O seu filho engajado através das Transformações Metodológicas

O que você vai encontrar neste post?

 

Você sabia que a falta de interesse e o rendimento escolar do seu filho nem sempre é culpa dele?

Para entender isso, precisamos observar toda trajetória do aluno e analisar como e quando essa falta de engajamento surgiu!

O primeiro passo é compreender como está a relação dele com a metodologia de ensino usada em sala de aula. Por isso, é muito importante que você converse com o seu filho.

Isso porque, muitas vezes, o aluno não está recebendo o estímulo certo, logo, seu interesse pelos estudos pode decair e as frustrações e a falta de interesse começam a surgir, causando impacto em toda a sua jornada educacional.

 

Aqui no Alicerce Educação o aluno é o nosso maior foco e para garantir que ele esteja em sintonia com a aprendizagem, utilizamos um método de ensino inovador, que acompanha a evolução educacional!

Pensando nisso, hoje vamos abordar as transformações metodológicas e como esse método ajuda a manter os alunos Alicerce Educação engajados!

 

Fotografia de aluna Alicerce sorrindo para a câmera

 

O avanço da educação

 

É de conhecimento geral que de dois anos para cá muita coisa mudou no nosso cotidiano! O principal motivo dessa mudança foi a chegada de uma pandemia.

Com isso, o meio educacional precisou se reinventar às pressas para não deixar os alunos sem aula. 

 

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 99,3% das escolas brasileiras suspenderam as atividades presenciais durante a pandemia da Covid-19.

Ou seja, os professores e os alunos precisaram se adaptar a esse meio digital. E essa mudança na forma de dar aula pode ter gerado certos conflitos. Isso porque a metodologia antes usada em sala de aula, já não condiz com as aulas online.

 

Antes os alunos eram acostumados a serem ouvintes e receber e informação do professor, que tinha o papel de detentor do conhecimento. Após essa nova realidade, os alunos aprenderam a mexer em diferentes plataformas, exercendo sua autonomia na busca do conhecimento.

Desta forma, precisamos entender que a metodologia tradicional já não é a melhor opção para manter os alunos engajados! Precisamos de transformações metodológicas em todo sistema educacional.

 

Fotografia de alunos Alicerce em sala de aula

 

Transformações metodológicas

 

O mundo em que vivemos hoje já não é o mesmo de anos atrás. Diversas inovações surgiram e a educação precisa acompanhar esse ritmo!

Mas como investir nessas transformações metodológicas?

Para aplicar uma metodologia de ensino inovadora e atual, a comunidade de aprendizagem precisa investir em algumas mudanças, são elas: formato de aula, abordagem pedagógica e competências.

Ou seja, quando falamos em inovar a educação, precisamos ter em mente que não se trata apenas do apoio das escolas e professores, mas sim, de toda comunidade escolar! 

 

Todo sistema educacional precisa de transformações metodológicas para que a educação dos alunos seja efetiva, motivadora e atual. Aplicando os conteúdos de forma com que os alunos pratiquem as habilidades essenciais que esse método proporciona!

 

Como o Alicerce Educação mantém seus alunos engajados

 

Precisamos ter em mente que as transformações metodológicas surgiram com o intuito de aperfeiçoar o que já é ensinado!

Isso não quer dizer que devemos deixar de ensinar as matérias básicas, mas sim, englobar novas perspectivas de ensino

 

Fotografia aluna Alicerce

 

E é exatamente isso que o Alicerce Educação busca! Nossas aulas seguem o princípio da metodologia ativa de aprendizagem

Através desse método, nossos alunos são ensinados a desenvolver autonomia, comunicação, habilidades socioemocionais, pensamento crítico,  repertório cultural e outros princípios essenciais para sua jornada.

Além disso, no Alicerce Educação seu filho terá aulas de competências gerais, como: escrita, leitura e matemática. Mas, entendemos que para o aluno sentir-se estimulado, ele precisa participar ativamente desse processo, por isso, o Alicerce disponibiliza aos alunos:

 

  • Metodologia Ativa

O conceito da metodologia que usamos em nossas aulas coloca o aluno no centro do processo de aprendizagem. 

Em outras palavras, o aluno precisa progredir para ser agente do seu próprio processo de aprendizagem, desta forma, ela estará constantemente aprendendo a aprender. 

Com isso, ele compreende sua capacidade de resolver questões e problemas, desenvolvendo gosto pelos estudos e mantendo-se engajado!

 

  • Educação humanizada

Valorizamos as relações humanas e, por isso, adotamos a comunicação não violenta em todas as nossas unidades de ensino! 

Acreditamos que para um indivíduo ter sucesso em todos aspectos da vida, a relação dele com o meio social é essencial! Desta forma, educamos os alunos a agirem sempre com respeito ao próximo. 

Esse método aproxima o aluno das pessoas e faz ele se sentir parte integrante daquele meio. 

 

Fotografia de alunos Alicerce em roda de conversa

 

  • Habilidades para a vida

Para que a aprendizagem seja bem-sucedida, o aluno precisa ter contato com conteúdos essenciais para o seu desenvolvimento, como por exemplo: educação sociocultural, educação financeira, educação socioemocional e muito mais!

Além disso, através das habilidades para a vida, o Alicerce Educação ajuda o aluno a desenvolver suas habilidades e paixões, e conquistar seus sonhos!

O resultado é um aluno mais envolvido no processo de aprendizagem!

 

  • Acesso ao meio digital

Combinar a educação digital na aprendizagem dos alunos é essencial para manter eles engajados. Essa ferramenta aguça a curiosidade dos alunos e os mantém interessados no conteúdo. 

A internet e os aparelhos eletrônicos fazem parte da rotina dessas crianças, e nada melhor do que aproveitar esse interesse para trabalhar a aprendizagem, não é mesmo?

 

Fotografia de alunos Alicerce usando notebook em sala de aula

 

Aqui no Alicerce Educação trabalhamos com o conceito de entender, praticar e construir. Afinal, para uma criança manter interesse nos estudos, ela precisa compreender o que está aprendendo, colocar em prática e ver a função daquele conteúdo!

Nossos alunos se mantêm engajados, pois trabalhamos juntos na formação do seu futuro, mostrando que eles podem alcançar o que desejam!

Engajamos os nossos alunos a serem pessoas melhores e com oportunidades!

 

Concluímos então, que para motivar o aluno, o ensino precisa de transformações e o aluno de acolhimento! Desta forma, o processo de ensino e aprendizagem desenvolve não apenas um estudante, mas um indivíduo apto a ingressar na vida adulta de forma completa e satisfatória!

 

Seu filho está precisando de mais engajamento nos estudos? Entre em contato com a gente através do link ou pelo WhatsApp (11) 4933-0818 e garanta a sua semana gratuita.

 

Você também pode gostar:

Alfabetização no ensino tradicional x Alfabetização no Alicerce 

O jeito Alicerce de ensinar

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pelo Alicerce.