Essas dicas vão fazer você decolar nos estudos

Você já deve ter perdido boas noites de sono preocupado com os estudos, não é mesmo? Provas, ENEM, vestibular…. Tudo isso acaba deixando muitos estudante de cabelo em pé. Portanto, se você está passando por essa fase e precisa de uma luz para poder se organizar e manter o foco, então esse artigo é para você!

Vamos te apresentar várias dicas e conselhos que te ajudarão muito na hora de estudar. Seja para alcançar aquela nota desejada em uma prova ou para passar no ENEM e vestibular. Ficou curioso? 

 

Conheça o seu “horário biológico” e descubra o melhor horário para você ser produtivo

 

Você sabia que existem pessoas vespertinas e pessoas matutinas? Essas categorias têm como base o ciclo circadiano, o famoso “relógio biológico” e entender isso é o primeiro passo para você se organizar nas rotinas de estudos. 

 

Pensando nisso, descubra abaixo quais são as características de cada categoria e qual combina mais com você:

  • Pessoas matutinas: preferem dormir cedo, em torno das 21h00 ou 22h00, e também acordam cedo, em torno das 6h, sem dificuldades, tendo um bom desempenho tanto físico quanto mental na parte da manhã. De acordo com o Instituto Internacional de Melatonina (IiMEL), 25% da população é matutina.
  • Pessoas vespertinas: preferem tanto dormir como acordar tarde – em torno da 1h da madrugada e após às 10h, respectivamente. Apresentam mais disposição no período da tarde no início da noite. Corresponde a 25% dos indivíduos.

 

Há, ainda, as pessoas mistas que representam o grupo de maior parte da população (80%) e ora apresentam predominância matutina, ora vespertina, e conseguem se adaptar com facilidade aos horários impostos.

 

Tendo em mente qual categoria combina melhor com você, o próximo passo para começar a sua jornada de estudos é compreender alguns hábitos que são super valiosos para você ser mais produtivo!

 

 

Dicas que vão te ajudar na hora de estudar!

Quais dias eu devo estudar? Quanto tempo preciso dedicar para cada matéria?…. Quem nunca ficou perdido na hora de estudar que atire a primeira pedra! 

Nessa hora muitas dúvidas acabam surgindo, mas com algumas dicas é possível ter um bom desempenho e a certeza de estar absorvendo o conteúdo estudado.

 

Confira abaixo alguns hábitos que vão te ajudar nessa:

 

  • Evite estudar de estômago vazio:

Pode parecer óbvio mas se alimentar antes de começar os estudos é essencial para a concentração, pois ninguém consegue focar a atenção em algo com a barriga roncando.

Ou seja, o cérebro humano é movido pela energia, e quanto mais energia melhor será o nosso rendimento. Os principais alimentos que nos dão energia mais rapidamente são carboidratos, mas não deixe de incluir proteínas e  frutas nas suas refeições!

 

  • Estude sempre no mesmo lugar da casa:

Você é aquele tipo de pessoa que gosta de estudar na cama? Se sim, aconselho a mudar esse hábito.

O ambiente em que você estuda é o que mais influencia na sua produtividade. Nesse sentido, encontre algum lugar que não tenha distrações. É importante também que esse local seja silencioso, confortável, bem arejado e iluminado.

Isso irá te ajudar a reforçar o hábito de estudos, pois sempre que você chegar ao seu local de estudos seu cérebro já estará preparado para estudar.

 

  • Crie um cronograma de estudos:

Primeiramente você precisa identificar como está sua rotina e como estão seus horários. Feito isso, chegou a hora de tomar decisões difíceis e cortar algumas atividades em prol dos estudos. Após identificar esses pontos você consegue estabelecer os melhores horários (de acordo com o seu “relógio biológico”) para você estudar.

Um bom conselho é programar um horário fixo todos os dias, para criar um compromisso com essa atividade. E claro, crie um cronograma que esteja próximo da sua realidade, pois não tem nada pior do que ter um cronograma de estudos pronto, mas nunca conseguir cumpri-lo.

 

  •  Deixe todo seu material organizado:

O hábito de organizar seus materiais de estudo evita a procrastinação. Além disso, alivia sua mente do estresse de nunca saber onde as coisas estão. 

A dica é ter um lugar próprio para seus livros, canetas e cadernos. Ao terminar sua sessão de estudos devolva tudo aos seus lugares. O mesmo vale para suas anotações, não jogue tudo de qualquer jeito, já pensou se você perde uma nota super importante?

 

  • Faça pausas para descansar entre os estudos: 

Nosso cérebro não funciona quando estamos cansados, então, não adianta você ficar se cobrando para estudar muitas horas seguidas se o conteúdo não vai entrar na sua cabeça com a mesma intensidade quando você está descansado.

O ideal é que você faça pequenas pausas entre os estudos para que o seu cérebro fixe melhor a informação, formando mais conexões neurais, ajudando a memorizar o que você está estudando.

Nos intervalos, não fique apenas no local onde você estuda, saia um pouco, vá até a janela, escute uma música, faça um lanchinho e se permita espairecer um pouco. Não se cobre tanto, todos temos nosso ritmo.

 

  • Defina sua recompensa:

Por fim, o seu cérebro precisa entender que estudar é um hábito que vale (muito) a pena ser guardado, para assim, entrar em ação todos os dias. Pois isso, você vai decidir qual recompensa irá receber após concluir os seus estudos. Isso com certeza vai te motivar ainda mais!

A sua recompensa pode ser: ver um filme, ver uma série, comer alguma guloseima, jogar videogame, usar redes sociais e etc….

 

Em síntese, essas foram algumas dicas para te ajudar a atingir seus objetivos e alcançar aquela nota tão desejada. E caso você ainda não saiba, descubra qual técnica de estudos é ideal para você!

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pelo Alicerce.