformar a aprendizagem em algo mais natural, lúdico e leve!

 

Por isso, hoje vamos te apresentar a técnica pomodoro e como você pode aplicá-la nos estudos do seu filho!

 

Você também pode gostar:

Essas dicas vão fazer você decolar nos estudos

Descubra qual técnica de estudos é ideal para você

 

Fotografia de atividade de alunos

 

Conheça a técnica Pomodoro

 

Você provavelmente já ouviu falar dessa técnica, mas talvez não conheça o nome! 

E antes de apresentar seus benefícios e como utilizá-la nos estudos, precisamos voltar um pouco e entender sua histórias e como ela surgiu!

Quer saber mais? Acompanhe a leitura!

 

– História


A técnica Pomodoro foi desenvolvida no final dos anos 80 pelo italiano Francesco Cirillo, que estava testando maneiras de
aumentar sua concentração e produtividade nos estudos.

Com isso, Cirillo teve a ideia de utilizar um time de cozinha em formato de tomate – daí que vem o nome “pomodoro”, pois em italiano significa “tomate” – com o intuito de organizar e segmentar suas tarefas. 

Mas, como um timer de cozinha ajudou ele a melhorar o rendimento e o foco nos estudos?

Bem, o objetivo era dividir sua rotina em blocos. E após algumas tentativas, notou que o período de 25 minutos era o tempo certo para manter-se 100% concentrado. Nesse meio tempo, ele mantinha foco total no que estava fazendo e, após o tempo programado, fazia uma pausa de 05 minutos.

 

Ilustração do método pomodoro

 

O motivo é porque, segundo estudiosos, nosso cérebro consegue manter um um fluxo de concentração mais eficiente dentro do período de 30 minutos.

Logo, a pausa de 05 minutos se mostrou essencial neste processo! Servindo de descanso entre um bloco de estudos e outro.

Como o resultado obtido foi satisfatório,  Francesco Cirillo decidiu divulgar sua a técnica Pomodoro com o mundo!

 

– Benefícios de utilizar a técnica Pomodoro nos estudos


Seu filho se dispersa com muita facilidade e tem dificuldade em concluir uma tarefa?

A técnica Pomodoro proporciona o fim desse ciclo vicioso e ainda auxilia a aumentar o rendimento do seu filho através do gerenciamento do tempo de estudo!

 

O objetivo principal dessa metodologia é:

 

– Diminuir a ansiedade do estudante;

– Auxiliar na organização de uma rotina;

– Evitar as distrações;

– Aumentar o foco e a concentração nos estudos.

 

Mas, você deve estar se perguntando: “Como vou fazer isso?”. É isso que vamos te ensinar agora!

 

Como aplicar a técnica Pomodoro nos estudos do seu filho?

 

Você já sabe que a base desse método é dividir o conteúdo em blocos, mas, para que seu filho se adapte à nova maneira de estudar, é preciso que haja estímulo, disciplina e o mais importante – que ele entenda a importância de manter-se concentrado durante os estudos.

 

Para isso, preparamos um passo a passo que visa garantir o sucesso do seu filho nas tarefas:

 

  • Faça uma lista de tarefas com o conteúdo que o seu filho deve estudar e coloque as matérias que ele tem mais problema em ordem de importância;
  • Divida o tempo de cada tarefa em um período de no máximo 25 minutos. Aqui você pode utilizar um cronômetro, por exemplo. E o ideal é que o seu filho não tenha acesso a esse aparelho, para que não haja distração.
  • Entre um bloco de estudos e outro, é importante que seu filho tenha ao menos, 5 minutos de descanso. Faça com que essa pausa seja de descontração;
  • Quando seu filho completar quatro blocos, o tempo de pausa pode e precisa ser maior – o indicado é que seja entre 15 e 30 minutos. Se o seu filho completar todas as tarefas do dia, você já pode liberá-lo. 

 

Vale lembrar que o tempo sugerido na técnica original é de 25 minutos, mas como cada pessoa tem seu próprio ritmo, a duração de cada bloco de estudos pode ser adaptada!

 

Ilustração de uma criança estudando

 

Nesse sentido, podemos notar que, ao incluir essa técnica na rotina do seu filho, o resultado obtido com os estudos será mais satisfatório e a procrastinação não fará mais parte do dia a dia do seu filho!

Além disso, com esse método, você conseguirá acompanhar o desempenho dele em cada um dos blocos e traçar um ritmo de estudos que melhor se adeque a rotina do seu filho!

Gostou da nossa dica? Comente aqui nos comentários! 

Conhece alguém que precisa organizar melhor a rotina de estudos? Então não deixe de compartilhar esse texto com ela!

 

Aqui no Alicerce, a nossa estrutura de aula respeita os limites dos alunos e proporciona um aprendizado lúdico e divertido! Entre com a gente através do link ou pelo WhatsApp (11) 4933-0818 e garanta uma semana de aula gratuita para o seu filho.

 

Fonte: 

https://www.napratica.org.br/pomodoro/ 

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pelo Alicerce.