Aprender a ler: afinal, existe a idade certa?

O que você vai encontrar neste post?

 

É muito comum, no meio educacional, vermos pais preocupados com o processo de alfabetização e letramento dos filhos. Perguntas como: “Meu filho tem x anos e ainda não aprendeu a ler, é normal?” surgem a todo instante. 

Mas saiba que é normal ter esse tipo de questionamento! Afinal, você se preocupa com o futuro do seu filho e deseja o melhor para ele, não é mesmo? 

 

Entretanto, você não precisa ficar ansioso e aflito com o ritmo do seu filho em relação à leitura! Algumas crianças começam a decodificar as palavras antes mesmo da fase de alfabetização e letramento, enquanto outras demoram um pouco mais! 

Quer entender melhor porque isso acontece? Te convido a acompanhar a leitura!

 

Leia também: 5 principais dúvidas dos pais (que podem ser suas também!) sobre alfabetização

 

Fotografia de aluna Alicerce com um livro de histórias em quadrinho

 

O primeiro contato com o mundo das letras

 

É importante você compreender que o processo de alfabetização e letramento começa antes mesmo da criança ingressar no meio educacional!

Ou seja, o estímulo pode – e precisa – ser feito logo cedo e de diversas formas – principalmente através de brincadeiras e contato com materiais escritos. Com isso, o seu filho despertará curiosidade em decifrar o que aqueles símbolos significam! 

 

A partir disso, ele começa a desenvolver habilidades e noções pré-silábicas que serão essenciais para a jornada inicial no mundo das letras! E o resultado será uma alfabetização sem muitas dificuldades!

Desta forma, quando seu filho começar a frequentar a escola e ter contato formal com a alfabetização, o desenvolvimento será mais tranquilo. Pois, ele já tem uma noção básica do que as letras representam – mesmo não compreendo a fundo a sua função!

 

Ilustração de uma criança sentada em uma poltrona segurando um livro

 

Jornada de alfabetização e letramento

 

A educação infantil é um momento muito importante na vida das crianças e dos pais!

É nesta fase que o aluno começa a desenvolver suas habilidades cognitivas, dando início a fase de alfabetização e letramento!

 

Quanto mais lúdico for esse processo, mais atrativo e interessante será para a criança! A linguagem usada dentro da sala de aula precisa fazer sentido para ela. Logo, é fundamental que o educador adote metodologias que envolvam o aluno na aprendizagem!

Para que isso ocorra, é essencial que o educador leia histórias que contenham figuras, explore recursos audiovisuais, faça brincadeiras práticas e muitas outras atividades interativas e divertidas – mantendo assim, o aluno interessado no conteúdo!

 

A alfabetização precisa ser algo leve que manifeste a criatividade do aluno! O resultado será um desenvolvimento mais preciso e natural!

 

Fotografia de aluna Alicerce lendo um livro

 

Afinal, existe idade certa para ler?

 

Segundo pesquisadores na área, sim!

O período ideal para a criança ingressar no mundo da leitura vai dos 4 aos 7 anos de idade! 

Entretanto, é importante ressaltar que essa é apenas uma referência. Isso porque, existem muitos fatores que podem influenciar o ritmo da criança em relação ao domínio das letras, como por exemplo: maturidade da criança, cultura, estímulos, vivências, habilidades cognitivas e muitos outros fatores!

E isso não significa que o seu filho é menos inteligente que o coleguinha! Apenas indica que o ritmo dele é diferente, e isso é normal!

 

Respeite o tempo de seu filho

 

Falamos acima que cada criança tem um ritmo de aprendizagem diferente, logo, é fundamental que você respeite o tempo do seu filho e tenha consciência que paciência e amor são os ingredientes essenciais durante a jornada de alfabetização do seu filho!

Compreender isso, ajudará o seu filho a desenvolver as habilidades de leitura e escrita de forma harmônica, respeitando a sua individualidade!

Afinal de contas, pressionar e cobrar incessantemente os filhos, só fará com que ele fique desmotivado e inseguro!

Portanto a nossa dica é: tenha paciência, incentive seu filho a ler, demonstre amor e comemore a evolução dele, por menor que seja!

 

Você também pode gostar:

Use a tecnologia a favor da alfabetização do seu filho com Apps Educativo 

10 dicas incríveis que irão ajudar muito o seu filho no processo de ler e escrever

 

Fotografia de um aluno Alicerce segurando um livro e mostrando para a câmera

 

Seu filho está precisando de uma ajuda com a alfabetização? Conheça o Alicerce Educação. Aqui ele terá contato com uma metodologia inovadora que proporciona uma aprendizagem 4 vezes mais rápida!

 

Entre em contato com a gente através do link ou pelo WhatsApp (11) 4933-0818 e garanta a sua semana gratuita.

 

Fonte:

https://institutoneurosaber.com.br/qual-a-idade-certa-para-alfabetizacao/

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pelo Alicerce.