Alicerce e Revista Raça: parecia que visa combater a desigualdade racial

O que você vai encontrar neste post?

 

A luta antirracista começa pela educação, mas você já parou pra pensar na realidade de falta de acessos que os negros enfrentam no nosso pais?

Por mais que muitos insistam em dizer que não existe racismo no Brasil, é inegável a existência de uma estrutura social que possibilite que ele continue acontecendo – sendo o fator principal para o grande nível de desigualdade racial.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), negros representam 70% do grupo abaixo da linha da pobreza. 

Mas o que fazer para mudar essa situação? 

O primeiro passo é introduzir desde cedo uma educação antirracista – promovendo assim, novas ideias e maneiras de enfrentar de forma mais eficiente o problema.

Sem isso, não é possível criar uma sociedade mais igualitária, com oportunidades equitativas e respeito para todos que vivem nela. 

Hoje vamos abordar o tema e te apresentar como o Alicerce e a Revista Raça estão trabalhando para levar uma educação de qualidade para pessoas negras.

Foto de aluna do comitê de raças

O que é racismo?

Você com certeza já deve ter ouvido falar de racismo estrutural e institucional. Mas você sabe a diferença deles?

O racismo estrutural consiste no conjunto das estruturas que compõem o arranjo social que atuam de forma a criar condições para  uma sociedade em que o racismo é produzido e reproduzido.

O racismo institucional é a rejeição e marginalização de grupos étnicos-raciais feita por instituições – seja de forma direta ou indireta.


≫ Leia também: A luta antirracista começa pela educação!


 

– Desigualdade racial na educação brasileira

A desigualdade racial na educação brasileira afeta a vida de milhares de alunos, e a uma das formas de contornar essa situação é oferecendo mais oportunidades para pessoas negras.

Por exemplo, uma grande parte dos jovens pretos e pardos abandonam os estudos por causa da forma como são tratados nos ambientes de ensino, e pela falta de oportunidade para receber uma boa educação.

Isso ocorre por causa do racismo institucional e estrutural do nosso país! E a resposta para essa condição é o aumento da desigualdade na nossa sociedade.

Alguns dados foram levantados para compreender melhor a realidade social que vivemos e como essa estrutura está afetando a educação de jovens no Brasil.

  • Entre 2016 e 2018, entre a população preta e parda, a taxa de pessoas não alfabetizadas de 15 anos ou mais de idade foi de 9,1%. Enquanto a taxa da população branca da mesma idade foi de 3,9%, ou seja, quase três vezes menos.
  • Segundo o estudo feito em 2020 pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), apenas 18% da população preta e parda está inserida na educação superior.
  • De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD) realizada em 2019, 71,7% dos jovens fora da escola são negros.
  • Os dados da PNAD nos mostra ainda que ao todo, 47,4% das crianças pretas não estão plenamente alfabetizadas; entre as pardas o índice é 44,5%

A melhor maneira de mudar essa realidade é levar a pauta racial desde cedo na vida dos brasileiros e, dessa forma, desenvolver uma consciência e respeito por todos – vislumbrando oportunidades iguais!

Por isso, é fundamental que empresas e instituições invistam em projetos que tenham como objetivo ajudar quem mais precisa: pessoas negras!

E foi pensando nisso que o Alicerce Educação e a Revista Raças se uniram. Continue a leitura para saber mais!


≫ Leia também: Descubra qual o seu papel como pai na educação antirracista


Foto de aluna alicerce do comitê de raças

Conheça o Comitê Raça & Alicerce! 

Buscando levar a educação para quem mais precisa, o Alicerce e a Revista Raça se uniram para criar o Comitê Raça. 

O projeto é formado por pessoas negras representantes de diversas esferas sociais que juntos propõem e deliberam ações para impactar a vida de pessoas negras.

Esse comitê é multidisciplinar e independente com autonomia e autoridade para deliberar ações, demandar posicionamentos e analisar criticamente as iniciativas de diversidade da organização. 

Prestando contas ao Conselho de Administração do Alicerce sobre qualquer necessidade de intervenção no tema ou inadequação das práticas da empresa.

O objetivo é subsidiar ações de combate ao racismo promovidas pelo Alicerce Educação para que elas sejam cada vez mais qualificadas e efetivas.

Para saber mais, basta acessar esse link!

Foto do comitê de raças

A nossa missão aqui no Alicerce Educação é transformar o Brasil através da educação, e para isso, é essencial que todos tenham acesso às mesmas condições e instrumentos para desenvolver o senso crítico e conseguir as mesmas oportunidades.

E para alcançar esse objetivo, combater o racismo é urgente, necessário e só conseguiremos juntos!

 

Quer saber mais? Entre em contato com a gente através do link ou pelo WhatsApp (11) 4933-0818 e garanta a sua semana gratuita.


Fonte:

https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/numero-de-criancas-brasileiras-que-nao-sabem-ler-e-escrever-cresce-66-na-pandemia/ 

https://www.cnnbrasil.com.br/tudo-sobre/todos-pela-educacao/ 

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pelo Alicerce.