Conheça os benefícios da música no desenvolvimento do seu filho

O que você vai encontrar neste post?

 

Você já parou para pensar que a música pode ajudar – e muito – o desenvolvimento do seu filho?

A arte está presente em vários contextos da nossa vida, principalmente a música! Através dela, a criança pode tanto se divertir, quanto aprender!

Isso ocorre por conta dos inúmeros estímulos que as atividades músicas proporcionam, por exemplo: ao ouvir uma música a criança desenvolve habilidades cognitivas e motoras.

Ou seja, além de divertido, ao incluir a música na rotina do seu filho, você estimula diversas habilidades e capacidades importantes para o desenvolvimento do pequeno.

Quer descobrir quais são os benefícios que a música proporciona no desenvolvimento infantil e ainda descobrir como aplicar na rotina do seu filho? Acompanhe a leitura!

Fotografia de aluna e educadora Alicerce tocando violão na sala de aula

Os benefícios da música para o desenvolvimento da criança

Sabemos que os estímulos que a criança recebe são fundamentais para o seu processo de aprendizagem. Com isso em mente, podemos notar que a inserção da música na rotina do seu filho tem um espaço muito importante para o seu desenvolvimento!

Tudo em nossa volta nos ensina algo e desenvolve alguma habilidade essencial para a vida. Ou seja, aprender não se limita apenas às competências escolares!

Sabendo disso, entenda quais são os benefícios da música para o desenvolvimento do seu filho:

 

– Expansão do vocabulário:

Quando a criança entra em contato com o mundo da música, ela passa a conhecer novas palavras – mesmo não conhecendo seu significado de primeira impressão.

Fator esse que ajuda aquele aluno a despertar o interesse em descobrir o sentido da letra daquela música.

Crianças que ainda estão na fase de alfabetização, aprendem a memorizar o som das letras e a pronunciar as palavras de forma correta.

Desta forma, o seu filho acaba desenvolvendo as habilidades linguísticas de forma leve e divertida.

 

– Inteligência emocional:

Você provavelmente já ouviu uma canção que te deixou alegre e/ou emocionada, não é mesmo?

Isso ocorre pois a música tem o poder de mexer com as nossas emoções e sensações.

E com os pequenos não é diferente! Através da música a criança começa a entender e reconhecer seus sentimentos – fator essencial para o desenvolvimento socioemocional da criança!

 


» Leia também: Educação Socioemocional: o que é e porque ela é tão importante


Fotografia de alunos Alicerce sorrindo e um violão de fundo

– Expressão e consciência corporal:

Através da música, a criança aprende a interagir com os diferentes ritmos sonoros, incentivando a expressão dos movimentos corporais! 

A música trabalha corpo e mente simultaneamente. E isso é percebido em movimentos simples, como girar e bater palmas – assim como em movimentos mais complexos e elaborados.

 

– Estimula a memória:

Você já notou como é fácil aprender uma música nova mesmo ouvindo poucas vezes? Podemos não saber a letra inteira, mas com certeza algum trecho fica na sua cabeça.

Quando a música é interessante para a criança, ela naturalmente decora a letra e o ritmo! Por exemplo, certamente seu filho já ficou cantarolando alguma música de desenho infantil, não é mesmo?

Essa aprendizagem favorece o desenvolvimento da memória e da concentração da criança!

Fotografia de alunos Alicerce sorrindo para a câmera

– Enriquecimento cultural:

Você já parou para pensar na quantidade de ritmos, sons, instrumentos musicais e idiomas que a música nos permite conhecer?

Através dessa imensidão de possibilidades, o seu filho tem a chance de conhecer inúmeras culturas diferentes! Afinal, conhecendo esses elementos, a criança aprende a respeitar as diferenças!

Desta forma, além do repertório cultural, a música proporciona o desenvolvimentos de habilidades essenciais, como a empatia!

 

– Desenvolvimento cognitivo:

O desenvolvimento cognitivo é – provavelmente – o principal e mais importante impacto da música na vida da criança!

Isso porque, através de atividades musicais, a criança pratica habilidades como: memória auditiva, memória emocional, atenção, foco, concentração, percepção sensorial e processamento de informações!

Ou seja, para apreciar os sons, o seu filho estimula múltiplas ações cerebrais – desenvolvendo e aprimorando as funções cognitivas.

Fotografia de dois alunos Alicerce tocando violão

Como inserir a música na rotina do seu filho?

As atividades musicais vão muito além do domínio de algum instrumento ou habilidades de canto, para inserir a música como uma atividade na rotina da criança basta vocês estimular o interesse e a criatividade do pequeno.

As canções infantis contém muitas sílabas ritmadas e um ritmo envolvente e usá-las como forma de aprendizagem é muito simples. Confira como inserir a música na rotina do seu filho:

  • Opte por canções com letras fáceis de memorizar – de acordo com a faixa etária do seu filho;
  • Faça brincadeiras que contenham músicas, como por exemplo a dança das cadeiras;
  • Incentive o seu filho a analisar uma música, peça para ele escolher uma canção e em seguida, sugira que ele identifique os elementos presentes, como: palavras, ritmo, sensação que ela causa e etc;
  • Se a criança já dominar a escrita, incentive a criação da uma letra de música;
  • Apresente diferentes ritmos musicais e estimule a percepção do seu filho a respeito das diferenças culturais
  • Assista filmes, desenhos e vídeos que a música seja presente – mostrando como o universo musical está presente em todos os lugares
  • Incentive o lado musical do seu filho, permita que ele faça sons com as mãos e com objetos, como: tambores de brinquedo, chocalhos, ou até mesmo instrumentos musicais.

Essas são algumas formas de introduzir a música na vida da criança, mas a dica aqui é usar a criatividade

O importante é que desde pequeno o seu filho tenha contato com essa arte, pois como vimos, os benefícios são incríveis e muito importantes para o seu desenvolvimento!

Fotografia de aluna Alicerce tocando violão

Por fim, é importante ressaltar que aplicar a música na rotina dos pequenos não tem como objetivo transformá-los em músicos – apesar de ser uma boa oportunidade de desenvolver a paixão pelo mundo musical – mas sim, incentivar seu desenvolvimento como um todo, além de melhorar a sua qualidade de vida!

Aqui no Alicerce Educação, os nossos alunos têm a oportunidade de explorar esse universo através das aulas de habilidade para a vida e descoberta!

Entre em contato com a gente através do link ou pelo WhatsApp (11) 4933-0818 e garanta a sua semana gratuita.


Fonte:

https://multivix.edu.br/wp-content/uploads/2018/12/a-importancia-da-musicalidade-no-desenvolvimento-da-crianca-na-educacao-infantil.pdf 

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pelo Alicerce.