Educação Socioemocional: o que é e porque ela é tão importante

O que você vai encontrar neste post?

 

Fotografia de uma criança segurando um desenho de um rosto feliz

 

O primeiro contato de uma criança com o meio social é através da família e do ambiente educacional em que ela está inserida. Portanto, o aprendizado que ela obtém através desses dois meios são essenciais para formação da sua personalidade, habilidades e preparação para a vida adulta!

Contudo, essa formação não depende única e exclusivamente do desenvolvimento de conteúdos acadêmicos de domínio específico, como por exemplo: português, matemática, história, geografia e etc.

 

A educação socioemocional, além de auxiliar os alunos a reconhecerem e compreenderem as próprias emoções, ensina como eles devem lidar com elas. Melhorando, assim, o convívio social!

Até pouco tempo atrás, o assunto não era muito falado e discutido, entretanto, em 2019 a Base Nacional Curricular de Ensino (BNCC) incluiu a educação socioemocional na grade curricular obrigatória nacional, e desde então, o assunto tem ganhado mais visibilidade!

 

Quer conhecer melhor o tema e entender a sua importância? Continue a leitura!

 

O que é educação socioemocional?

 

Sabemos que uma criança precisa desenvolver outras habilidades além das competências tradicionais de ensino e estas habilidades são conhecidas como socioemocionais.

A educação socioemocional une diversas estratégias pedagógicas que tem como objetivo ajudar os alunos a expandirem competências emocionais e sociais necessárias para o desenvolvimento pessoal, interpessoal e social.

 

E quais são essas habilidades? 

Existem inúmeras práticas que a educação socioemocional ajuda a desenvolver, entre elas: autoconhecimento, autoconfiança, tomada de decisões, autodisciplina, autocontrole, consciência social e muito mais!
 

Fotografia de alunos Alicerce com desenhos que representam as emoções

 

A importância do desenvolvimento socioemocional!

 

As competências socioemocionais permitem que os alunos estejam mais preparados para serem protagonistas da própria jornada, explorando as habilidades de liderança, comportamento em público, inteligência emocional e relacionamentos interpessoais saudáveis!

Separamos uma lista com os principais pilares do desenvolvimento socioemocional e suas vantagens:

 

  • Conhecimento de si próprio

Para conviver bem com os outros, antes precisamos ter uma relação saudável com nós mesmos! Por isso, o conhecimento de si próprio é tão importante!

Através dele o indivíduo desenvolve a capacidade de reconhecer e nomear as emoções que sente; perceber de quais situações despertam certas emoções; reconhecer suas habilidades e limites; ter autoconfiança e autoeficácia!

 

  • Controle de si próprio

Após desenvolver a habilidade do próprio conhecimento, o aluno passará a desenvolver o controle de si próprio.

Nesta fase, ela passa a: controlar impulsos; controlar estresse; ter autodisciplina; automotivação; estabelecer objetivos e ter habilidades de organização!

Por meio dessas competências, o indivíduo já começa a desenvolver um senso de como agir e reagir às situações da vida de forma saudável e harmônica, o que nos leva ao próximo pilar: 

 

  • Consciência social

Para conviver em sociedade, não basta ter autoconhecimento e autocontrole, é preciso compreender e respeitar as pessoas ao redor! E é exatamente isso que o aluno desenvolve através desta habilidade!

Aqui, o aluno sai da bolha do seu próprio mundo e passa a abordar questões interpessoais que são extremamente importantes para o convívio social, como por exemplo: reconhece e nomeia as emoções do outro; percebe como o seu comportamento afeta os outros; consegue ajustar seu comportamento a partir de devolutiva do outro; possui capacidade de se colocar no lugar do próximo – capacidade de empatia; aprecia e diversidade e respeita os outros!

Ter uma consciência social bem trabalhada ajuda o indivíduo a ser uma pessoa mais agradável! O resultado é um bom convívio social.

 

Fotografia de alunos Alicerce meditando

 

  • Relação e interação com outras pessoas

Ter uma boa comunicação com as pessoas é um fator determinante em relação às oportunidades do indivíduo na trajetória profissional e social!

Por esse motivo, é essencial desenvolver uma comunicação clara e assertiva; construir e manter relacionamentos; trabalhar em equipe, respeitar o espaço individual e exercer a gratidão!

Essas ações são importantes para a vida em todos os aspectos!

 

  • Decisões e atitudes responsáveis

Essa competência diz respeito à inserção no mercado de trabalho, para isso, é imprescindível ter o domínio de suas próprias decisões e atitudes!

Veja algumas características essenciais que a educação socioemocional proporcionará ao aluno em relação a essas questões: habilidade de identificar problemas; o controle de resolver problemas; capacidade de avaliar atitudes e decisões importantes; responsabilidades éticas e resiliência.

Ao desenvolver essas habilidades o indivíduo está apto a interagir com o meio social de maneira eficaz e produtiva!

 

Como trabalhar essas habilidades socioemocionais no ambiente educacional?

 

O indicado é que o educador inclua na rotina dos alunos atividades lúdicas e cognitivas que promovam a criatividade, o conhecimento de culturas diferentes, o incentivo a cooperação, e o estímulo à autonomia do aluno! Como por exemplo: rodas de conversa, oficinas, palestras, entre outros.

Essa inclusão da educação socioemocional na rotina dos alunos é essencial para que eles estejam mais preparados para conviver com outras pessoas e tenham sucesso no mercado de trabalho e vida pessoal no futuro!

 

Fotografia de alunos Alicerce em uma roda de conversa

 

Portanto, a educação socioemocional é essencial para que os alunos tenham uma construção de vida pessoal e profissional satisfatória e coerente. Desenvolvendo assim, suas potencialidades e emoções de maneira eficiente!

Aqui no Alicerce a educação socioemocional está presente na rotina dos nossos alunos através da trilha de Habilidades Para a Vida!

 

Quer saber mais? Então entre em contato com a gente através do link ou pelo WhatsApp (11) 4933-0818 e garanta a sua semana gratuita.

 

Fonte:

https://www.inteligenciadevida.com.br/pt/conteudo/o-que-e-educacao-socioemocional-na-pratica/

https://www.inteligenciadevida.com.br/pt/conteudo/bncc-como-as-escolas-estao-se-adaptando-para-inserir-a-educacao-socioemocional-no-curriculo/ 

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pelo Alicerce.