Desenvolvimento infantil: conheça 10 frases que o seu filho precisa ouvir

O que você vai encontrar neste post?

 

Você já parou para pensar na importância de manter uma comunicação que encoraje o seu filho?

A forma como os pais se comunicam com os filhos tem um enorme impacto no desenvolvimento infantil. Isso porque, durante essa fase, a criança está começando a desenvolver suas habilidades socioemocionais.

Ou seja, estabelecer uma educação afetiva é fundamental para a criança!

Pensando nisso, hoje separamos 10 frases que o seu filho precisa ouvir durante a infância. Confira!

Foto de uma mãe conversando com o filho

O poder da palavra!

Sabemos que a comunicação é base de qualquer relacionamento e na educação infantil não é diferente!

É importante que você estabeleça uma relação com o seu filho que valorize os momentos desafiadores e apoie quando for preciso – sempre de forma positiva.

As palavras que as crianças ouvem podem afetar significativamente suas vidas! Por isso, observe as atitudes do seu filho, demonstre carinho, ofereça apoio emocional e ajude-o a enfrentar os desafios de forma que ele possa desenvolver suas habilidades emocionais.

Essa atitude é fundamental para que o seu filho cresça confiante e resiliente!

Além disso, muitas vezes, os comportamentos indesejados dos pequenos são reflexos de falta de apoio dentro do ambiente familiar – causando inúmeros desafios para a criança!

Com isso em mente, valorize os momentos juntos e mostre que o seu filho pode contar com você.


≫ Leia também: Você ouve o seu filho? Saiba os benefícios da escuta ativa infantil para os pequenos


 

– Os benefícios de falar coisas positivas para o seu filho:

Que palavras têm um poder incrível na educação infantil, você já sabe. Mas quais são os benefícios de manter uma comunicação positiva com o seu filho? Confira abaixo:

  • Melhora a autoestima;
  • Desenvolve a autoconfiança da criança;
  • Proporciona um ambiente familiar mais agradável;
  • Capacidade de enfrentar desafios;
  • Propriedade em manifestar suas emoções, sentimento de maneira saudável.

Foto de uma criança feliz fazendo um sinal de positivo com as mãos

10 frases que o seu filho precisa ouvir

1 – Você é muito importante para mim, do jeitinho que você é!

Pode parecer óbvio, mas expressar para a criança que ela é importante – independente de qualquer coisa – é fundamental. Através desse reconhecimento, a criança passa a se sentir mais confiante e segura.

2 – Meu amor por você nunca vai mudar!

As crianças precisam se sentir acolhidas em relação às suas escolhas e essa dica serve para todos os âmbitos da vida. É comum que os pequenos sintam insegurança em expressar o que sentem e pensam por medo de julgamentos. Isso serve também para aqueles momentos onde a criança acaba fazendo algo considerado “errado”.

3 – Me perdoe se eu te magoei!

É muito comum que os adultos pensem que estão sempre certos, mas a verdade é que você pode acabar tendo atitudes que magoam o seu filho – às vezes sem perceber. Por isso, é importante que você observe também as suas ações e compreenda quando é necessário pedir desculpas para o seu filho.

4 – Eu sempre estarei com você, não importa o que aconteça!

A crianças precisam ouvir palavras que demonstrem o quanto elas são importantes e que você irá estar ao lado dela independente de qualquer coisa, pois seu amor por ela é incondicional. Crianças que recebem esse tratamento desenvolvem habilidades sociais fundamentais para o seu desenvolvimento e sucesso no futuro, pois se sentem capazes!

5 – Eu confio em você!

A confiança é uma peça fundamental na vida de qualquer pessoa e relacionamento. E como pai e mãe, é fundamental que você expresse o quanto você confia no potencial do seu filho. Essa atitude além de inspirar a criança, possibilita que ela também confie em si mesma.

Foto de uma mãe acolhendo o filho

6 – Você é muito corajoso!

É importante que você diga para o pequeno o quanto ele é corajoso e capaz de enfrentar os momentos difíceis. Podemos não perceber, mas as crianças também passam por dificuldades na infância – seja na escola ou em outro contexto. Logo, expressar o quanto ele é forte é essencial para que o seu filho consiga perceber sua própria capacidade de superar os obstáculos.

7 – Você me dá orgulho!

Cada passo que o seu filho dá, é importante para o seu desenvolvimento – por menor que seja e é fundamental que você deixe claro o quanto você está orgulhoso dele. Sabe quando seu filho fica todo animado após aprender algo novo ou tirar uma nota boa? Comemore e expresse o orgulho que você tem dele!

8 – Tudo bem se não quiser falar sobre isso agora!

Temos o costume de querer tudo do nosso jeito e podemos acabar deixando as vontades da criança de lado. Por isso, é muito importante que você expresse que está tudo bem se ela não quiser falar sobre algo naquele momento e que você estará ali para quando ela se sentir confortável! Com isso, você demonstra que está presente na vida da criança e que respeita o espaço e o tempo dela.

9 – Você é capaz!

A infância marca uma fase de desenvolvimento, logo, é normal que elas ainda não tenham plena consciência de algumas habilidades. Por esse motivo, é muito importante que você fale e expresse o quanto ela é capaz de alcançar tudo o que deseja. Com isso, a criança vai ganhando confiança e desenvolvendo mais as suas capacidades.

10 – Está tudo bem errar, é assim que aprendemos!

Por último, mas não menos importante, é de extrema importância que você explique para seu filho que está tudo bem errar e que isso é completamente normal! As crianças não lidam bem com momentos como esse, pois ainda não compreendem o que estão sentindo e nem como lidar com isso. Por isso, mostre para ele que é através dos erros que a gente aprende. Incentive seu filho a se tornar uma pessoa resiliente!

Foto de uma mãe abraçando o filho

Com essas dicas ficou mais fácil notar como as palavras influenciam o desenvolvimento infantil e que através de uma comunicação assertiva a criança se sente mais segura e protegida e capaz!

Portanto, inclua essas frases no seu dia a dia e veja como o resultado será positivo!

Gostou das nossas dicas? Comente aqui embaixo qual frase você costuma falar para seu filho!

 

Conheça o Alicerce Educação, entre em contato com a gente através do link ou pelo WhatsApp (11) 4933-0818 e garanta a sua semana gratuita.


Você também pode gostar:

Comunicação não violenta: qual a importância na educação do seu filho?

Pais também pedem desculpas! Veja 4 boas maneiras de pedir perdão ao seu filho

Como o trabalho de habilidades socioemocionais do Alicerce impacta no desenvolvimento do seu filho

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pelo Alicerce.