Incentivo a leitura: saiba como você pode ser fundamental nesse processo

O que você vai encontrar neste post?

 

Com a popularização da internet, esperava-se que as pessoas ampliassem o seu desejo pela leitura, visto que esse mundo tecnológico nos dá acesso a uma infinidade de informações e conteúdos!

Entretanto, a realidade é outra! Hoje em dia, as pessoas passam a maior parte do tempo livre em redes sociais, vendo séries e etc.. E o gosto pela leitura – mesmo digital – ficou em segundo plano! 

Por exemplo, você costuma ter uma rotina de leitura? Quantos livros você leu no último ano? Quando foi a última vez que você foi a uma livraria? 

Essas perguntas são um tanto quanto clichê, mas a resposta pode indicar que, às vezes, o fato do seu filho não ter despertado amor pela leitura é porque falta incentivo!

 

E como reverter esse cenário? É sobre isso que vamos falar hoje. Acompanhe a leitura e saiba como você pode ser fundamental nesse processo!

 

Fotografia de um aluno Alicerce escolhendo um livro para ler

 

Incentive seu filho a ler

 

Quando o assunto é o hábito da leitura em crianças e jovens, é muito comum vermos pessoas e estudiosos falando da importância dessa prática. Mas você realmente sabe como lidar com essa situação? 

Durante a jornada de aprendizagem, seu filho vai estar o tempo todo exposto a leitura e escrita! E é durante esse processo que o incentivo é crucial!

Não que seu filho não possa despertar amor pela leitura depois dessa fase, mas a chance é menor, visto que o contato com livros e histórias é mais presente na rotina dele durante esse processo! 

Influenciar seu filho a ler, vai muito além de contar histórias e falar de sua importância! É preciso introduzir o mundo literário desde cedo e mostrar, na prática, a relevância e o real significado da leitura! 

 

Além disso, você já parou para pensar que o seu hábito de leitura influencia o seu filho? Ter isso em mente é a chave para ajudá-lo nesse processo!

Os pequenos se espelham nas atitudes daqueles que o rodeiam, e se inspiram em suas ações! Com base nisso, separamos algumas dicas muito importantes para você ajudar seu filho a desenvolver essa paixão. Confira abaixo! 

 

4 dicas que vão ajudar você e seu filho nessa jornada literária:

 

Antes de exigir que seu filho tenha o hábito de ler, você precisa introduzir esse universo desde cedo na rotina dele e dar o exemplo! Para isso, o contato com o mundo literário é fundamental. Veja agora como você pode ajudá-lo nessa jornada:

 

1. Acesso e convívio com livros 

É importante que os livros estejam presentes no ambiente em que ele vive, para que desta forma, seu filho associe a presença das obras literárias com algo comum do cotidiano. Por exemplo, espalhe prateleiras pela casa com opções de leitura -de preferência em uma altura que ele alcance sozinho. Isso despertará interesse e mais autonomia para o seu filho.

 

Fotografia de uma menina sentada na cama lendo um livro

 

2. Preferências

Entender e identificar qual tipo de história seu filho gosta é um dos pontos principais nessa jornada! Sabemos que existem diversos gêneros literários, por isso, é importante explorar a fundo todos eles e identificar qual o seu filho se adapta. Não existe certo e errado, o importante é despertar curiosidade e amor pela leitura!

 

Fotografia de um menino lendo um livro em uma biblioteca

 

3. Rotina de leitura

Pode parecer óbvio, mas estabelecer – juntos – um momento de leitura é essencial na hora de incentivá-lo a transformar essa prática em algo rotineiro e prazeroso! Veja algumas dicas: escolham um livro para os dois lerem juntos e depois façam uma roda de conversa para debater sobre a história; Leiam livros diferentes e façam resumos… Explore a criatividade! Essa dica, além de estimular o hábito da leitura, proporciona mais proximidade entre vocês!

 

Fotografia de uma mãe e seus dois filhos lendo um livro

 

4. Frequentar livrarias e bibliotecas com o seu filho

Muitas pessoas gostam de frequentar ambientes calmos para ler, e nada melhor do que livrarias e bibliotecas, não é mesmo? Esses ambientes, além de proporcionar contato com novos livros, é uma ótima opção para um passeio em família! 

 

Fotografia de mãe e filho juntos em uma biblioteca

 

Benefícios do hábito da leitura 

 

Você já deve estar cansado de ouvir/ler sobre os benefícios que a leitura pode proporcionar! Entretanto, é sempre válido reforçar alguns pontos, como por exemplo:

 

– Estimula a concentração

Você já leu uma página inteira de um livro e quando chegou ao fim percebeu que não entendeu nada? Na maioria das vezes isso acontece por falta de concentração!

Logo, quanto mais seu filho ler, mas ele vai estar trabalhando essas funções cognitivas de concentração e foco! O resultado será uma leitura mais proveitosa e significativa. 

Além disso, dominar a habilidade de concentração ajuda em todos os aspectos da vida, e não apenas no hábito da leitura!

 

– Auxilia na formação de opiniões e pensamento crítico

Ao ler alguma história, é comum questionarmos algumas ações, por exemplo “por que o personagem agiu dessa forma?” ou “será que ele está certo em dizer isso?”.

Para desenvolver esses questionamentos, seu filho precisa estimular o raciocínio! Isto é, ele automaticamente começa a formar opiniões como: “o personagem agiu dessa forma porque ele estava chateado com alguém”. Essas reflexões acabam promovendo um pensamento crítico – que será de extrema importância para o futuro dele!

 

– Desenvolve a criatividade

Quando estamos lendo alguma história, é normal imaginar as imagens, a aparência dos personagens e toda ambientação daquela cena. Essa simples ação acaba estimulando e desenvolvendo a criatividade!

E quanto mais o seu filho dominar essa habilidade de imaginação, melhor será a experiência literária dele!

 

– Amplia a habilidade da escrita

Quanto mais o seu filho ler, mais ele vai ter contato com palavras e expressões diferentes, ampliando assim, o conhecimento linguístico e o domínio dos textos. 

Desta forma, além de estimular a leitura, ele estará aprimorando a habilidade da escrita! Habilidade essa que será extremamente importante durante a sua trajetória!

 

Fotografia de uma alua Alicerce lendo um livro

 

 Desta forma fica mais fácil praticar a leitura, não é mesmo?

Contudo, o ambiente educacional também precisa influenciar e estimular o hábito da leitura! Por isso, não perca tempo e conheça o Alicerce Educação! 

Aqui, seu filho tem acesso a uma metodologia lúdica e divertida, que o incentiva a ler de forma natural e fácil! 

Entre em contato com a gente através do link ou pelo WhatsApp (11) 4933-0818 e garanta a sua semana gratuita.

 

Fonte:

https://blog.unopar.com.br/beneficios-da-leitura/  

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pelo Alicerce.