Letramento digital e habilidades para o mercado de trabalho

O que você vai encontrar neste post?

 

A pandemia nos mostrou como a tecnologia é necessária para o desenvolvimento das empresas dos mais diversos segmentos. E, desde então, esta demanda vem crescendo a cada dia.

Quando falamos de tecnologia, muitas pessoas pensam que é uma realidade distante, e logo associa a números e a fórmulas matemáticas superdifíceis, mas na realidade, há espaço em muitas áreas deste mercado.

Ilustração com elementos tecnológicos e elementos que remetam a educação, como: computador, celular, lápis e notebook

No mundo moderno, as plataformas digitais estão cada vez mais presentes no nosso dia a dia. Muitos cresceram na época da ascensão da internet, criando assim, uma familiaridade maior com o assunto. Outros, como adultos na faixa dos 40 anos para mais, tiveram que se adaptar nesse meio digital.

É importante ter isso em mente para compreender o que é letramento digital, pois ele se relaciona diretamente com a preparação das pessoas para o mundo moderno, o desenvolvimento de habilidades cognitivas, interpessoais e também o mercado de trabalho. Mas, afinal….

 

O que é letramento digital?

O letramento digital consiste na capacidade de leitura e escrita no âmbito digital, bem como de pensar criticamente sobre o conteúdo visualizado, de modo a influenciar o cenário social e cultural que está ao seu redor.

Portanto, o conceito diz respeito às múltiplas competências que possibilitam que uma pessoa consiga compreender e utilizar as informações geradas pela internet, indo além de saber ler e escrever em dispositivos eletrônicos. É saber analisar criticamente o que está sendo apresentado no mundo virtual.

Agora que vivemos em uma era tecnológica, é preciso aprender a assimilar os novos tipos de comunicação, sabendo interpretar e utilizar não somente palavras, mas também códigos, imagens, vídeos, sons, cores, ícones e outros.

Sendo assim, saber ler, escrever e confrontar criticamente essas linguagens faz parte das competências dos digitalmente letrados, assimilando e solidificando o que aprendeu. O indivíduo não só aprende a usar a tecnologia e o meio digital, mas a utilizar suas funções da melhor forma, em seu proveito e com respeito pelos demais.

 

A importância no mercado de trabalho!

Pessoas adultas na faixa dos 40 anos para mais tiveram uma educação diferente das novas gerações, sem o contato com esses recursos que pertencem à era moderna, como a internet.

Sendo assim, é de extrema importância que o assunto de letramento digital seja cada vez mais posto em pauta, para desta forma, promover a inclusão dessas pessoas.

Uma vez que esses recursos e ferramentas digitais são fundamentais para que elas tenham mais autonomia e independência. Principalmente quando o assunto for mercado de trabalho, pois hoje em dia, essas habilidades digitais são fundamentais para somar no seu currículo.

Para você entender um pouco melhor porque a cultura digital tem se tornado cada vez mais indispensável no mercado de trabalho, trouxemos alguns dados:

  • A demanda por serviços digitais, conectividade em banda larga, home office, fez aumentar ainda mais a demanda por essas competências digitais. A área de Tecnologia da Informação (TI) demandará cerca de 420 mil profissionais até 2024. Fonte: relatório da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom)
  • Em 2020, o número de vagas abertas na área de tecnologia cresceu 310%. Fonte: GeekHunter
  • E neste ano de 2021, 42% das empresas brasileiras pretendem aumentar o orçamento em tecnologia. Fonte: dados levantados pela IDC”

Outro exemplo são os milhares de aplicativos para dispositivos móveis que funcionam como plataformas de aprendizado, difusão do conhecimento e além de servir como ferramenta de trabalho.

Ilustração de um homem mexendo no celular e em volta dele elementos como: notebook, relógio, fone de ouvido e um lápis

No mundo atual, tudo muda muito rápido, por isso, se atualizar o tempo todo é uma atitude fundamental para alcançar as melhores oportunidades. Seja no mercado de trabalho ou até mesmo na comunicação, tendo em vista que o acesso a essas informações demandam menos recursos.


Por isso, aqui no Alicerce nós oferecemos cursos que garantem as habilidades necessárias para promover o letramento digital em nossos alunos, com foco nas necessidades e interesses de cada um! Nosso objetivo é preparar essas pessoas para o mundo e focar no que realmente é
demandado pelo mercado e pela sociedade moderna.

Acesse o link para saber mais sobre o Alicerce Mais Adultos!

Quer saber mais? Entre em contato com a gente através do link ou pelo WhatsApp (11) 4933-0818 e garanta a sua semana gratuita.


Fonte: https://fia.com.br/blog/educacao-digital/

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pelo Alicerce.