Alicerce participa de coletiva de lançamento da Escala Cidadã Olga Kos: primeira métrica acreditada pelo Inmetro que averigua o “S” do ESG

O evento aconteceu na sede do Instituto Olga Kos na capital paulista no Dia Internacional da Acreditação celebrado no mês de junho e reuniu agentes que trabalham em prol da inclusão.

Entre os jornalistas, entidades, lideranças, influenciadores e autoridades presentes na coletiva de imprensa, esteve a representante da empresa de impacto social Alicerce Educação, Solange Feliciano, diretora de Diversidade e Inclusão, que atua diretamente com startups e ESG.

O objetivo é estreitar relações entre as duas instituições a partir deste primeiro contato, acrescenta a organização do evento.

Na ocasião, o Instituto Olga Kos divulgou a acreditação Escala Cidadã, com abrangência internacional, a ECOK é o primeiro programa e selo de inclusão que mede o “S” (social) do ESG. Antes da ECOK só era possível medir o “E” (de ambiental), o “G” (de governança) que compõe a sigla ESG. Mas o “S” (de Social), não mensurado.

O presidente do IOK, Wolf Kos, conta que quando começou a trabalhar com inclusão, há 15 anos, percebeu a necessidade de elaborar indicadores que medisse o antes e depois para saber qual era de fato a melhoria dos beneficiários ao participarem das oficinas ministradas pela instituição.

Esta experiência levou o departamento de pesquisa do IOK a conclusão que era necessário avaliar o beneficiário, mas também estudar o meio e o seu preparo para lidar com a pessoa com deficiência ou em situação de vulnerabilidade, público alvo do IOK.

É importante destacar que hoje o IOK é a única instituição que tem acesso direto ao Cadastro Único para Programas Sociais e a ECOK, desenvolvida ao longo de 10 anos, também foi pautada nos dados disponíveis no Cadastro Único. 

 A partir de 05 variáveis, 20 indicadores e 37 requisitos avalia-se o quanto uma empresa  – seja do primeiro, segundou ou terceiro setor – é inclusiva e a qualidade destes ambientes para todas as diferenças, sejam elas por gênero, idade, deficiência, etnia, religião, nacionalidade, orientação sexual ou qualquer outro fator de exclusão.

As certificadoras podem acreditar-se para oferecer o serviço às organizações interessadas em dar visibilidade ao nível de inclusão e receber o Selo. Para isto, basta que acessem o portal através desse link!

Confira o evento completo clicando aqui!

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pelo Alicerce.