Sustentabilidade empresarial e o futuro do ecossistema!

Sustentabilidade empresarial é um conjunto de ações e políticas que uma empresa adota com o objetivo de atuar de maneira consciente, impactando de maneira positiva o meio ambiente e respeitando também a sociedade. 

Logo, para que uma empresa seja considerada sustentável ambientalmente e socialmente, ela deve manter um equilíbrio sobre três pilares: o ambiental, o econômico e o social. Conhecido como triple bottom line (3P, em inglês, de People, Planet e Profit) conceito criado pelo consultor britânico John Elkington no final da década de 1980.

 


Vale a pena ressaltar que sustentabilidade empresarial não são atitudes superficiais que visem o marketing. As práticas adotadas por uma empresa devem apresentar resultados significativos para o meio ambiente e a sociedade como um todo. 

Hoje, já existem diversos tipos de relatórios e índices para medir o grau de sustentabilidade empresarial de um negócio.

Uma ferramenta que pode auxiliar as empresas que zelam pela sustentabilidade empresarial é o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), criado pela Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa).

O índice é uma importante ferramenta de análise e comparação das empresas que mantêm ações na Bolsa de Valores, e busca esclarecer para os investidores como essas empresas estão adotando práticas de desenvolvimento sustentável.


Dicas de práticas sustentáveis para sua empresa:

 

Agora que você já conhece um pouco sobre a importância da sustentabilidade empresarial, vamos apresentar algumas dicas que vão te ajudar a entender como você pode implementar essa prática dentro da sua empresa:

 

  • Reciclagem de materiais;
  • Lixos de coleta seletiva nos ambientes de trabalho;
  • Eliminação de copos descartáveis;
  • Reutilização de sobras de matéria-prima;
  • Uso de materiais ecológicos;
  • Racionamento de recursos como água e energia elétrica;
  • Utilização de lâmpadas de LED;
  • Uso de filtros para barrar a emissão de poluentes no meio ambiente;
  • Descarte adequado de esgoto e resíduos químicos;
  • fazer comunicados por e-mail ou por mensagem de texto via celular, tentando diminuir o consumo de papel;
  • Criação de projetos educacionais voltados para a preservação do meio ambiente;
  • Adoção de projetos que visem o desenvolvimento educacional e cultural da comunidade em que a empresa está inserida.


A sustentabilidade empresarial apresenta várias vantagens às empresas!

 

O conceito de sustentabilidade é, de fato, uma pauta urgente, pois além de respeitar o meio ambiente, a sustentabilidade empresarial tem a capacidade de mudar de forma positiva a imagem de uma empresa junto aos consumidores.

Visto que o aumento do consumo levou a uma exploração dos recursos naturais, colocando em risco as reservas ambientais.

Como consequência, surgiu uma pressão da sociedade, de organizações ambientais e lideranças mundiais pelo fim do descaso com o meio ambiente. Logo, cada vez mais os consumidores vão buscar produtos e serviços de empresas sustentáveis.

E qual a importância? Pense, por exemplo, na explosão de marcas que investem em produtos veganos, desde roupas a cosméticos, ou itens eco-friendly, como os canudos de aço e papel, que substituem os canudos de plástico.

 

Exemplos de empresas sustentáveis no Brasil e no mundo:

 

Natura: Desde 2007, pioneira no desenvolvimento sustentável, a Natura é 100% carbono neutro. Todas as emissões de carbono relacionadas com a fabricação, o transporte ou com o armazenamento dos produtos são rigorosamente controladas em todos os países onde a Natura atua.

A empresa também investe muito em estratégias de marketing e projetos colaborativos para mostrar aos seus consumidores a grande importância da natureza, preservação e conservação da mesma para fazer cosméticos e outros produtos.

 

B.O.B: É uma empresa especializada em cosméticos sólidos que visa reduzir o uso de embalagens, zerar o uso de plástico e acabar com a contaminação de nossas águas com ingredientes químicos. Além disso, a empresa usa somente ingredientes não tóxicos, veganos e embalagens biodegradáveis.

 

Unilever: Essa empresa é referência quando se fala sobre empresas sustentáveis. Ela possui um plano anual de sustentabilidade onde traça metas a serem cumpridas. Dentre esses propósitos podemos chamar atenção para o principal: tornar a vida sustentável parte do dia a dia de todos.

Em 2010 a empresa lançou o Plano de Sustentabilidade da Unilever (Unilever Sustainable Living Plan – USLP), que tem como objetivo provar que a sustentabilidade e sucesso do negócio estão ligados.

 

 

Logo, por ser uma questão importante para o crescimento da empresa e para o bom desenvolvimento do meio ambiente, a sustentabilidade empresarial deve ser um assunto a ser tratado por todos os gestores, líderes e demais interessados. É preciso ampliar o conhecimento dentro e fora da empresa.

Portanto, só assim é possível garantir um futuro saudável para as próximas gerações. E você? Já adota práticas sustentáveis em sua empresa?

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pelo Alicerce.