4 livros infantis para ler com o seu filho durante a alfabetização

O que você vai encontrar neste post?

 

Seu filho está na fase da alfabetização onde a leitura já foi inserida? Está em busca de livros infantis que possam ajudar o pequeno? Então esse artigo é para você!

Participar da aprendizagem do seu filho é fundamental para que a criança crie confiança e se sinta acolhida. Afinal de contas, o seu exemplo serve como um impulso para ele!

Entretanto, nem sempre temos ao nosso alcance todas as ferramentas necessárias para alcançar esse objetivo!

Foi pensando em te ajudar nesse processo que separamos 4 dicas de livros infantis que contribuem para a alfabetização do seu filho!

 

Quer saber mais? Continue lendo.

Fotografia de uma criança lendo um livro

A importância de incentivar o seu filho a ler

Sabemos que a leitura faz parte do nosso cotidiano, mas você conhece os benefícios que essa prática pode proporcionar ao seu filho?

Através da leitura, a criança começa a desenvolver diversas habilidades, como por exemplo: imaginação, desenvolvimento da escrita e do vocabulário, capacidade de argumentação, interpretação de texto, raciocínio lógico e muito mais!

E o melhor de tudo é que existem diversos modelos de leitura, desde histórias, contos e poemas. Além de diversos gêneros literários – o que contribui para que a criança descubra qual forma de leitura se adequa melhor aos seus gostos pessoais. 

Logo, a criança não precisa se prender a um único modelo e passa a entender que a leitura pode ser algo dinâmico e divertido!

E você pode ser um grande aliado nesse momento! Isso porque, através da companhia dos pais, a criança começa a associar a literatura com algo prazeroso.


» Leia também: Incentivo a leitura: saiba como você pode ser fundamental nesse processo


Fotografia de aluna Alicerce lendo um livro

4 livros infantis para ler com o seu filho durante a alfabetização:

 

1. Abecedário de Bichos Brasileiros


Autor:
Geraldo Valério

Editora: Martins Fontes


O Abecedário dos bichos brasileiro
s é uma obra que combina o alfabeto com os animais da fauna brasileira de forma divertida. Cada página do livro apresenta uma letra diferente e a figura de um animal cujo nome começa com aquela letra..

Essa é uma ótima forma de introduzir a leitura na rotina do seu filho. Isso porque, através das figuras dessa obra, a criança passa a desenvolver a curiosidade em adivinhar qual animal é aquele e qual letra representa a inicial do seu nome. 

Fazendo com que ela se interesse no livro e desenvolva a habilidade de relacionar a letra com algo real, saindo da ideia do abstrato.

Fotografia do livro: Abecedário de bichos brasileiros

2. Lá vem história


Autora:
Heloisa Pietro

Editora: Companhia das Letrinhas

Lá vem história é uma coletânea de contos com temáticas e culturas diversas – são histórias para conhecer o mundo todo. O livro conta com contos desde o folclore brasileiro, como “O Negrinho do Pastoreio e Macunaíma até contos de outros povos!

Através desta coletânea, o seu filho desenvolve não apenas a habilidade da leitura, como também o repertório cultural.

Por se tratar de uma leitura mais avançada (indicado para crianças a partir de 6 anos), recomendamos que você ajude o seu filho durante o processo. Desta forma, você se torna mais presente na aprendizagem do pequeno e ainda passa mais tempo com ele!

Fotografia do livro: Lá vem história

3. ABC das coisas boa


Autora: Márcia Paganini

Editora: Bambolê


O ABC das coisas boas é um livro composto por divertidos poemas sobre pequenas coisas que nos fazem felizes como: dançar, abraçar alguém, ler um bom livro entre outras coisas.

Cada página do livro conta com uma letra e a relação com ações ligadas à felicidade. Através disso, a autora nos conta um poema sobre o assunto!

Essa obra é uma opção leve e divertida para ensinar o alfabeto ao pequeno e mostrar como as nossas atitudes podem fazer o bem para alguém – desenvolvendo a habilidade da empatia.

Fotografia do livro: ABC das coisas boas

4. Coleção Estrelinha


Autora:
Sonia Junqueira

Editora: Ática


Dentre todas as sugestões da lista,
essa coleção é a mais indicada para crianças na fase inicial da alfabetização. Isso porque os livros dessa coleção possuem caixa alta – o que facilita a leitura dos pequenos.

Além disso, a linguagem dos livros possui sílabas simples e textos curtos – com histórias divertidas e repletas de rimas.

Fazem parte desta Coleção os seguintes livros: O Pato e o Sapo; O Peru de Peruca; Regina e o Mágico; A Foca Famosa; O Galo Maluco e O Macaco e a Mola.

Desta forma seu filho aprende a ler de forma fácil e descomplicada!

Fotografia do livro: Coleção estrelinha


» Leia também: #DicaDoDia: Use a tecnologia a favor da alfabetização do seu filho com Apps Educativo


 

Estimular o hábito da leitura do seu filho desde cedo é importante para que ele crie uma relação saudável e prazerosa com o mundo literário!

E é importante ressaltar que você pode adaptar a leitura de acordo com a faixa etária do seu filho. E mesmo que ele consiga ler sozinho, a sua presença e participação é fundamental para a criança!

Gostou das dicas dos livros que separamos para você? Então compartilhe com outros pais que estejam precisando dessas indicações!

 

Aqui no Alicerce Educação, nossos alunos são incentivados a despertarem amor pela leitura! Quer saber mais? Entre em contato com a gente através do link ou pelo WhatsApp (11) 4933-0818 e garanta a sua semana gratuita.


Você também pode gostar:

Alfabetização no ensino tradicional x Alfabetização no Alicerce: entenda a diferença entre os dois modelos

5 principais dúvidas dos pais (que podem ser suas também!) sobre alfabetização

– Alfabetização ou letramento: entenda as diferenças e relações

Paciência e amor: os ingredientes essenciais durante a jornada de alfabetização do seu filho

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pelo Alicerce.