Escrita à mão: conheça 5 vantagens incríveis para o desenvolvimento do seu filho

O que você vai encontrar neste post?

 

Você já parou pra pensar que existem habilidades que usamos no nosso dia a dia que são altamente benéficas para o nosso desenvolvimento e nem nos damos conta?

Uma delas é o simples ato de escrever à mão.

Entretanto, com o avanço da tecnologia muitas pessoas deixaram de lado essa prática e substituíram as mensagens de textos por aparelhos eletrônicos.

Com isso, muitos acabaram descartando a escrita a mão sem se darem conta.

Mas apesar de parecer uma habilidade não mais essencial, escrever à mão proporciona diversos benefícios, principalmente na infância! 

Pensando nisso, hoje vamos apresentar 5 vantagens incríveis da escrita a mão para o desenvolvimento do seu filho. Acompanhe a leitura!

Foto de um aluno escrvendo

A importância da escrita à mão

Antes de mais nada, é preciso compreender a importância dessa prática!

Sabemos que as crianças de hoje já nascem imersas a esse universo digital, logo, o contato delas com o mundo das letras é totalmente ligado a essas ferramentas – diferente de antigamente, onde as crianças aprendiam através de livros e apostilas de caligrafia.

Contudo, aprender a ler e escrever vai além de reconhecer as letras e digitá-las em um teclado!

De acordo com um artigo publicado no “The Journal of Learning Disabilities”, a linguagem oral e escrita tem uma grande ligação com a atenção da crianças e com as habilidades de “função executiva” – habilidades cognitivas necessárias para controlar nossos pensamentos, nossas emoções e ações, incluindo memória de trabalho, raciocínio, flexibilidade de tarefa, resolução de problemas, o planejamento e execução.

Virginia Berninger, professora de Psicologia Educacional da Universidade de Washington e principal autora do estudo citado acima, sugere que escrever à mão envolve a mente da criança e isso pode ajudá-la a prestar mais atenção no conteúdo.

Além disso, Virgina mostra a importância de introduzir primeiro as letras de forma – em média dois anos de prática – para então seguir com o aprendizado da letra cursiva.

Isso porque, de acordo com pesquisadores, a escrita cursiva ajuda a desenvolver a atividade nas partes sensório-motoras do cérebro – ajudando a melhorar o aprendizado e a memorização.


Leia também: Desenvolvimento infantil: conheça 10 frases que o seu filho precisa ouvir 


Foto de uma criança escrevendo no caderno em sala e sorrindo

5 vantagens da escrita à mão:

Falamos um pouco sobre o quão importante é praticar a escrita, mas afinal, quais os benefícios?

A escrita à mão promove diversas vantagens para o desenvolvimento do seu filho, desde a coordenação motora até os circuitos neurais.

Esses circuitos apresentam efeitos diretos na memória recente – que é a gravação imediata de uma informação, e na memória secundária, que é uma gravação mais definitiva. Confira abaixo:

 

1. Desenvolve e aprimora a escrita

A escrita é um exercício completo para o cérebro, pois, para colocar as palavras no papel, é preciso analisar a forma de escrever – habilidade essencial para lembrar e aprimorar a forma de cada letra.

Além disso, a criança fica mais atenta aos erros ortográficos, pois não tem acesso a corretor automáticos.

Ou seja, através desse exercício da escrita, a criança memoriza as palavras e desenvolve mais o domínio da escrita.

 

2. Aumenta a criatividade:

A criatividade é a área do cérebro mais estimulada durante a escrita à mão. Isso porque existem diversas técnicas a serem exploradas – diferente da digitação – como por exemplo, o lettering.

O lettering é a arte de desenhar letras de maneira criativa, unindo a escrita com a ilustração – podendo criar novas fontes e aprimorar a escrita.

Foto de uma pessoa fazendo um lettering

3. Alivia a ansiedade:

Escrever à mão é considerado também um ato terapêutico!

Desta forma, quando você está passando por um situação de estresse ou ansiedade, materializar esse pensamento através da escrita pode ajudar a criança a se acalmar.

Principalmente quando é feito o uso da letra cursiva, por ser um escrita rítmica, acaba ajudando os pensamentos e entrar em um fluxo mais calmo.

 

4. Melhora a compreensão das palavras:

Embora escrever à mão seja um processo mais lento do que fazer digitar em um computador ou celular, os resultados no desenvolvimento do aluno são diferentes.

Estudos revelam que alunos que fazem anotações à mão apresentam melhores resultados escolares do que aqueles que utilizam o computador.

Isso ocorre porque a linguagem escrita facilita a interpretação das informações e das palavras – diferente da digitação, que estimula a transcrição da matéria, por exemplo.

 

5. Aprimora a concentração:

Sabemos que na internet o aluno tem contato com inúmeras informações em questões de segundos e, apesar de isso ser uma coisa boa – dependendo da situação – neste caso, acaba sendo prejudicial a concentração.

Por exemplo, é muito mais fácil a criança se distrair do conteúdo quando sabe que tem a chance de dar uma olhadinha nas redes sociais.

Através da escrita à mão, as ideias seguem um fio condutor que guia o aluno de maneira mais fluida – sem interrupções.

Ou seja, escrever ajuda o aluno a permanecer concentrado na tarefa.

Foto de alunos Alicerce escrevendo

Aqui no Alicerce Educação acreditamos que todo o processo de aprendizagem precisa respeitar o tempo e o ritmo de cada criança – inclusive a escrita. 

Isso porque, para um aluno desenvolver as competências necessárias para o seu desenvolvimento, ele precisa se sentir confiante e engajado – por isso, prezamos por um ensino que prioriza o aluno.

 

Quer saber mais? Entre em contato com a gente através do link ou pelo WhatsApp (11) 4933-0818 e garanta a sua semana gratuita.


Fonte: 

http://saudemental.psc.br/materias/esclarecendo/568-os-beneficios-da-escrita-a-mao 

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pelo Alicerce.