Como a Educação Afetiva pode transformar a aprendizagem do seu filho

O que você vai encontrar neste post?

 

Hoje em dia, estamos expostos a muitas informações e métodos inovadores que transformaram a forma em que vivemos!

Isso porque, as pessoas estão em busca de aprimorar e evoluir conceitos que antes não eram muito falados – não que eles não fossem importantes, apenas não faziam parte da cultura daquela sociedade!

 

Entretanto, hoje em dia, estamos cada vez mais olhando para esses assuntos. E um deles é a saúde mental!

Afinal de contas, a cultura atual em que vivemos prioriza muito mais a empatia, o respeito e a reciprocidade do que antigamente, não é mesmo?

 

Esse novo olhar atinge em cheio a forma como nos relacionamos com as pessoas, logo, buscamos vínculos mais saudáveis e harmônicos!

E isso engloba também a forma com que os pais educam seus filhos! Quer saber mais? Continue a leitura!

 

Fotografia de uma criança escrevendo

 

Entenda o que é Educação Afetiva e como aplicá-la com seu filho

 

O princípio desta metodologia consiste em deixar os filhos terem escolhas, valorizando e estimulando suas conquistas! E a partir disso, orientá-los e encorajá-los a desenvolver uma relação saudável com a aprendizagem e com o mundo a sua volta. 

Vale ressaltar que você não precisa acatar todos os desejos do seu filho, mas sim, dar espaço para que ele se expresse. 

É importante que essa relação seja equilibrada e saudável tanto para ele quanto para você! Portanto, converse com seu filho, escute o que ele tem a dizer, entenda suas vontades e ajude-o a perceber suas ações!

 

Para facilitar o entendimento, separamos algumas dicas de como aplicar a educação afetiva com o seu filho e como ela atua na aprendizagem da criança! Confira abaixo:

 

– Permita que seu filho se expresse

A educação afetiva considera a criança capaz de tomar decisões. Portanto, é importante dar espaço e permitir que a criança tenha a possibilidade de expressar sua opinião, seus gostos, suas vontades e desejos! 

Por exemplo, se a criança falar para você que não gosta de certo alimento, respeite o desejo dela. Seja flexível, de outra alternativa. Essa atitude mostra que você respeita a opinião dela e que ela pode tomar decisões. 

Desta forma, a criança passa a desenvolver a comunicação e permite que ela tenha um posicionamento assertivo na vida. Elementos fundamentais para uma boa relação com as pessoas e com a aprendizagem. 

 

Fotografia de uma criança escolhendo a roupa que vai vestir

 

– Incentive a autonomia da criança

Permita que o seu filho explore as ferramentas que tem disponível em casa. Traga ele para sua rotina, mostra como manusear certos objetos, desperte a curiosidade dele! Já passou pela sua cabeça que às vezes essa simples atitude pode fazer com que seu filho desperte alguma paixão? 

Você pode começar com coisas relativamente simples, como por exemplo: permita que seu filho ajude na criação de regras dentro de casa!

Deixar seu filho explorar o ambiente em que vive e participar de atividades, desenvolve muito a sua autonomia nos estudos. Ele passa a entender que tem capacidade de desbravar as coisas e superar desafios. Logo, a aprendizagem se torna algo motivador e interessante!

 

– Respeite o espaço do seu filho

Já aconteceu de estar na hora do almoço e você chamar o seu filho para comer mesmo ele estando ocupado? E como você reage?

A educação afetiva pontua a importância de não gritar com os filhos, mas sim, compreender suas atitudes para incentivá-lo a sempre aperfeiçoar suas atitudes!

Pode acontecer do seu filho estar no meio de alguma atividade escolar na hora que você chama ele para almoçar, e se você gritar, pode acabar frustrando a criança, fazendo com que ela perca a linha de raciocínio.

Nossa dica é: combine com a criança um tempo para ela finalizar o que estava fazendo – não precisa esperar que ela conclua a atividade. Mas ao menos, aquele tópico que já está em andamento. Assim, ela entende que você respeita o processo dela!

Essa atitude fará a criança desenvolver mais concentração e foco nos estudos!

 

Fotografia de uma aluna Alicerce estudando

 

– Desenvolva uma relação saudável com ele

A educação afetiva nos mostra que devemos agir de maneira saudável com as crianças e tratá-las da mesma forma que tratamos adultos.

Por exemplo, quando um adulto está chorando, você oferece suporte ou grita com ele?

Essa atitude constante de repreensão cria sentimentos de frustração na criança, pois ela não se sente valorizada! 

Ter essa consciência de lidar com as atitudes do seu filho de forma justa, proporciona o desenvolvimento do socioemocional!

E através disso, o seu filho irá sentir-se mais motivado e compreendido. Refletindo diretamente na sua relação com os estudos

 

Leia também: Como o trabalho de habilidades socioemocionais do Alicerce impacta no desenvolvimento do seu filho

 

Com isso, podemos concluir que, a aplicação da educação afetiva é fundamental para o desenvolvimento de habilidades importantes na vida do seu filho!

A educação afetiva é necessária para ressignificar muitas atitudes que tomamos sem ao menos nos dar conta!

A gente segue uma cultura onde a criança é vista como “inferior” que sua opinião não tem embasamento, que suas vontades estão erradas. Mas sabemos que isso não é verdade!

 

Portanto, mostre que você tem orgulho do seu filho, que ele tem o direito de opinar e acima de tudo, que ele é capaz! 

 

Fotografia de um pai abraçando seu filho

 

Aqui no Alicerce, usamos uma metodologia inovadora que apoia a educação afetiva entre aluno e professor. Essa relação além de proporcionar um vínculo maior entre eles, desenvolve o interesse do aluno na aprendizagem!

 

Quer que seu filho tenha acesso a essa metodologia? Entre em contato com a gente através do link ou pelo WhatsApp (11) 4933-0818 e garanta a sua semana gratuita.

 

Fonte: 

https://www.youtube.com/watch?v=qOISEKHUJzs 

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pelo Alicerce.