Descubra a importância de trabalhar os combinados com o seu filho

O que você vai encontrar neste post?

 

O seu filho tem dificuldade em respeitar e obedecer às suas ordens?

Um dos motivos por trás dessa atitude é que, muitas vezes, os pequenos não compreendem quais são as regras a serem cumpridas e nem a sua importância.

E o resultado é uma criança frutada e pais sem saberem o que fazer!

Mas não se desespere, existe uma solução para evitar que isso ocorra.

Antes de mais nada, é importante você saber que as crianças têm tendência a colaborar com as tarefas do dia a dia quando elas participam da construção de combinados. 

Com isso, ela passa a entender o sentido daquela regra – tornando a colaboração algo muito mais natural!

E para te ajudar nessa missão, preparamos várias dicas do que fazer e do que não fazer na hora de implementar essa metodologia com seu filho!

 

Quer saber mais? Continue lendo!

Foto de uma criança escrevendo e os eu pai ao lado (como se tivessem fazendo junto)

O que são os combinados? 

O combinado é uma ferramenta que auxilia na educação dos filhos através de um acordo verbal entre você e a criança, para, juntos, estabelecerem quais atitudes precisam ser respeitadas. 

O objetivo dessa metodologia é abrir espaço para que a criança possa expor suas vontades também, dentro dos limites impostos.

Com isso, você mostra para a criança que a opinião dela é importante e que ela pode sim auxiliar na criação das regras. Ou seja, através dos combinados, as crianças conseguem ter uma visão mais clara do que precisa ser feito no dia a dia.

Por exemplo: ao falar “está na hora de tomar banho, desligue a tv”, essa metodologia nos mostra uma maneira mais harmônica de cobrar algo dos filhos. Neste caso, o aconselhável seria falar: “falta muito para o desenho acabar? Está na hora do seu banho”. 

Através dessa atitude, a criança compreende que naquele horário ela tem um compromisso e que existe uma regra a ser cumprida. 

Mas é importante frisar e levar em consideração o nível do desenvolvimento de habilidades cognitivas do seu filho. As crianças estão em fase de desenvolvimento, por isso, é importante ter paciência e amor e ser flexível com os pequenos caso o combinado não seja cumprido.

Foto de uma mãe conversando com o filho

Quais os benefícios dos combinados?

 

– Desenvolvimento de habilidades socioemocionais: através da aplicação dos combinados, a criança passa a compreender suas emoções e começa a controlar seus impulsos;

– Melhora a comunicação: a criança sente que tem espaço para expor suas ideias e opiniões e que elas são de fato levadas a sério, fazendo com que a criança se sinta ouvida e fazendo parte daquele meio.

 


» Leia também: Comunicação não violenta: qual a importância na educação do seu filho?


 

– Mais respeito no ambiente familiar: os combinamos favorecem um ambiente mais harmônico e saudável, pois evita que brigas e discussões ocorram com frequência. 

– Prepara a criança para o futuro: se desde pequena a criança entender que existem regras a serem cumpridas para que haja um bom relacionamento entre ela e as pessoas ao seu redor, a criança certamente estará mais pronta para a vida adulta. Pois desenvolveu desde nova o senso de responsabilidade.

Criança sorrindo

O que evitar na hora de estabelecer os combinados?

 

– Demonstrar desconfiança

É normal que no início a criança não consiga cumprir todos os combinados. Afinal de contas, essa é uma nova realidade para ela.

Com o tempo, ela começa a entender e a se acostumar com a nova rotina

Enquanto isso, é importante que você evite tomar atitudes como: “essa é a última vez que eu vou confiar em você”, ou “estou de olho, hein”, quando algum combinado não for cumprido.

Essas frases demonstram que você não confia no seu filho gerando, assim, uma sensação de frustração no pequeno.

 

– Oferecer recompensas para que o combinado seja cumprido

Quando o seu filho deixa de fazer algo, você propõe alguma compensação?

Apesar de parecer uma boa ideia, esse tipo de atitude transforma o combinado em uma negociação – e o objetivo não é esse!

A metodologia por trás dos combinados trabalha com a ideia de que existem tarefas que precisam ser cumpridas e respeitadas e, caso não haja colaboração, o melhor a ser feito é conversar com a criança para que ambos exponham seus sentimentos em relação ao acordo.

Logo, frases do tipo: “Se você escovar os dentes agora, amanhã eu te deixo assistir 10 minutos a mais de TV” influenciam a criança a colaborar, não porque aquela tarefa é importante, mas porque ela irá receber algo em troca.

E quando não receber a sua recompensa, deixa de colaborar! Por isso, evite essa atitude.

 

– Punir a criança quando algo não sair como o esperado

Aqui, a dica é evitar punir a criança!

Por exemplo, se o combinado era dormir às 22h e o seu filho não obedeceu, evite falar: “já que você não cumpriu a tarefa da forma que combinamos, você está de castigo”.

Podemos achar que essa atitude ensina a criança a obedecer, mas na verdade ela causa uma sensação de injustiça no pequeno.

Entendemos que em certos momentos precisamos ter um pouco mais rígidos com as crianças, mas a conversa e a compaixão são sempre o melhor caminho.

Foto de uma criança de castigo

Como aplicar os combinados com o seu filho?

 

1. Avalie a rotina da casa

O primeiro passo para a criação do combinado é reunir a criança e todos moradores da casa para avaliarem e estabelecerem uma nova rotina.

Sabemos que cada um tem um horário específico para a realização de tarefas, por isso é importante avaliar a rotina individual e também as tarefas do dia a dia que todos realizam juntos, como almoçar, por exemplo.

Além disso, organizar a ordem dessas tarefas também é muito importante. Com isso, a criança começa a se familiarizar com tais hábitos de maneira espontânea.

Ter isso em mente ajuda – e muito – na hora de criar a lista de combinados.

 

2. Converse com a criança sobre os combinados

Sabemos que as crianças ainda estão em desenvolvimento, logo, elas não têm noção que algumas ações são importantes. 

Por isso, o segundo passo é explicar para a criança a importância dos combinados e para o que servem.

É essencial também, que nesse momento você mostre para o seu filho que não é apenas ela que precisa colaborar, mas todos moradores da casa.

Quando todos os membros participam e colaboram com os combinados, a tendência é que a criança reproduza aquelas atitudes – tendo em vista que os pequenos se espelham nos pais.

 


» Leia também: Você ouve o seu filho? Saiba os benefícios da escuta ativa infantil para os pequenos


 

3. Ouça as propostas do seu filho

O próximo passo é deixar a criança expor as suas ideias.

A participação da criança na criação dos combinados não serve apenas para ela estar ciente da nova rotina, mas também para opinar e ajudar com propostas.

Temos essa cultura de achar que, por serem novos, as crianças não têm propriedade na hora de se expressar – mas esse pensamento está muito equivocado.

Traga o seu filho para perto, escute o que ele te a falar e avalie se faz sentindo ou não a ideia que ela trouxe.

Essa atitude incentiva a criança a obedecer porque ela entende que faz parte da organização dessas tarefas.

 

4. Escreva os combinados em um local que todos tenham acessos

Por último mas não menos importante, incentive o seu filho a escrever todos os combinados em algum lugar que todos vejam.

Aqui vocês podem usar a criatividade, os combinados podem ser escritos em uma cartolina colada na parede da sala, em um quadro na cozinha…

Essa dica serve para aqueles momentos em que existe uma relutância da criança em relação a algum ponto. Nessa hora você deve levar a criança até o local dos combinados e mostrar que ele precisa ser obedecido – pois todos ali o fazem.

Com isso, a criança vai se adaptando à nova rotina e aos poucos começa a entender que obedecer às tarefas não é uma obrigação, mas sim algo importante e essencial para o dia a dia dela.

Criança escrevendo os combinados em uma folha

Através dessas dicas, o comportamento do seu filho e a relação entre vocês tende a melhorar. Isso porque, a criança se sente ouvida e acolhida e você evita passar por situações de estresse. 

Com isso, podemos concluir que impor limites e estabelecer combinados é fundamental para que o seu filho se torne um adulto responsável.

Gostou das dicas? Comenta aqui embaixo se você já aplica os combinados com o seu filho, vamos adorar saber!

 

Conheça o Alicerce Educação, entre em contato com a gente através do link ou pelo WhatsApp (11) 4933-0818 e garanta a sua semana gratuita.

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pelo Alicerce.