10 dicas incríveis que irão ajudar o seu filho no processo de alfabetização

O que você vai encontrar neste post?

 

Desenvolver a leitura e a escrita durante a alfabetização é uma prática que requer muito estímulo, não só da parte dos educadores no ambiente educacional, mas também dos pais no dia a dia da criança.

No Alicerce, usamos uma metodologia divertida e lúdica para alfabetizar os alunos, desta forma, eles aprendem brincando! Caso você ainda não conheça nosso método de aprendizagem, leia o artigo: Alfabetização no ensino tradicional x Alfabetização no Alicerce: entenda a diferença entre os dois modelos.

Entretanto, existem diversas maneiras de contribuir para a alfabetização dos pequenos! E se você quer aprender várias dicas e ideias para ajudar o seu filho neste processo, continue lendo este artigo

Fotografia de uma criança sorrindo

Mas, antes de mais nada, gostaríamos de esclarecer que ensinar formalmente a ler e escrever é função do educador, e o papel dos pais nessa jornada é estimular a criança e ter contato com o mundo das letras no seu dia a dia.

Desta forma, a aprendizagem se torna algo muito mais leve e agradável, pois a criança já foi inserida neste universo da alfabetização, mesmo que de forma não tão direta.

Inclusive, compartilhamos um tempo atrás algumas dicas muito legais de como contribuir para a alfabetização do seu filho em casa! Não deixe de conferir.

Com isso em mente, veja abaixo 10 Ideias práticas para ajudar o seu filho no processo de alfabetização:

 

10 Ideias práticas para ajudar o seu filho no processo de alfabetização

 

1. Tenham a “hora da leitura”

Nada melhor do que introduzir a leitura na rotina da criança do que ler histórias para o seu filho! Esse ato deve começar muito cedo, antes mesmo da criança ser alfabetizada. Ao ouvir histórias a criança já começa a se familiarizar com os componentes do texto.

A dica aqui é, quando você for ler alguma história, acompanhe a leitura com o seu dedo, mostrando para seu filho que lemos numa ordem (da direita para a esquerda). Outro detalhe interessante é perguntar informações presentes na histórias conforme você vai lendo, como por exemplo, o personagem principal, onde a história se passa e etc.

Essas atitudes fazem a criança desenvolver uma ligação com a leitura de forma muito natural!

 

2. Faça com que seu filho tenha acesso a livros e gibis

Quando somos crianças, uma das nossas primeiras lembranças com o mundo das letras é o gibi, e isso não é por acaso!

Livros ilustrados e gibis são ótimos aliados na alfabetização do seu filho. Isso porque além de despertar mais interesse e curiosidade na criança, ela começa a diferenciar o que é texto e o que é desenho.

Então, a dica é: invista nessas ferramentas desde cedo! Com certeza seu filho vai se divertir muito enquanto aprende.

 

3. Estimule-o a ler placas de carro

Essa dica é muito simples, mas com certeza vale a pena praticar com o seu filho. O primeiro passo para a alfabetização é reconhecer as letras do alfabeto, e nada melhor do que transformar esse aprendizado em uma brincadeira muito simples. 

Quando você e seu filho estiverem fora de casa, instigue-o a ler as placas dos carros. Aqui a criança não precisa necessariamente ler, mas sim, reconhecer as letras que estão ali

Além disso, é uma maneira muito fácil da criança perceber a diferença entre letras e números.

 

4. Explore o vocabulário no mundo fora de casa

Como vimos anteriormente, o seu passeio pode ser um momento de aprendizagem para a criança! A diferença entre essas duas práticas está na habilidade do seu filho. Por exemplo,  enquanto a dica acima é voltada para o reconhecimento da letra nas placas de carros. Aqui a ideia é colocar em prática esse reconhecimento.

Para isso, você pode fazer uma brincadeira bem divertida e simples. Escolham juntos uma letra do alfabeto, e quando estiverem passeando, procurem lugares, objetos, palavras que comecem com essa letra, como por exemplo: placas de trânsito, faixas, outdoors…

Essa prática irá transformar uma simples saída em algo divertido e educativo para o seu filho!

 

5. Leia rótulos de casa e estimule-o a fazer o mesmo

Quando o seu filho já tiver um certo domínio da leitura, essa dica pode ser muito interessante na hora de praticar o conhecimento dele no dia a dia. Isso porque, muitos produtos são recorrentes na nossa casa e a criança acaba se acostumando com eles. 

Geralmente os rótulos são escritos com letra bastão, o que é ótimo, pois a criança já está familiarizada com essa escrita. 

Você pode até mesmo incentivar a criança a ler embalagens de produtos que ela gosta, estimulando assim a curiosidade e o prazer pela leitura!

 

6. Preparem receitas culinárias juntos

Além de ensinar a criança a ter pequenas responsabilidades, e desta forma, incentivar o lado socioemocional, esse hábito de preparar receitas culinárias com os filhos pode ajudar a criança a relacionar as palavras com suas funções de forma prática e divertida.

Por exemplo, se você estiver fazendo um bolo junto com o seu filho, peça para ele ler os ingredientes e mostre o que aquele item representa. E, além de praticar a leitura, você também influencia a criança a treinar o conhecimento dos números.

Esse tipo de atividade prática acaba motivando a criança a participar, resultando em um momento descontraído de aprendizagem.

 

7. Faça a lista de compras com ajuda do seu filho

Esse momento pode ser muito enriquecedor para a aprendizagem da criança, pois aqui ela tem a chance de exercer a habilidade de escrita.

Quando você for fazer a lista de compras do mês, chame o seu filho para escrever os itens que vocês precisam comprar. Converse com a criança e estimule ela a te ajudar no processo, e não apenas escrever o que você está ditando. 

Faça com que ela se sinta integrada na atividade, mostre que a ajuda dela é importante para você! 

Essa prática estimula a escrita e a associação do que ela escreve com coisas do dia a dia.

 

8. Deixe recados espalhados pela casa e incentive-o a fazer o mesmo

Essa dica é bem simples, você pode escrever recados para o seu filho em post-it ou papel e colar com fita adesiva em superfícies que a criança alcance e consiga ler.

A ideia aqui é criar uma comunicação diária através desses recados. Pergunte coisas fáceis que seu filho consiga responder, como por exemplo: “Como foi o seu dia?”.

Desta forma, você incentiva a criança a entender a função da escrita na comunicação de forma lúdica.

Você ainda pode pedir para que ela leia em voz alta o que está escrito nos recados, praticando leitura e escrita ao mesmo tempo!

 

9. Faça brincadeiras e jogos 

Aqui é a hora de combinar educação com diversão! Use a criatividade e explore jogos e brincadeiras que incentive o seu filho a ler e escrever. 

Uma brincadeira muito divertida é usar massinha de modelar para fazer letras e escrever palavras. Além de treinar as habilidades motoras, a criança ainda estimula a escrita.

Outra dica superlegal é brincar de forca com o seu filho. Esse jogo ajuda a criança a reconhecer as letras e desenvolver consciência fonológica!

 


Leia também: 7 maneiras de ensinar o seu filho brincando em casa!


 

10. Valorize sempre o acerto

E por último, mas não menos importante, a nossa dica é: valorize cada passo que seu filho dá nessa jornada, por menor que seja a evolução dele e comemore os acertos

Essa simples atitude incentiva a criança a progredir cada vez mais! E lembre-se, todos nós passamos por essa fase. Portanto, tenha paciência e apoie seu filho.

Fotografia de uma mesa com giz de cera em cima e mãos de crianças tentando pegá-los

Com tantas ideias fica mais fácil estimular a leitura e escrita do seu filho, não é mesmo? Espero que essas atividades sejam úteis para vocês!

Já testou essas ideias e seu filho gostou? Deixe um comentário contando a experiência!

E para facilitar ainda mais essa jornada, conheça o Alicerce! Aqui seu filho terá acesso a uma alfabetização totalmente lúdica e divertida! Entre em contato com a gente através do link ou pelo WhatsApp (11) 4933-0818 e garanta a sua semana gratuita.


Fonte:

https://edbrasil.org/como-ensinar-meu-filho-a-ler-e-escrever/ 

https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/culinaria-como-um-metodo 

https://blog.brandili.com.br/atividades-de-alfabetizacao-para-reforcar-o-aprendizado-em-casa/ 

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pelo Alicerce.