Como o trabalho de habilidades socioemocionais do Alicerce impacta no desenvolvimento do seu filho

O que você vai encontrar neste post?

 

Seu filho apresenta algum comportamento indevido em casa ou na escola? 

Dependendo do caso, é comum que isso aconteça. Isso porque a criança precisa ser ensinada a como agir e reagir diante de certas situações do dia a dia!

Esse aprendizado precisa estar presente na rotina escolar do aluno, de modo com que ele consiga reconhecer seus sentimentos e emoções para agir de forma consciente com as pessoas em sua volta! Afinal de contas, a escola é um dos primeiros contatos que a criança tem com o mundo social – depois do ambiente familiar, claro!

Existem diversas formas de trabalhar o lado emocional do seu filho, mas hoje vamos falar sobre o método que usamos aqui no Alicerce!

 

Ficou curioso para saber mais? Então não deixe de conferir esse texto superespecial que preparamos para ajudar você e muitas outras famílias que buscam por uma educação que invista em habilidades socioemocionais! 

 

Boa leitura!

 

Metodologia Alicerce de ensino

 

Antes de você conhecer como trabalhamos as habilidades socioemocionais dos nossos alunos, é importante que você conheça o jeito Alicerce de ensinar e como ele pode transformar o processo de aprendizagem do seu filho!

 

Fotografia de alunos Alicerce sentados em uma roda de conversa

 

O nosso método de ensino é baseado na estrutura da personalização do ensino, o que significa que o estudante participa ativamente se sua jornada educativa

De acordo com Mônica Weinstein, VP de Aprendizagem do Alicerce, essa metodologia coloca o aluno no centro do processo, desta forma, o estudante é estimulado a ser protagonista do próprio conhecimento. 

 

 

 

 

No Alicerce, além de estudarem matérias básicas, como: escrita, leitura e matemática, os alunos também aprendem a desenvolver habilidades para a vida. Essa competência é algo novo no ensino tradicional, mas aqui no Alicerce, sempre fez parte do processo de aprendizagem!

Isso porque, acreditamos que para preparar as pessoas para a vida adulta, é necessário o domínio de muitas habilidades, como: identificar e lidar com emoções, socialização, oratória, autoestima, autoconfiança, experiência de estudo com tecnologia, descoberta de novos assuntos de interesse, entre outros vários conteúdos.

Por isso, hoje vamos abordar como o como o trabalho de habilidades socioemocionais do Alicerce impacta no desenvolvimento do seu filho!

 

Habilidades Socioemocionais

 

Você sabia que 80% do seu sucesso depende da sua inteligência emocional?

Por esse e muitos outros motivos, aqui no Alicerce nós trabalhamos essa competência em sala de aula!

 

Mas afinal, você sabe o que são as habilidades socioemocionais?

Essa competência é responsável por desenvolver as habilidades emocionais, sociais e interpessoais dos alunos. Ajudando seu filho a lidar com desafios, administrar os próprios sentimentos e trabalhar o diálogo. 

 

Fotografia de alunos sentados no chão e meditando

 

Quais são as habilidades socioemocionais?

Atividades que visam o autoconhecimento, autocontrole, consciência social, habilidades interpessoais, comunicação, atitude responsável, cidadania, cooperação, repertório sociocultural, argumentação, pensamento crítico, criatividade, resiliência, autonomia e muito mais!

 

Qual a importância do desenvolvimento socioemocional para os alunos?

Através das competências socioemocionais, seu filho aprende a superar suas dificuldades e limitações, proporcionando mais qualidade de vida. Sem falar que, esse método ensina seu filho a construir relacionamentos saudáveis com as pessoas, através da empatia, compreensão e respeito.

O desenvolvimento dessas habilidades será essencial para o futuro do seu filho, tanto no quesito social quanto profissional!

 

Como aplicamos as habilidades socioemocionais nas aulas Alicerce?

As aulas dos nossos alunos são divididas por trilhas educacionais. E é através da trilha de Habilidade para a Vida, que nossos líderes educacionais ensinam e desenvolvem as habilidades emocionais e sociais das crianças.

O primeiro passo é fazer com que eles entendam a real importância dessa competência para o dia a dia dele e principalmente – para o futuro! Para que, desta forma, ela consiga captar a essência das aulas e exercitar seu lado emocional

Dentre as estratégias que adotamos para favorecer o desenvolvimento dessas habilidades, estão as práticas diárias de Mindfulness.

 

Além disso, nossos líderes utilizam atividades lúdicas e interativas para estimular esse lado emocional dos alunos. Como por exemplo: workshops, rodas de conversas, trabalhos em grupos, palestras, entre outros.

Não existe uma regra em como o líder deve incluir as atividades socioemocionais nas aulas, uma vez que cada turma e aluno possui suas particularidades e necessidades. Por isso, nosso ensino é personalizado, pois consideramos as competências que cada um precisa desenvolver!

 

Fotografia de alunos Alicerce sorrindo para a câmera

 

Com o domínio da inteligência emocional em conjunto com a inteligência cognitiva, seu filho estará apto a ingressar na vida adulta de forma muito mais tranquila e completa!

Visto que, um aluno que não tem habilidades socioemocionais bem desenvolvidas, dificilmente terá um bom relacionamento consigo mesmo e com outras pessoas!

 

Aqui no Alicerce Educação, ensinamos o seu filho a lidar com as emoções, trazendo mais clareza para os desafios da vida!

Quer saber mais? Entre em contato com a gente através do link ou pelo WhatsApp (11) 4933-0818 e garanta a sua semana gratuita.

 

Você também pode gostar:

Educação Socioemocional: o que é e porque ela é tão importante

10 razões pelas quais o seu filho não vai querer mais sair do Alicerce Educação (e você também não!) 

10 motivos para você ajudar o seu filho com as aulas de reforço do Alicerce Educação 

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pelo Alicerce.