Você sabe o que é Alfabetização Matemática? Conheça a importância para o desenvolvimento de crianças e jovens

O que você vai encontrar neste post?

 

Quando falamos em alfabetização, a primeira coisa que vem à nossa mente é o reconhecimento das letras do alfabeto e os componentes da leitura e escrita, não é mesmo?

Entretanto, a alfabetização vai muito além disso, e precisamos incluir o conceito de alfabetização matemática durante o processo de aprendizagem das crianças!

Afinal de contas, podemos não perceber, mas temos contato – desde muito novos – com o mundo dos números! E entender e compreender o conceito por trás da memorização e a repetição de fórmulas é essencial para o processo de alfabetização matemática! 

 

Conheça qual a relação entre a alfabetização e a matemática e a importância dessa competência para a vida do seu filho!

 

Continue a leitura para saber mais.

 

Fotografia de aluna Alicerce em uma aula de matemática

 

Alfabetização Matemática: o que é?

 

Primeiramente, é importante que você saiba que, diferente da linguagem escrita, a matemática utiliza números, sinais e formas geométricas na sua representação.

Ou seja, para ler as informações matemáticas, não basta apenas conhecer sua linguagem, mas sim, decodificar e interpretar o sentido e significado por trás daqueles símbolos e sinais, bem como aprender a se expressar por meio deles.

Entretanto, além de saber escrever e falar os numerais, a criança precisa compreender a relação entre os números

Logo, podemos definir que uma criança foi alfabetizada matematicamente quando ela se torna capaz de ler, compreender e interpretar a linguagem matemática!

 

Fotografia de aluna Alicerce com um ábaco

 

O contato com o mundo dos números

 

Sabemos que a aprendizagem da criança começa antes mesmo da fase escolar. Isso porque, o contato com o mundo das letras e dos números está presente o tempo todo em nossas vidas!

Por exemplo, antes mesmo da criança ingressar no meio escolar, ela já tem consciência do seu nome e já tem um contato com os números, seja através de brincadeiras como esconde-esconde, amarelinha e muito mais!

Além disso, você pode optar por atividades lúdicas e criativas que possibilitem o relacionamento da criança com o mundo dos números, como: receitas culinárias!

Ou seja, a criança pode nem se dar conta, mas esse contato inicial é muito importante para prepará-la para o mundo da alfabetização matemática!

 

Leia também: Aprender (e ensinar) matemática pode ser divertido: 5 atividades para você explorar com o seu filho

 

– O papel do educador na alfabetização matemática!

O papel dos educadores é desenvolver – através de atividades lúdicas e divertidas – o conceito dos números, a relação entre eles, classificação, agrupamento, nomenclatura e simbolismo. 

É muito importante que o educador tenha essa percepção e avalie o desenvolvimento dos alunos de forma precisa para evitar que haja alguma defasagem matemática nas séries iniciais, pois dificilmente ele conseguirá avançar no conteúdo se não houver uma base bem construída!

 

Fotografia de uma educadora ajudando o aluno a estudar

 

A Matemática no dia a dia 

 

Talvez a criança não se dê conta, mas os números estão muito presentes no seu cotidiano, por exemplo – para ela saber informações básicas como: sua idade, data de aniversário, peso, altura, hora – ela usará conceitos da matemática!

Trazer para perto a ideia por trás do universo dos números, ajuda a criança a criar um relacionamento mais saudável com a matéria. Pois, aplicando seus conceitos, ela consegue compreender a importância da matemática para a sua vida! 

 

– Qual a importância para o desenvolvimento de crianças e jovens?

Através do mundo numérico, a criança começa a desenvolver habilidades como: cognição, senso espacial, domínio de números e operações, medidas e grandezas e etc.

No entanto, quando o assunto é alfabetização matemática na vida dos jovens, a sua importância se dá através do desenvolvimento intelectual, raciocínio lógico, organização, pensamento crítico e muito mais!

E apesar de ser muito comum associar a matemática com cálculos, não podemos esquecer que seu conceito vai além disso e está presente em todos momentos do nosso dia a dia, seja em casa, na escola, na rua, no restaurante, no shopping, ou até mesmo em uma conversa entre amigos.

Ou seja, quase tudo à nossa volta tem alguma base matemática. Por isso, compreender e dominar sua linguagem é fundamental para a nossa vida!

 

Colagem de duas fotos com aluna Alicerce fazendo uma atividade de matemática no quadro

 

Como o Alicerce Educação desenvolve a alfabetização matemática?

 

Aqui no Alicerce Educação, nosso objetivo é construir uma base sólida para que o aluno se sinta seguro em dar passos rumo aos seus sonhos e objetivos.

 

Desse modo, buscamos:

 

– Desenvolver no aluno seu papel na formação de capacidades intelectuais;

– Estruturação do pensamento;

– Agilização do raciocínio dedutivo;

– Aplicação a problemas;

– Situações da vida cotidiana e atividades do mundo do trabalho;

– Apoio à construção de conhecimentos de outras áreas curriculares.

 

Leia também: 10 razões para o seu filho não vai querer mais sair do Alicerce Educação

 

Muitos alunos aprendem matemática de forma técnica, onde a decoreba de fórmulas, tabuada e demais conceitos acabam não fazendo muito sentido na sua vida. Levando o estudante a criar uma certa resistência à matéria, resultando em um aluno pouco engajado e com muita dificuldade na área.

Por isso, a alfabetização matemática é tão importante, pois ela vai além da aprendizagem mecânica, ela ensina de forma prática e espontânea o universo matemático para aquele aluno!

 

Conta pra gente, você já tinha ouvido falar em alfabetização matemática?

 

Entre em contato com a gente através do link ou pelo WhatsApp (11) 4933-0818 e garanta a sua semana gratuita.

 

Fonte: 

https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/ric/article/view/273/259 

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pelo Alicerce.