Use a tecnologia a favor da alfabetização do seu filho

O que você vai encontrar neste post?

 

A alfabetização é uma jornada de descobertas para a criança, é nesta fase onde ela começa a desenvolver suas competências e habilidades!

E você sabia que o uso da tecnologia pode ser um grande aliado neste processo? Isso porque, com a globalização do mundo digital, a criança tem a oportunidade de interagir com recursos inovadores e atrativos. 

Nesta perspectiva, é importante que você estimule o seu filho a utilizar essa ferramenta em prol da aprendizagem!

 

Neste artigo vamos te mostrar como isso é possível! Acompanhe a leitura!

 

Alerta do uso da tecnologia sem moderação

 

Atualmente, as crianças estão sendo introduzidas cada vez mais cedo no meio digital! E é muito comum vermos pais preocupados com a relação da aprendizagem do filho e o uso excessivo das tecnologias, em especial a televisão e o celular.

 

Fotografia de criança mexendo no celular.

 

Apesar da tecnologia ser algo que faz parte do futuro da nossa sociedade, é preciso tomar alguns cuidados, principalmente nos primeiros anos de vida!

Isso porque, o uso prolongado dessa ferramenta pode acarretar no comprometimentos de muitas habilidades, como por exemplo, o desenvolvimento intelectual e emocional, o convívio social da criança, entre outros.  

Por esses e outros motivos, é essencial que os pais orientem e conscientizem os filhos a reduzir o tempo e a frequências no acesso aos eletrônicos, evitando que a criança se torne dependente dos aparelhos eletrônicos!

Ou seja, manter boas práticas no mundo digital pode contribuir – e muito –  durante a jornada da leitura e escrita na vida de uma criança.

 

Benefícios da tecnologia na alfabetização do seu filho

 

Os métodos atuais de ensino precisam caminhar junto com a modernização da sociedade, logo, o uso da tecnologia se faz essencial durante esta jornada! 

Muitos são os benefícios de combinar o mundo digital com a alfabetização, isso porque, os dispositivos tecnológicos facilitam a internalização do conhecimento e permitem mais interação com os conteúdos aprendidos. Desenvolvendo a autonomia e colocando a criança no centro do processo de aprendizagem!

Quer conhecer mais benefícios que a tecnologia proporciona durante o processo de alfabetização? Então confira logo abaixo:

 

– Mais interesse:

Falamos anteriormente que as crianças são introduzidas no meio digital desde muito novas. Seja pelo contato direto com aparelhos eletrônicos ou pelo contato indireto, através dos pais! 

Aliar o uso dessa ferramenta com a alfabetização despertará mais curiosidade no seu filho, e com certeza trará bons resultados na hora do ensino. 

Afinal, desta forma, a criança associará aquele momento de aprendizagem com algo mais interessante e divertido!

 

– Estímulo:

Citamos acima que a criança desperta mais interesse em aprender através de aparelhos eletrônicos, pois são itens comuns do cotidiano delas!

Logo, o estímulo que o meio digital proporciona ao seu filho, é muito benéfico para o desenvolvimento de suas habilidades, tendo em vista que, para operar nos equipamentos, a criança precisa estimular a concentração, dominar as habilidades motoras, desenvolver raciocínio rápido e muito mais!

Por mais que ela não perceba a relação das atividades feitas através do celular com o ensino, o resultado estará no seu desenvolvimento. Esses fatores estimulam a criança a utilizar o celular não apenas como hobbie, mas como forma de aprendizado. 

 

– Momento lúdico:

Antigamente, a aprendizagem dependia quase que exclusivamente de livros e apostilas! 

Entretanto, o acesso a dispositivos tecnológicos oferece à criança uma infinidade de atividades lúdicas e interativas, como, jogos, vídeos, histórias e outros. Aliando o aprendizado a algo divertido para a criança!

A metodologia lúdica ainda é pouco falada, mas a tecnologia nos permite explorar seus benefícios, estimulando habilidades, como: concentração, memorização e imaginação.

 

Fotografia de mãe e filha mexendo em um notebook.

 

Por isso, separamos algumas dicas de aplicativos e jogos que podem ajudar você, e seu filho no processo de alfabetização!

 

Dicas de aplicativos e jogos educativos

 

– Graphogame

Disponível: Android e IOS

Preço: Gratuito 

Idade: De 6 até 08 anos de idades

 

O GraphoGame é um jogo educacional desenvolvido para crianças que estão na fase de alfabetização. O aplicativo ajuda as crianças a ler as primeiras letras, sílabas e palavras através de dinâmicas bem divertidas!

O legal deste jogo é que os pais podem monitorar o tempo de uso e acompanhar a evolução dos filhos em cada atividade.

 

Imagem do jogo Graphogame

 

– Bini ABC

Disponível: Android e IOS

Preço: Gratuito (com opções pagas)

Idade: De 03 até 06 anos de idades

 

O Bini ABC é mais um jogo educativo voltado para crianças que estão aprendendo a ler e escrever. O aplicativo reúne diversas atividades e brincadeiras lúdicas que abordam uma letra por vez.

Essa é uma ótima forma do seu filho começar a reconhecer e associar as letras do alfabeto!

 

Imagem do jogo Bini ABC

 

– ABC Dino 

Disponível: Android e IOS

Preço: Gratuito (com opções pagas)

Idade: De 03 até 07 anos de idades

 

A ferramenta utiliza jogos e brincadeiras para auxiliar no processo de alfabetização. O ABC Dino conta com vários níveis diferentes e em cada fase, são disponibilizados exercícios de leitura e escrita. Existe também uma área do jogo que disponibiliza um quebra-cabeça para a criança. 

A versão gratuita possui uma limitação de níveis. Para continuar jogando, é necessário comprar a versão paga por R$12,99.

 

Imagem do jogo ABC Dino.

 

– Ler e contar

Disponível: Android e IOS

Preço: Gratuito (com opções pagas)

Idade: De 04 até 08 anos de idades

 

Diferente dos outros aplicativos da lista, o Ler e Contar, além de auxiliar as crianças a ler e escrever, a ferramenta pode ser usada para aprender operações matemáticas de soma e subtração. E não para por aí, o Ler e Contar oferece atividades com formas, animais, cores, instrumentos musicais e libras.

 

Imagem do jogo Ler e contar.

 

Aqui no Alicerce adotamos o princípio das metodologias ativas de aprendizagem! Através desse método, além dos nossos alunos serem os personagens principais e estarem no centro do processo de aprendizagem, eles ainda  têm contato com tecnologias e atividades lúdicas na rotina de aula. Isso porque todas as nossas unidades contam com computadores e aulas que integram o ensino e aprendizagem!

 

Quer saber mais? Entre em contato com a gente através do link ou pelo WhatsApp (11) 4933-0818 e garanta a sua semana gratuita.

 

Fonte:

https://repositorio.animaeducacao.com.br/bitstream/ANIMA/17208/1/TCC%20Ant%C3%B4nia%20Tamires%20Souza%20Am%C3%A2ncio-Pedagogia%20%28%C3%BAltima%20vers%C3%A3o%29.pdf 

https://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2014/05/25/interna_gerais,532336/exagero-de-tecnologia-deixa-criancas-e-adolescentes-desconectados-do-mundo-real.shtml 

https://www.bbc.com/portuguese/geral-47036386 

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pelo Alicerce.