Processo de alfabetização: conheça as etapas e descubra como ajudar o seu filho em casa

O que você vai encontrar neste post?

 

Seu filho está passando pelo processo de alfabetização? Quer ficar por dentro de cada passo dele nessa jornada? Então este artigo é para você!

Sabemos que o primeiro contato da criança com o mundo das letras é muito importante – é o momento em que elas vão começar a compreender os sons e a observar as palavras! 

E queremos te ajudar nessa jornada para que a aprendizagem do seu filho seja a melhor possível!

Por isso, no artigo de hoje você vai aprender todos os detalhes do processo de alfabetização na educação infantil e vamos te dar algumas dicas de como ajudar o seu filho em casa.

 

Confira!

Fotografia de um educador Alicerce explicando o conteúdo para a aluna

Conceito de alfabetização e letramento

Antes de mais nada, é importante que você entenda o conceito por trás da alfabetização e do letramento, pois apesar de cada processo ter suas próprias características, um depende do outro.

A alfabetização consiste no desenvolvimento das competências de leitura e escrita. Esse desenvolvimento diz respeito a todo o processo de decodificação, que é o aprendizado dos elementos que compõem a escrita. 

Por outro lado, o letramento vai além dessa decodificação da escrita, porque ele corresponde ao domínio da língua. Ou seja, é o momento em que o aluno consegue informar-se através da leitura e inserir esse aprendizado nas práticas sociais! Pode ser considerada uma etapa posterior à alfabetização.

Em outras palavras, a alfabetização é o processo de aquisição da língua, enquanto o letramento é o processo de desenvolvimento da língua. 


» Leia também: Alfabetização no ensino tradicional x Alfabetização no Alicerce: entenda a diferença entre os dois modelos


Fotografia de alunos Alicerce fazendo uma atividade

Processo de alfabetização

 

– Pré-silábica:

É o primeiro passo da criança rumo à alfabetização. Durante essa fase, o pequeno vai começar a perceber duas coisas:

  • Que a escrita está relacionada à fala – embora ainda não consiga diferenciar por completo o que é desenho ou letra.
  • O segundo passo, ainda na fase pré-silábica, é quando a criança passa a compreender alguns princípios básicos da escrita, por exemplo: existem inúmeras letras no alfabeto, cada uma produz o seu próprio som e precisamos unir essas letras para escrever uma palavra.

Durante essa fase, as crianças estão começando a se familiarizar com esse universo, portanto é muito comum vermos elas escrevendo o próprio nome, por exemplo, com traços e símbolos no lugar das letras – mas mantenha a calma, pois tudo isso faz parte do processo.

 

– Silábica: 

Nessa fase, a criança já começa a fazer as primeiras associações entre a escrita e a fala – mesmo errando algumas letras. 

Ela também pode ser dividida em dois níveis: o silábico sem valor sonoro e o silábico com valor sonoro.

  • Silábico sem valor sonoro: é quando o pequeno utiliza letras que podem não representar os respectivos sons. Por exemplo, ao ler uma palavra, a criança fará a divisão silábica e, através disso, terá sua própria interpretação do som que aquela sequência de letras produzem – independe de estar certo ou não.
  • Silábico com valor sonoro: nesse nível a criança já tem maior domínio do alfabeto e passa a relacionar as sílabas com o seu fonema mais forte (geralmente vogais) – mas ainda é comum que a criança escreva a palavra com letras a mais ou a menos.

Foto de uma criança fazendo "rabisco", tentando escrever

– Silábico-alfabética: 

Como o próprio nome sugere, durante essa fase a criança passa pela transição da etapa silábica para a alfabética.

É durante essa fase que a criança começa a entender que as sílabas possuem mais de uma letra. Entretanto, ainda é muito comum que ela escreva uma letra para representar a sílaba inteira.

Por exemplo: a criança pode acabar escrevendo “Kvalu” ao invés de “Cavalo”, por compreender que a letra “K” representa de fato aquele som emitido na palavra.

 

– Alfabética: 

Essa é a última etapa do processo de alfabetização.

É o momento que a criança passa a ter um relacionamento mais profundo com a escrita e reconhece corretamente todos os fonemas de uma palavra – mesmo que apresente erros ortográficos.

Ou seja, apesar de conhecer e entender os sons que cada letra produz, muitas crianças podem chegar nessa fase sem de fato saber ler corretamente.


» Leia também: 5 principais dúvidas dos pais (que podem ser suas também!) sobre alfabetização


Fotografia de aluno escrevendo

Como você pode ajudar o seu filho durante esse processo?

Sabemos que a alfabetização formal é feita no ambiente escolar. Entretanto, os pais e familiares também têm um papel muito importante durante a alfabetização da criança.

Isso porque, quanto mais estímulos a criança tiver, mais satisfatório será o processo de aprendizagem.

Dessa forma, a criança desenvolve interesse pelo conteúdo e passa mais tempo com a família!

E existem formas muito divertidas para você ajudar uma criança durante esse processo. Confira:

 

– Aplicativos educativos

Estamos na era digital, por isso combinar tecnologia com educação pode ser muito satisfatório, tanto para você (pois a criança vai se interessar mais facilmente pelo conteúdo), quanto para o pequeno (que vai aprender de uma forma muito mais lúdica e divertida).

E uma ótima forma de aplicar a tecnologia na educação é através de aplicativos educativos – pois, dessa forma, a criança aprende enquanto se diverte.

 

– Livros infantis

Através dos livros infantis, além do pequeno se familiarizar com o mundo das letras, ele também tem a oportunidade de desenvolver habilidades como criatividade e imaginação.

Você pode ler para a criança e incentivá-la a criar amor pela leitura, além de ser uma ótima oportunidade de passar mais um tempo com ela.


» Leia também: 10 dicas incríveis que irão ajudar muito o seu filho no processo de ler e escrever


Foto de uma mãe lendo historias para a criançaÉ importante ressaltar que cada criança tem o seu próprio tempo, e, com paciência e amor, a jornada de alfabetização deixa de ser algo complicado e passa a ser uma experiência harmônica e saudável para o pequeno.

Conta pra gente, você já conhecia as etapas da alfabetização? Compartilhe esse conteúdo com seus amigos e familiares para que eles também possam aprender sobre esse processo!

 

Aqui no Alicerce Educação, nossa metodologia coloca o aluno no centro do processo de aprendizagem, favorecendo e descomplicando a alfabetização!

Conheça o Alicerce Educação, entre em contato com a gente através do link ou pelo WhatsApp (11) 4933-0818 e garanta a sua semana gratuita.


Fonte: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/programa_aceleracao_estudos/alfabetizacao_letramento.pdf

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pelo Alicerce.