Você ouve o seu filho? Saiba os benefícios da escuta ativa infantil para os pequenos

O que você vai encontrar neste post?

 

Você já parou para analisar a relação que você tem com o seu filho? Você mantém uma comunicação empática com ele? 

Em muitos momentos – principalmente na infância – é comum que os pais tenham atitudes pouco flexíveis e mais rígidas com as crianças. 

Afinal de contas, a gente segue uma cultura onde a criança é vista como imatura demais para ter uma opinião, que suas vontades estão erradas e que elas não conseguem identificar o que sentem, mas ao mesmo tempo exigimos que os pequenos tenham atitudes de adultos!

E o resultado dessa atitude afeta a criança em todos os aspectos, desde emocional até o social!

 

É pensando nisso que hoje vamos falar sobre um método que vai te ajudar – e muito – na hora de educar e se relacionar com o seu filho: a escuta ativa infantil.

 

Acompanhe a leitura para saber mais!

 

Fotografia de alunos Alicerce em uma roda de conversa

 

O que é escuta ativa infantil?

 

Falamos recentemente sobre a importância da educação afetiva e como ela é importante para a vida da criança!

A escuta ativa segue a mesma linha de raciocínio. 

O termo escuta ativa infantil refere-se ao comportamento e a compreensão dos pais em relação à forma que se comunicam com o filho. O princípio dessa conduta, é sobre manter um relacionamento baseado no respeito. 

Logo, a prática da escuta ativa tem como princípio o uso da escuta – como o próprio nome sugere. Desta forma, a criança tem a oportunidade de expor seus sentimentos e emoções, sentindo-se acolhida!

É sobre saber ouvir e saber se portar diante da criança. É entender que cada ser humano é único e que agimos de acordo com a nossa essência. Por mais que a criança possa se espelhar em algumas atitudes dos pais, é importante entender que ela é um ser singular e que tem suas próprias vontades e necessidades!

 

Leia também: Paciência e amor: os ingredientes essenciais durante a jornada de alfabetização do seu filho

 

Fotografia de uma mãe e uma filha conversando

 

Como utilizar a escuta ativa com os filhos?

 

– Posicionar-se na mesma altura que a criança

O primeiro passo é compreender que além de ouvir o que o seu filho tem a dizer, é essencial que você tenha consciência de como agir e se portar diante da criança! 

Por exemplo, quando for falar com o seu filho, posicione-se ao nível dele, olhe nos olhos, responda as perguntas e tenha uma postura flexível e empática! Essas atitudes levam você a uma escuta ativa.

Entretanto, isso não significa que você deve deixar o seu filho expressar-se sem limites ou regras. Mas sim, valorizar o diálogo, usando a palavra como ferramenta para o desenvolvimento emocional da criança! 

 

– Dê liberdade ao seu filho e seja empático

O segundo passo é resolver os conflitos entre você e seu filho através da comunicação não-violenta, permitindo que ele analise o próprio comportamento e busque uma solução! 

Por exemplo: se o seu filho desobedecer algum combinado ou agir de maneira equivocada, em vez de brigar e gritar com a criança, pergunte o que houve porque ele está agindo daquela maneira. Deixe a criança conversar sobre o assunto! 

Essa atitude ajuda a fortalecer o vínculo entre vocês, além de dar mais confiança para a criança! 

 

– Não atropele a fala da criança

Por último, mas não menos importante: permita que seu filho crie a própria linha de raciocínio, dê espaço para que ele se expresse e respeite seu tempo de fala!

A escuta ativa nos traz a consciência de que falar pelas crianças é errado e que precisamos ouvi-las! Mesmo que você considere suas ideias equivocadas

.Manter essa relação de ouvinte com a criança, permite que ela desenvolva autonomia na comunicação.

 

Leia também: Educação Socioemocional: o que é e porque ela é tão importante

 

Fotografia de educadora e aluna Alicerce

 

Quais os benefícios da escuta ativa?

 

Acima de tudo, precisamos entender que a criança não tem a mesma bagagem emocional que os adultos, mas isso não pode – de maneira alguma – desqualificar suas emoções! Muito pelo contrário, nosso papel é compreender o que a criança está sentindo e direcioná-la a evoluir e desenvolver seu lado emocional!

 

Com isso em mente, as vantagens de manter uma escuta ativa proporciona que a criança desenvolva:

 

– Mais autonomia e protagonismo;

–  Propriedade em manifestar suas emoções, sentimentos e dificuldades de maneira saudável;

– Segurança e confiança;

– Maior clareza em relação às suas ações e autorreflexão;

–  Aperfeiçoamento e habilidade de tomar decisões;

– Compreenda a diferença das pessoas;

– Capacidade de ouvir e ser empática. 

 

Desta forma, você mostra para a criança que ela está preparada para aprender, interagir, compartilhar e a se envolver de verdade com o mundo a sua volta.

 

Fotografia de alunos Alicerce sorrindo para a câmera

 

Permitir que a criança seja ouvida sem julgamentos, proporciona uma relação saudável dela com o mundo a sua volta! Essa atitude a faz perceber que todos tem seu lugar de fala e de escuta – princípio básico para uma convivência saudável e harmoniosa com as pessoas.

A prática da escuta ativa incentiva a criança de diversas maneiras e o resultado será benéfico tanto para a jornada educacional quanto para a sua jornada profissional!

 

Aqui no Alicerce Educação, nossos educadores mantêm essa relação de respeito com os alunos, pois, entendemos que independente da idade da criança, ela precisa ser ouvida e compreendida para que seu desenvolvimento seja eficiente!

 

Venha conhecer o Alicerce Educação! Entre em contato com a gente através do link ou pelo WhatsApp (11) 4933-0818 e garanta a sua semana gratuita.

 

Leia também: Como o trabalho de habilidades socioemocionais do Alicerce impacta no desenvolvimento do seu filho

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pelo Alicerce.