Abandono escolar cresce 197,8% em 2021: Como o Alicerce pode ajudar?

O que você vai encontrar neste post?

 

De dois anos pra cá muita coisa mudou na nossa vida, não é mesmo? A pandemia do Covid-19 pegou todo mundo de surpresa e acabou gerando inúmeros problemas para a sociedade! 

E hoje vamos falar sobre uma das áreas mais afetadas: a educação infantil!

Sabemos que manter as crianças engajadas durante a fase da alfabetização é uma tarefa que exige muito cuidado, tanto dos pais, quanto dos educadores!

E quando nos deparamos com essa nova realidade, o medo e a insegurança de não conseguir atender o aluno de forma completa, tomou conta de todos! 

O reflexo da pandemia nesse setor é bastante preocupante e vamos enfrentar seus efeitos por muito tempo. 

Pensando em amenizar a situação e corrigir o abandono escolar, o Alicerce Educação vem trabalhando dia após dia para que a educação do seu filho supere esse atraso!

 

Vem saber mais! 

Fotografia de um aluno Alicerce segurando um livro

O efeito da pandemia na educação infantil

O fechamento das escolas afetou – e muito – a educação das crianças e jovens do nosso país!

E a alternativa mais rápida que encontramos para não deixar os alunos sem estudar durante esse período foi a adaptação para a aula online.

Entretanto, sabemos que – infelizmente – nem todos tiveram essa mesma oportunidade!

Segundo uma pesquisa feita pela Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), a falta de acesso à internet ou aparelhos eletrônicos prejudicou a vida de muitas crianças, em especial, alunos pretos e pardos!

Essa situação causou (e ainda causa) inúmeras lacunas na aprendizagem dos alunos.

Pensando nisso, confira agora quais foram as consequências da pandemia na educação infantil:

 

– Defasagem na alfabetização 

A alfabetização é o primeiro contato do aluno com a aprendizagem. É nesta fase que a criança começa a desenvolver as habilidades que servirão de base para o seu futuro educacional.

Entretanto, com base nos dados da pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), feita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) – o número de crianças de 6 a 7 anos que não sabem ler e escrever no Brasil cresceu mais de 66% nos últimos 2 anos!

Através desses dados, podemos notar que a pandemia acarretou em um grande atraso na alfabetização infantil.

Para saber o que podemos fazer para reverter esse quadro, continue a leitura!

 


» Leia também: Paciência e amor: os ingredientes essenciais durante a jornada de alfabetização do seu filho


 

Fotografia de uma criança com cara de dúvida

– Abandono escolar

Quando analisamos o período da pandemia da covid-19 no Brasil, é nítido que um dos principais fatores para o abandono escolar foi a situação socioeconômica da população.

Uma vez que, para participar das aulas online o aluno precisa de acesso a internet e algum aparelho eletrônico como, celular, computador, notebook ou tablet.

Com base nisso, o número de alunos entre 4 e 9 anos fora da escola aumentou 197,8% em 2021, segundo dados da pesquisa Retorno para Escola, Jornada e Pandemia, da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

As consequências de uma criança fora da escola são altamente preocupantes – principalmente em um grande período de tempo. O aluno se sente frustrado por estar atrasado em relação aos colegas e a chance de continuar no meio educacional acaba diminuindo. 

Por isso, precisamos investir em métodos que tragam esses alunos de volta para escola! E esse é nosso objetivo aqui no Alicerce Educação – recuperar o aprendizado perdido através de um complemento escolar!

 


» Leia também: 10 motivos para você ajudar o seu filho com as aulas de reforço do Alicerce Educação


 

Como o Alicerce Educação trabalha para recuperar esse déficit?

Aqui no Alicerce Educação desenvolvemos um método que visa complementar a aprendizagem que seu filho tem na escola. Ou seja, nosso objetivo não é substituir a escola!

A nossa missão é levar uma educação para todas as famílias brasileiras. Para que desta forma, todos tenham acesso a uma base educacional de qualidade!

Como vimos anteriormente, a pandemia prejudicou a vida de muitos estudantes, aumentando as lacunas de aprendizagem dos alunos.

Por isso, trabalhamos diariamente para mudar esta realidade!

Mas o que fazemos para reverter essa situação? Confira abaixo:

 

– Metodologia inovadora

Nossa metodologia tem como base a aprendizagem ativa! Desta forma, o seu filho tem a oportunidade de aprender, praticar e construir o próprio conhecimento. Incentivando sua autonomia e poder de solucionar problemas.

O Alicerce Educação coloca o aluno no centro do processo de aprendizagem. Ou seja, nossas aulas são totalmente voltadas para o desenvolvimento integral da criança.

E mesmo um aluno com alguma defasagem na aprendizagem se sente motivado a aprender!

 


» Leia também: Como manter o seu filho engajado nos estudos através das Transformações Metodológicas


 

Fotografia de alunos Alicerce estudando no computador com a ajuda dos educadores, ambos sorrindo

–  Foco nas necessidades do aluno

Sente que o seu filho está com um atraso na aprendizagem? 

Aqui no Alicerce, o primeiro passo da criança é fazer uma avaliação para que o educador entenda o que ele já sabe, e o que ele precisa aprender! 

Através do resultado dessa avaliação, montamos um planejamento de aula com foco nas necessidades de cada aluno!

Desta forma, seu filho desenvolve as habilidades necessárias que ele precisa para avançar no conteúdo e dominar aquela competência!

Logo, as aulas que foram perdidas durante a pandemia, podem ser recuperadas de forma mais direcionada e eficaz!

 

– Acompanhamento personalizado

Durante esse processo de retomar o que foi perdido, o acompanhamento é fundamental para que o aluno se sinta acolhido e consiga realmente aprender!

A cada 15 dias nossos educadores realizam uma mini prova que serve para supervisionar e orientar o aluno no conteúdo! 

Através disso, conseguimos entender se o planejamento daquele aluno está de fato ajudando ele a aprender ou se os educadores precisam reformular a abordagem!

 Com isso, seu filho ganha confiança e passa a aprender de forma contínua!

 

– Apoio socioemocional

Sabemos que a educação foi muito afetada nesse período de dois anos. Mas, você já parou para pensar em como anda o lado emocional do seu filho?

Aqui no Alicerce Educação contamos com uma metodologia de ensino que visa não apenas fortalecer a aprendizagem escolar, mas também, as habilidades socioemocionais dos alunos!

Por exemplo, quando estamos tristes, nosso rendimento não é o mesmo de quando estamos bem. A gente se sente sem ânimo e frustrado, e as coisas acabam não saindo como planejado.

Por isso, ajudamos os nossos alunos a entender, reconhecer e controlar as suas emoções! Afinal de contas, o estado emocional da criança afeta diretamente a forma com que ela se relaciona com os estudos!

 


» Leia também: Como o trabalho de habilidades socioemocionais do Alicerce impacta no desenvolvimento do seu filho


 

Fotografia de uma porta da sala de aula Alicerce

Sabemos que o desafio de recuperar esse abandono escolar é enorme, mas juntos, podemos reverter esse déficit educacional no nosso país!

Seu filho está precisando de um apoio educacional? Entre em contato com a gente através do link ou pelo WhatsApp (11) 4933-0818 e garanta a sua semana gratuita.


Fonte: 

https://folhadolitoral.com.br/editorias/educacao/evasao-escolar-entre-criancas-em-fase-de-alfabetizacao-cresceu-1978-em-2021-segundo-fgv/

https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/numero-de-criancas-brasileiras-que-nao-sabem-ler-e-escrever-cresce-66-na-pandemia/ 

https://educacao.uol.com.br/noticias/2022/01/20/pesquisa-perdas-educacao-pandemia-recuperacao.htm 

https://www.camara.leg.br/noticias/814382-educadores-alertam-para-aumento-de-evasao-escolar-durante-a-pandemia/

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pelo Alicerce.