Sustentabilidade: conheça 5 formas divertidas para ensinar o seu filho em casa

O que você vai encontrar neste post?

 

Você com certeza já ouviu falar em sustentabilidade, não é mesmo?

Afinal, esse é um assunto que frequentemente surge na mídia, redes sociais e em conversas!

Mas você já parou pra pensar que tudo o que a gente faz hoje reflete no futuro do seu filho? Por isso, é extremamente importante abordar esse assunto desde cedo com os pequenos.

Provavelmente na escola ele vai ouvir falar sobre o meio ambiente e consciência ecológica, mas é em casa que os primeiros exemplos devem ser dados e incentivados para que isso não seja apenas um conhecimento adquirido sem utilidade.

Pensando nisso, hoje separamos 5 formas divertidas para você ensinar sustentabilidade para o seu filho em casa. Confira!

Foto com o símbolo de sustentabilidade

O que é sustentabilidade?

Em teoria, sustentabilidade é um conjunto de ações que tem como objetivo atuar de maneira consciente, impactando de maneira positiva o meio ambiente e respeitando também a sociedade. 

Ou seja, ser sustentável é conseguir fazer com que um sistema funcione de forma apropriada sem afetar o que está ao seu redor. 

Se cada um realizar pequenas atitudes ao longo do seu dia, é possível melhorar a qualidade de vida de todos e permitir que a terra seja um ambiente propício para nós e nossos descendentes.

Só o fato de demorar menos no banho e separar o lixo para a reciclagem, por exemplo, já auxilia a reduzir os impactos no mundo. 

Lembrando que os recursos que possuímos são limitados, então quanto mais consciente usarmos eles, melhor.

 

– Por que é tão importante ensinar esse conceito às crianças?

Quem não quer que seus filhos e as gerações futuras tenham oportunidades e uma boa qualidade de vida?

Para isso, ensinar o pequeno o que é e como ser sustentável é essencial! E uma das melhores formas de se fazer isso é começar dando o exemplo dentro de casa.

Cada vez mais vem sendo necessária a mudança de hábitos para gerenciar melhor os recursos que temos para viver bem!

As crianças aprendem muito observando as atitudes dos pais e intuitivamente acabam imitando esse comportamento. Ou seja, é muito mais fácil ensinar dando exemplo, fazendo com que seu filho já cresça com o hábito de cuidar do planeta.

Ilustração de uma criança abraçando o mundo

A sustentabilidade no dia a dia

Existem muitas atitudes diárias que você pode ensinar ao seu filho para ajudar a cuidar do planeta e mostrar que a sustentabilidade é responsabilidade de todos nós. Veja abaixo algumas delas:

  • Doar o que não se usa mais ao invés de jogar fora
  • Usar a eletricidade de forma consciente
  • Moderar na água ao tomar banho
  • Separar o lixo corretamente para a reciclagem
  • Ensinar a origem dos alimentos e a importância do cultivo
  • Consumir menos alimentos processados e industrializados

Mas afinal, como ensinar tais hábitos para os pequenos? Continue a leitura!


≫ Leia também: Sustentabilidade empresarial e o futuro do ecossistema!


 

5 formas divertidas para ensinar sustentabilidade para o seu filho:

 

1. Jogos: 

Por que não transformar o ato de separar o lixo em uma brincadeira? 

Você pode criar um sistema de pontos para cada lixo descartado no local correto. Assim seu filho aprende se divertindo.

Da mesma forma, é possível fazer uma atividade com o pequeno para separar brinquedos ou roupas que ele não usa mais para doar.

Não entendeu como funciona? Confira a ilustração abaixo:

Ilustração de lixo separado, em cada um um ponto. Por exemplo: papel +1, plástico +2....

2. Placas: 

Uma forma bem legal é espalhar várias sinalizações pela casa, indicando algumas ações a serem feitas, como por exemplo: apagar a luz ao sair, desligar a tv quando não estiver assistindo, entre outros.

E se seu filho gosta de super heróis ou algum outro personagem, você pode colocar a figura deles em cima do interruptor como forma de sinalização para ajudar a lembrá-los de desligar a luz, por exemplo.

Desta forma, você chama a atenção da criança e incentiva esse hábito tão importante!

 

3. Horta: 

Muitas crianças desconhecem a origem dos alimentos e uma forma muito legal de ensinar isso a elas, é através de uma horta. 

Ter um espaço em casa para cultivar alguns temperos e legumes já é suficiente para ensiná-los sobre. E mesmo que você more em um espaço menor, é possível criar uma horta vertical!

Através dessa dica, seu filho aprende na prática como é importante cultivar alimentos frescos.

 

4. Passeios na natureza: 

Levar o pequeno a um parque, praia ou algum lugar onde ele possa estar em contato com a natureza, colabora para que ele desenvolva uma relação mais próxima com o meio ambiente. 

Dessa forma, ele vai se aproximando mais e acolhendo o planeta – fazendo com que haja uma vontade de preservar e cuidar da nossa casa.

 

5. Livros e filmes: 

Existem vários filmes, desenhos, documentários e livros infantis que retratam a situação ambiental e é uma ótima forma didática para que seu filho aprenda mais sobre o mundo e como cuidar dele.

Uma dica é o livro “Os Melhores Amigos do Planeta”. Na história, a própria criança vira o personagem do livro e participa de uma aventura que ensina sobre sustentabilidade.

Aproveite o momento e puxe uma conversa com a criança sobre o que ela achou e sobre o que ela pensa sobre – estimular o raciocínio desde cedo é muito importante para desenvolver o pensamento sustentável com mais facilidade.

Foto de uma criança sorrindo

Quando ainda pequenas, as crianças aprendem de forma rápida e facilmente adotam aquilo pro seu dia a dia, por isso ensiná-las sobre a sustentabilidade permite que ela cresça com uma consciência ambiental de forma natural.

Atualmente, já podemos ver algumas consequências no meio ambiente por conta de ações não sustentáveis, e a melhor forma que você tem de preparar seu filho para o futuro é mostrando o caminho de como podemos mudar e melhorar a qualidade de vida.

Aqui no Alicerce Educação, ensinamos nossos alunos não apenas matérias básicas, como português e matemática, mas também trabalhamos habilidades importantes para sua formação como pessoa, como por exemplo: sustentabilidade!

 

Viu como a introdução do tema sustentabilidade pode ser importante para o desenvolvimento do seu filho? Quer saber mais? Entre em contato com a gente através do link ou pelo WhatsApp (11) 4933-0818 e garanta a sua semana gratuita.

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pelo Alicerce.