5 atividades incríveis para estimular a criatividade infantil

O que você vai encontrar neste post?

 

Seu filho é uma criança criativa?

Sabemos que os pequenos começam a desenvolver suas competências e habilidades durante a infância! 

Isso ocorre porque, durante essa fase, a criança é direcionada a explorar e descobrir o mundo ao seu redor e é nesse momento que ela passa a desenvolver o seu lado criativo!

No entanto, para que isso ocorra, você precisa ajudar a estimular essa criatividade.

É sobre isso que vamos abordar hoje. Através deste artigo você vai entender como estimular a criatividade infantil e vai conhecer 5 atividades que vão te ajudar – e muito – a desenvolver a criatividade do seu filho em casa e de maneira divertida.

 

Continue a leitura!

Fotografia de uma criança com lápis de cor

Como estimular a criatividade infantil?

Você já deve ter notado como é fácil entreter uma criança, não é mesmo? Qualquer objeto vira brinquedo e tudo é motivo de diversão!

Com isso em mente, vamos te mostrar como é fácil e simples estimular a criatividade infantil! Confira:

 

– Favoreça o tempo livre do pequeno e participe da brincadeira:

Que tal estimular a criança a ficar longe de aparelhos eletrônicos por um tempo? Desta forma, você incentiva o seu filho a brincar com objetos e materiais diferentes.

Outra ideia aqui é utilizar brinquedos ou jogos que o seu filho gosta mas propor uma atividade diferente do que ele costuma fazer. 

Por exemplo: se o seu filho gosta de desenhar, em vez de oferecer uma folha de papel, forneça uma cartolina! E em vez de utilizar lápis ou giz de cera, incentive-o a desenhar com tinta ou até mesmo recortes de revista (com o seu auxílio).

Esse tipo de atitude permite que seu filho exerça uma atividade já conhecida mas de maneira diferente e nova – estimulando e desenvolvendo o seu lado criativo.

Além disso, esse é um momento perfeito para passar um tempo com o seu filho!

 

– Ofereça desafios:

Essa é uma ótima forma de estimular a criatividade do seu filho. Esses desafios podem começar com coisas simples, como por exemplo: peça ajuda dele para devolver alguma situação do cotidiano de você – aqui vale tudo, ideia do que comer, ou a roupa que ele vai usar.

A ideia não é transformar isso em uma competição, mas sim, estimular a capacidade da criança de desenvolver o pensamento lógico – habilidade essencial para o desenvolvimento da criatividade!

Foto de uma criança escolhendo a própria roupa

–  Explore a tecnologia:

Falamos anteriormente sobre deixar a criança longe de aparelhos eletrônicos por um tempo. Entretanto, a tecnologia pode ser um grande aliado também – desde que seja utilizada de maneira consciente.

Isso porque, através dos recursos tecnológicos, a criança está exposta a diversos estímulos e conteúdos que contribuem para a sua criatividade.

Existem jogos, sites, aplicativos e vídeos muito divertidos que despertam o interesse da criança.

 


» Leia também: #DicaDoDia: Use a tecnologia a favor da alfabetização do seu filho com Apps Educativo


 

Essas são algumas dicas que podem te ajudar a estimular a imaginação e criatividade infantil. Mas, para que de fato o desenvolvimento dessa habilidade ocorra, é preciso colocar a mão na massa!

Por isso, a seguir, listamos várias formas de desenvolver a criatividade do seu filho – lembrando que você pode adaptar as brincadeiras de acordo com sua preferência.

É importante que você tenha em mente que ajudar o seu filho nesse processo é muito mais fácil do que parece, e você pode fazer com materiais que você tem em casa. Confira!

 

5 atividades para desenvolver a criatividade do seu filho fazer em casa

 

1. Conte histórias para o seu filho:

Se tem uma coisa que a criançada adora são histórias novas que as permitam embarcar em novas aventuras.

Uma dica aqui é explorar o universo dos contos de fadas. 

Além de ter um linguajar mais acessível, as histórias contêm elementos que despertam o interesse da criança! Isso porque, através da leitura, a criança automaticamente vai montando e visualizando a história, desde os personagens, até o canário.

E além de estimular a imaginação e a criatividade, esse momento ajuda a criança a desenvolver a leitura, o pensamento crítico e a concentração.

 


» Leia também: Rimas e poemas para a criançada: Entenda a importância durante a jornada de alfabetização


Foto de um pai lendo uma história para o filho

2. Mímica:

Essa é uma brincadeira muito conhecida, fácil de fazer e que as crianças adoram!

Anteriormente falamos sobre ler histórias. Aqui, você pode aproveitar o gancho e chamar a criança para uma atividade em torno da história que acabaram de ler.

Vocês podem explorar os personagens da história e acontecimentos marcantes através da mímica! 

Apesar de parecer algo simples, através dessa brincadeira a criança desenvolve a criatividade, o pensamento rápido e o senso espacial.

 

3. Crie um jogo:

Se o seu filho gosta de jogos então essa dica é perfeita para você!

Vocês podem criar um jogo de tabuleiro juntos – desde o tabuleiro em si, como a narrativa, os personagens e as regras – a dica aqui é explorar ao máximo esse universo.

Essa atividade estimula e desenvolve muito a parte criativa do pequeno, além de ser uma opção muito divertida!

O lado bom é que aqui a criança aplica não apenas a criatividade, mas também suas habilidades motoras.

 

4. Modelar massinha:

Acho que toda criança passa pela fase da massinha de modelar, seja por influência da escolha ou pelos pais. E isso não acontece à toa! 

Por não ter forma definida, a criança é livre para criar o que quiser. Para essa atividade ela vai imaginar alguma forma e reproduzir – servindo como um estímulo perfeito para o desenvolvimento da criatividade. Além disso, a criança desenvolve também as habilidades sensoriais e o foco!

 


» Leia também: 5 atividades sensoriais para você praticar com o seu filho em casa


 

5. Customizar objetos:

Bem como a massinha, a dica aqui é construir objetos com o que você tem casa!

A ideia aqui é explorar materiais diferentes e pouco prováveis. Ajude o seu filho a selecionar itens que ele acha que podem ajudar nessa missão.

Aqui você pode usar a sua criatividade também! Mas, para te ajudar, separamos algumas sugestões: cartas de baralho, botões, pedaços de tecidos, rolos de papel higiênico, palitos de picolé, tampinhas de garrafa e muito mais!

Essa atividade desenvolve a criatividade, habilidades motoras e raciocínio lógico.

Foto de uma criança com o pai montando um castelo

Com isso, podemos notar que a criatividade fala muito sobre ter uma ideia e a capacidade de expressá-la. Seja através do próprio pensamento ou de forma prática!

Podemos notar também que a criatividade vai muito além da expressão artística, ela trabalha também diversas habilidades, como: concentração, foco, senso crítico, pensamento lógico, senso espacial, coordenação motora e muito mais!

Aqui no Alicerce Educação acreditamos que todo ser humano tem a capacidade de brilhar, e investimos em desenvolver a criança como um todo. Nossas aulas são lúdicas e mesclam brincadeiras com aprendizagem – auxiliando o desenvolvimento da criatividade!

 

Quer conhecer melhor o Alicerce Educação? Aproveite e inscreva seu filho na nossa semana gratuita! Entre em contato com a gente através do link ou pelo WhatsApp (11) 4933-0818 


Fonte: https://www.tempojunto.com/2020/10/19/como-estimular-a-criatividade-do-meu-filho-10-dicas/

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pelo Alicerce.