Alessandra Cruz – Como o Alicerce pode transformar vidas independente da idade.

Quando olhamos para o Brasil, vemos milhares de histórias de pessoas que, por diversos motivos, tiveram suas trajetórias educacionais interrompidas cedo demais. Alessandra Corrêa dos Santos Cruz, nascida em 1974, é um exemplo de como o Alicerce está fazendo a diferença na vida de muitos brasileiros.

Alessandra, residente de Alumínio, São Paulo, teve sua escolaridade interrompida no sexto ano do ensino fundamental. Esse abandono não ocorreu por escolha própria, mas sim devido às circunstâncias da vida. Ela casou-se cedo e dedicou-se inteiramente à sua família, abrindo mão de sua própria educação para cuidar dos filhos e da casa.

No entanto, o desejo de Alessandra de conquistar independência e realizar seus sonhos não a abandonou. Foi sua filha, que trabalha na Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), que viu exposto na empresa um cartaz anunciando um curso de eletromecânica, despertando o interesse de Alessandra devido ao seu gosto por áreas técnicas. Ela decidiu se inscrever, com o intuito de retomar os estudos e explorar áreas de seu interesse.

Porém, Alessandra descobriu que o curso de eletromecânica exigia ensino médio completo, algo que ela ainda não havia conquistado.

Foi nesse momento que Alessandra descobriu o Alicerce. O projeto do Alicerce em parceria com a CBA, ofereceu a oportunidade de recuperar a sua base educacional e prepará-la para realizar o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Alessandra viu no Alicerce a chance de preencher as lacunas de sua aprendizagem e conquistar novas oportunidades.

“No projeto tem português, tem leitura, tem redação, tem matemática e tem aula de descoberta. Agora estamos estudando empreendedorismo, como a gente faz para guardar dinheiro e abrir nossos negócios, que está bem alinhado comigo, porque eu faço unha, sou manicure de forma autônoma.”

Em apenas dois meses, com o apoio da Guia Rosana, Alessandra conseguiu recuperar 1 ano de aprendizagem em Leitura e Escrita, além disso, demonstrou um forte interesse em empreendedorismo. Atualmente, Alessandra é uma manicure autônoma, e seu conhecimento adquirido se alinha com o seu objetivo de abrir um salão de beleza.

O projeto do Alicerce em parceria com a CBA capacitou-a com habilidades essenciais, como a criação de um currículo e a preparação para entrevistas. Essas habilidades são cruciais para o ingresso no mercado de trabalho e para se tornar uma mulher independente e determinada em busca de seus objetivos.

Alessandra Cruz é um exemplo vivo de como o Alicerce em parceria com grandes empresas está fazendo a diferença na vida de pessoas que, de outra forma, enfrentariam barreiras intransponíveis. Ela representa a missão do Alicerce de oferecer educação de qualidade e abrir portas para todas as pessoas que buscam oportunidades e crescimento pessoal.

“A primeira impressão foi de que muitas pessoas que não tinham oportunidade tiveram a chance de fazer o curso do Alicerce para ajudar a terminar a escola e aprender mais coisas, né? Aprender a fazer um currículo, como fazer uma entrevista, sobre o mercado de trabalho.”

Em um mundo em constante evolução, a necessidade de aprendizado contínuo e resiliência se torna cada vez mais evidente. O Alicerce continua a se dedicar a criar oportunidades educacionais que capacitam os indivíduos a prosperar em suas carreiras e na vida. Seja qual for o desafio, estamos comprometidos em ser parte da solução.

A jornada de Alessandra com o Alicerce é um exemplo de que todos merecem a chance de construir um futuro melhor através da educação.

Parceria de Impacto: Alicerce Educação + CBA

O Alicerce Educação e a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) uniram forças com um propósito em comum: proporcionar uma formação focada em Qualificação Profissionalem Eletromecânica e Construção Civil.

O projeto foi desenhado para atender 240 alunos em Alumínio, São Roque e Mairinque, trazendo uma abordagem inovadora com o uso do novo material Qualifica. Ele foi encerrado com uma cerimônia de formatura realizada no dia 05/10/2023.

Esse projeto se tornou mais do que uma parceria entre o Alicerce Educação e a CBA, ele se tornou um impulsionador de oportunidades e transformações na vida desses estudantes.

Os resultados impressionantes alcançados, com alunos ingressando no mercado de trabalho após 4 meses do ínicio do programa, destacam o poder da educação voltada para a formação profissional e sua capacidade de impulsionar vidas.

Essa é a essência do compromisso contínuo do Alicerce Educação e seus parceiros, como a CBA, em fazer a diferença e abrir portas para um futuro mais promissor para os indivíduos de nossas comunidades.

Se a sua empresa busca qualificar sua equipe ou está comprometida com projetos de impacto social, o Alicerce Educação oferece oportunidades de parceria estratégica. Nossa proficiência em formação profissional personalizada pode fortalecer sua equipe e impulsionar iniciativas de responsabilidade social.

Vamos juntos transformar vidas e fortalecer sua empresa!

Acompanhe os novos projetos do Alicerce Educação em:

Instagram | Youtube | LinkedIn | Site

E aqui você conhece o nosso time de parcerias que pode te ajudar a montar um projeto do zero!

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pelo Alicerce.