Enem 2022: por que começar a estudar agora e como o Alicerce pode te ajudar?

O que você vai encontrar neste post?

 

Você já começou a estudar e revisar os conteúdos para o ENEM 2022?

O ENEM marca o final do da fase escolar e começo da vida universitária – sonhos de muitos jovens!

Através da nota do seu exame, você garante vaga nas universidades públicas de todo o país e ainda pode concorrer a bolsas de estudos em faculdades privadas.

As provas ocorrem nos dias 13 e 20 de novembro e, mesmo faltando mais de 6 meses, é extremamente importante já começar a se preparar para a prova.

Para te ajudar nessa missão, hoje vamos te mostrar porque é importante começar a estudar para a prova o quanto antes e como o Alicerce Educação pode te ajudar através do cursinho Alicerce!

Continue a leitura para conferir!

Foto de um aluno estudando

Como funciona a prova do ENEM?

Recentemente – dia 29 de março – o Ministérios da Educação (MEC) divulgou por meio do edital n.º 14/2022, todas as informações referentes ao ENEM 2022 – inclusive o que você precisa estudar para a prova.  

O exame – que acontece em dois domingos consecutivos – avalia o conhecimento dos alunos através de 4 áreas de conhecimento:

  • Ciências Humanas e suas Tecnologia, que aborda conteúdos de história, geografia, sociologia e filosofia
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias, que engloba conteúdos de química, física e biologia
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, que trabalha conteúdos de língua portuguesa, língua estrangeira e literatura
  • Matemática e suas Tecnologias, que foca nos conhecimentos do campo da matemática.

Ao total são 45 questões para cada um das 4 áreas de conhecimento – totalizando 180.

E além das questões objetivas, os alunos também precisam produzir uma redação que segue o modelo dissertativo – argumentativo.

 

Quais os benefícios de começar a estudar agora para o ENEM 2022?

Sabemos que essa fase – conclusão do ensino médio, prova do ENEM e ingressão na faculdade – mexe muito com os jovens, e por conta disso, muitos acabam deixando para estudar para a prova do ENEM em cima da hora.

Lembrando que muitas coisas podem interferir durante a prova, como: insegurança, nervosismo, o famoso “branco”, falta de conhecimento sobre o tema, entre outros.

E como a concorrência é grande, é fundamental que você comece a estudar com antecedência. Desta forma, o seu desempenho no exame será muito mais satisfatório e a tão sonhada vaga na faculdade poderá se tornar realidade.

Ou seja, começando a estudar agora você consegue adiantar o conteúdo e montar um planejamento mais eficaz!

A vantagem é que em caso de dúvidas, você ainda tem tempo de conversar com seu educador e revisar o que precisar!

Foto de um jovem sorrindo


≫ Leia também: Autonomia dos alunos é essencial para um futuro de sucesso. Entenda!


 

Dicas que vão te ajudar – e muito – na hora de estudar para o ENEM 2022

 

– Conheça a prova do ENEM:

Sabemos que a prova do ENEM exige muito dos alunos. Isso porque a prova é dividida por áreas de conhecimento. Além disso, existem regras bastante específicas.

Por isso, o primeiro para para estudar para o exame é conhecer a estrutura e estar por dentro dos conteúdos que caem na prova.

Uma dica que pode te ajudar, é conferir através do portal do  INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) as provas das edições anteriores do ENEM. Nele você encontra todas as questões e gabarito (confira o link no final do artigo¹).

 

– Defina suas prioridades:

Conhecer quais conteúdos você precisa aprimorar é fundamental para dar início a jornada de estudos.

Esse passo é extremamente importante para que você consiga montar um cronograma de estudos, pois desta forma, você entende quais são as suas prioridades.

Mas vale ressaltar a importância de revisar aqueles conteúdos que você já tem um domínio maior! 

 

– Crie um cronograma de estudos:

Agora que você já definiu suas prioridades e já conhece o seu estilo de aprendizagem, o próximo passo é montar um cronograma!

A dica aqui é: liste todos os conteúdos que são abordados com mais frequência na prova do ENEM e comece por aqueles que precisam de uma atenção extra!

É importante que você avalie toda a sua rotina, pois desta forma, ficará mais fácil estabelecer os melhores horários para você estudar

Um bom conselho é programar um horário fixo todos os dias, para criar um compromisso com essa atividade. 

E claro, crie um cronograma que esteja próximo da sua realidade, pois não tem nada pior do que ter um cronograma de estudos pronto, mas nunca conseguir cumpri-lo.

Foto de um cronograma de estudos

– Teste diferentes métodos para estudar:

Cada ser humano é único, logo, existem estilos de aprendizagem que se encaixam melhor com o seu estilo.

E para descobrir isso, é importante que você faça testes!

Essa dica é fundamental para aprimorar o seu rendimento, pois através dessa estratégia, você consegue definir quais recursos e ferramentas proporcionam mais resultados para o seus estudos.

 

– Inclua a técnica Pomodoro na sua rotina de estudos:

A técnica Pomodoro consiste em aumentar a concentração e o foco através de blocos de concentração e para isso é recomendado que você use um cronômetro. Confira abaixo como funciona:

  • Divida sua tarefa em períodos de 25 minutos
  • Quando o cronômetro tocar, tire uma pausa de 5 minutos
  • Repita esse processo 4 vezes
  • A partir da 5º bloco, o intervalo aumenta 5 minutos

Ou seja, na quinta vez o intervalo é de 10 minutos, na sexta vez o intervalo é de 15 e por aí vai.

Pode parecer estranho, mas essa técnica ajuda a manter a produtividade sem interrupções – como mexer no celular – em momentos importantes de concentração.


≫ Leia também: Essas 6 dicas vão fazer você decolar nos estudos!


 

Conheça o Cursinho Alicerce!

Sabemos que nem todos têm condições de pagar cursinhos pré vestibulares. E foi pensando em ajudar o maior número de estudantes que o Alicerce Educação criou o Cursinho Alicerce!




A proposta é levar uma educação de qualidade por um preço acessível para aqueles alunos que sonham em alcançar uma boa nota no ENEM e ingressar em uma faculdade pública e tudo isso em um modelo 100% online. 

O Cursinho Alicerce oferece um fortalecimento da base educacional, mentoria, redação e atualidades, planejamento de estudos e simulados online.

Além disso, o programa consta com acompanhamento de uma psicopedagoga, que auxilia no desenvolvimento socioemocional dos alunos, fazendo com que eles cheguem mais preparados para prestar o vestibular!

 

Quer saber mais? Acesse o nosso site e confira! Ou entre em contato com a gente através do link ou pelo WhatsApp (11) 4933-0818 e garanta uma semana de aula gratuita.


Fonte: 

https://descomplica.com.br/blog/dicas-estudos/noticias-enem-e-vestibular/enem-2022-por-que-estudar-agora/

¹. Provas e Gabaritos ENEM, clique aqui

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pelo Alicerce.