5 atividades sensoriais para você praticar com o seu filho em casa
O que você vai encontrar neste post?
- O que são as atividades sensoriais?
- Qual a sua importância para o desenvolvimento das crianças?
- 5 atividades sensoriais para você praticar com o seu filho em casa!
1. Caixas sensoriais:
2. Luvas sensoriais:
3. Combinando e classificando objetos:
4. Objetos sonoros:
5. Salada de fruta:
Manter os filhos pequenos entretidos dentro de casa é um desafio muito grande, não é mesmo?
Nesse sentido, é muito comum vermos pais procurando atividades educativas para realizar com os pequenos!
Foi pensando nisso que decidimos trazer 5 dicas de atividades sensoriais para você fazer com o seu filho em casa!
Além de serem divertidas, essas atividades sensoriais são a base para a estimulação de habilidades e áreas do desenvolvimento do seu filho!
Quer saber mais? Acompanhe a leitura!
O que são as atividades sensoriais?
De acordo com o próprio nome, são atividades, brincadeiras e dinâmicas que tem como objetivo, estimular a parte sensorial das crianças.
Ou seja, as atividades sensoriais trabalham os 5 sentidos: visão, audição, paladar, olfato e tato.
É importante saber que existem atividades específicas para cada faixa etária, de acordo com as habilidades do pequeno – mais a frente vamos abordar algumas delas!
Qual a sua importância para o desenvolvimento das crianças?
Essa estimulação infantil é extremamente necessária para o desenvolvimento cognitivo, linguístico, emocional, social e de coordenação!
Isso porque, através dessas atividades, a criança passa a absorver informações que ajudam a aguçar os sentidos e auxiliam no desenvolvimento da autonomia!
Em outras palavras, a criança começa a conhecer melhor o mundo em sua volta e como interagir com as coisas integradas a ele, sejam objetos, sons, pessoas, entre outros!
5 atividades sensoriais para você praticar com o seu filho em casa!
1. Caixas sensoriais:
Essa é uma atividade muito conhecida e fácil de fazer. O objetivo é criar uma ferramenta interessante e atrativa para a criança que estimule o tato!
Para isso você vai precisar de: caixa de papelão (pode ser de sapato); algum material para decorar a parte externa da caixa (pode ser papel colorido, tecido…); e alguns objetos com texturas, tamanhos e formatos diferentes para preencher o interior da caixa!
O próximo passo é fazer pequenas aberturas na caixa – importante que tenha espaço suficiente para passar o braço da criança e os itens ali presentes – para que desta forma, ela consiga pegar e identificar os objetos.
Essa é uma ótima forma despertar a curiosidade do seu filho e desenvolver a percepção sensorial!
2. Luvas sensoriais:
Além de ser fácil e barata de fazer, essa atividade é muito interessante para desenvolver o tato e a audição da criança!
Para essa brincadeira você vai precisar de: luvas (podem ser aquelas luvas cirúrgicas, balões, ou até mesmo sacolas plásticas) e objetos com diferentes texturas – como por exemplo, grãos, algodão, papel e etc.
E em seguida preencha a luva (ou o material escolhido) com os objetos que você tiver em casa, e pronto!
Agora é só chamar o seu filho e se divertir!
3. Combinando e classificando objetos:
Essa brincadeira estimula dois sentidos simultaneamente, são eles: tato e visão!
Isso porque, a ideia principal é utilizar objetos dos mais variados tipos, como por exemplo: botões, giz de cera, imã de geladeira, lego e tampinhas de garrafa. Após selecionar os itens, peça para o seu filho classificá-los por cor, tamanho e formato.
Essa atividade ajuda a criança a desenvolver a percepção, concentração e raciocínio lógico!
4. Objetos sonoros:
Seu filho gosta de música? Então essa é a chance perfeita para explorar esse lado artístico dele!
Essa atividade tem como objetivo estimular a audição do pequeno!
Existem diversas formas para criar essa brincadeira, a nossa sugestão é: utilize um recipiente com tampa (pode ser um pote de cozinha que não seja transparente) e preencha com diferentes tipos de objetos.
Agora é só falar para o seu filho sacudir o recipiente e tentar adivinhar o que tem ali dentro. Você também pode pedir para que ele descreva o som e tente reproduzir com batuques.
A dica aqui é usar a criatividade!
5. Salada de fruta:
Já pensou em aproveitar o momento da refeição para explorar o desenvolvimento do seu filho? Esse é o objetivo dessa atividade!
A ideia é muito simples, basta preparar uma salada de frutas com as opções que você tem em casa, cortar em diferentes tamanhos e dar para a criança!
E como funciona?
- Fale para o seu filho pegar uma fruta por vez; logo após, peça para ele sentir o aroma.
- O próximo passo é pedir para que a criança coloque o alimento na boca – sem morder – sentindo a textura presente na fruta.
- E por fim, indique que ele já pode morder a fruta – delicadamente – para que consiga enfim sentir o gosto!
Essa atividade estimula o olfato e o paladar da criança! E você pode repetir com várias frutas diferentes.
» Leia também: Transforme uma simples receita de bolo de chocolate em uma atividade divertida de matemática com o pequeno
Gostou do conteúdo? Comenta aqui pra gente qual atividade você vai fazer com o seu filho!
Lembrando que: todas essas atividades podem ser adaptadas de acordo com o que você tiver em casa e com a idade da criança.
E claro, aproveite esse momento de brincadeira e participe das atividades sensoriais junto com o pequeno! Essa é uma ótima oportunidade de interagir e aproximar laços!
Essa interação entre vocês é fundamental para o desenvolvimento da criança!
Aqui no Alicerce Educação, seu filho tem a oportunidade de praticar atividades lúdicas, divertidas e sensoriais através das nossas aulas de descoberta!
Quer saber mais? Entre em contato com a gente através do link ou pelo WhatsApp (11) 4933-0818 e garanta a sua semana gratuita.
Você também pode gostar:
7 maneiras de ensinar o seu filho brincando em casa
Aprender (e ensinar) matemática pode ser divertido: 5 atividades para você explorar com o seu filho
10 dicas incríveis que irão ajudar muito o seu filho no processo de ler e escrever
Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo
Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pelo Alicerce.
Gostei muito dessas atividades. Meu filho tem Síndrome de West , só que já tem 34 anos. Ele é aluno da Apae, em março voltou a ir pra Apae, só que agora devido o avanço novamente da Covid, tem 2 semanas que não estou mandando. Pois ele não fica com a máscara. Faço algumas atividades com ele. Voltei até estudar, estou fazendo Pós em Psicomotricidade.
Gostei muito de ver essas atividades.
Olá, Maria Suely! Ficamos felizes que você tenha gostado das atividades!