Seu filho é viciado em celular? Saiba como isso pode estar colocando a aprendizagem dele em risco

Ilustração de uma criança mexendo no celular.

 

Vivemos na era da tecnologia, e com isso, o acesso a aparelhos eletrônicos ficou cada vez mais comum, principalmente o celular! Isso porque, além de ser fácil transportá-lo, ele nos permite acesso a uma infinidade de coisas, desde redes sociais até conteúdos educativos! 

Mas, até que ponto o uso desse aparelho é saudável? Será que ele compromete a aprendizagem do seu filho?

É sobre isso que vamos falar hoje! Então, se você se interessou pelo assunto, fique com a gente e acompanhe a leitura!

 

O uso excessivo do celular e a aprendizagem

 

Você já foi convidado a uma festa ou almoço e notou que todo mundo estava mais concentrado na tela do celular do que na companhia das pessoas ali presentes? Pois é, esse é apenas um dos malefícios que o celular causa. Mas, quando o assunto é aprendizagem, como será que ele atua?

Quando somos crianças, temos curiosidade em descobrir o mundo à nossa volta. Curiosidade essa que hoje virou sinônimo de horas no celular.

E não se engane em achar que uma criança que ainda não foi alfabetizada não consegue manusear o celular, pois, elas são tão curiosas e espertas que usam o comando de voz para fazer suas pesquisas. 

E não para por aí, os jovens e adolescentes também são afetados pelo uso excessivo do aparelho. Por exemplo, antigamente quando nem existia celular, para procurarmos alguma informação, a gente precisava ir atrás do assunto, ler livros, entender a informação e transcrever o conteúdo. Entretanto, nos dias atuais, basta um click na tela e alguns minutos para encontrar o que deseja. 

 

E como isso afeta a aprendizagem? A criança e o jovem ficam tão entretidos com o aparelho que deixam de lado as interações sociais, além de atrasar suas habilidades cognitivas. Deixando de praticar muitas habilidades importantes para o seu desenvolvimento!

Além disso, o uso excessivo de celular pode enfraquecer a memória, diminuir a atenção e produtividade do seu filho. E, em casos mais graves – em especial em adolescentes – o uso prolongado do celular pode causar problemas como: depressão, ansiedade, impulsividade e insônia

 

Fotografia de uma criança estudando e o celular ao lado ajudando nos estudos.

 

Importância do controle

 

Tudo em excesso faz mal, não é mesmo? E essa ideia também se aplica no uso do celular. Por isso, é muito importante que você estabeleça alguns combinados, como: 

 

– Limite do tempo de uso

Esse combinado é muito importante pois, desta forma, a criança aproveita seu tempo no aparelho mas não fica dependente dele. No início pode ser mais difícil, mas com o tempo, a criança tende a se acostumar e entender que essa atitude precisa ser respeitada!

 

– Não utilizar celular durante as refeições

O momento da refeição é muito importante para a criança se voltar ao agora, essa iniciativa ajuda a manter a proximidade com a família e respeitar momentos importantes do dia a dia.

 

– Não ficar no celular antes de dormir

O uso do celular antes de dormir pode prejudicar a qualidade de sono da criança, pois, receber muitos estímulos antes de pegar no sono dificulta o processo do cérebro de relaxar, podendo até mesmo causar distúrbios como a insônia.

 

– Monitore o uso

Nosso conselho é usar o celular como um aliado, isso porque, através dele, a criança está exposta a todo tipo de informação, e existem diversas formas de usar essa ferramenta para impulsionar o aprendizado. Ou seja, monitorar o que ele faz no celular é uma boa tática para ressignificar o tempo dele no aparelho.

 

Uma dica muito importante é evitar utilizar o celular de forma desnecessária na frente do seu filho, pois, de nada adianta você estipular combinados e restringir o uso do aparelho, se você não dá o exemplo! Lembre-se que você é a maior fonte de referência do seu filho!

 

Importância da tecnologia moderada no dia a dia da criança

 

O uso do celular nem sempre vai ser motivo de preocupação! Muito pelo contrário, seguindo as dicas acima, a tecnologia pode ser uma aliada na vida do seu filho!

Isso porque, através do celular a criança está exposta a todo tipo de informação, e existem diversas formas de usar essa ferramenta para impulsionar o aprendizado! 

O celular nos proporciona mais agilidade e uma maior democratização do acesso ao ensino, além de ser um método mais personalizado para a aprendizagem do seu filho, por exemplo, existem pessoas que aprendem melhor lendo e outras gostam mais de ouvir o conteúdo. Com o celular, a criança consegue escolher qual qual técnica de estudos é ideal para ela, isso porque, o celular oferece diversos recursos midiáticos, como: jogos, história, podcasts, vídeos, livros e etc.

 

Ou seja, essa é uma boa tática para ressignificar o tempo dele no aparelho. Se seu filho gosta de celular, porque não incentivá-lo a fazer coisas educacionais, não é mesmo?

 

Atividades e alternativas lúdicas para a situação

 

Acabamos de ver que você pode aliar o uso do celular à aprendizagem! Entretanto, é importante aproveitar os momentos longe do celular para incentivá-lo a momentos lúdicos!

Atividades lúdicas são brincadeiras que tem como objetivo a aprendizagem, tanto no âmbito mental quanto físico e motor. Esse método é bastante utilizado aqui no Alicerce, pois incentiva a criança a participar e se interessar pelo conteúdo! Veja algumas alternativas que podem ser muito benéficas, como:

 

– Jogos de tabuleiro;

– Jogo de memória;

– Desenho e pintura;

– Mímica;

– Leitura e muito mais!

 

Esse é um bom momento para criar laços e estimular o lado social do seu filho. Aproveite o momento e explore a criatividade na hora de propor as atividades!

 

Fotografia de uma família jogando basquete.

 

O uso excessivo do celular durante a rotina do seu filho já foi motivo de dificuldade para você? Então, aproveite as nossas dicas e mostre para o seu filho que ele pode se divertir e aprender fora das telas! 

 

Gostou do conteúdo? Aproveite para saber como lidar com a televisão na educação dos filhos!

 

Proporcione ao seu filho uma educação lúdica! Entre em contato com a gente através do link ou pelo WhatsApp (11) 4933-0818 e garanta a sua semana gratuita.

 

Fonte:

https://www.bbc.com/portuguese/geral-47036386 

https://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/estudo-mostra-que-uso-de-celular-em-excesso-aumenta-depressao-ansiedade-22135171.html 

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pelo Alicerce.