Comunicação não violenta: qual a importância na educação do seu filho?

O que você vai encontrar neste post?

 

Você já parou pra pensar que a forma como você fala com o seu filho é a base para uma educação saudável e para o desenvolvimento de muitas habilidades na vida dele?

Isso porque, a comunicação é a chave para manter um bom convívio social – e saber se comunicar – de maneira leve e eficiente – com o seu filho, transformando a relação que ele tem com você e também com as outras pessoas, desde o ambiente familiar, escolar e social.

Refletindo diretamente na forma como ele lida com os seus sentimentos e suas ações!

Pensando nisso, hoje vamos te apresentar o que é a Comunicação Não Violenta e como ela pode auxiliar no desenvolvimento saudável do seu filho

O que é Educação Não Violenta?

Como o próprio nome sugere, a Comunicação Não Violenta ensina uma forma de nos expressarmos através das palavras de forma empática e respeitosa, independente de quem for. 

Ou seja, esse método não leva em conta o nível hierárquico da pessoa e nos mostra que todos merecem ser tratados de forma leve e sem julgamentos!

Essa prática nos incentiva a observarmos os nossos comportamentos, nosso poder de fala e a nossa escuta ativa de maneira mais consciente.

Foto de várias pessoas conversando e ilustração por cima de e balões de conversa saindo de cada um e em cima deles

– Qual a importância na educação dos filhos?

Sabemos que a Comunicação Não Violenta auxilia nas relações pessoais e interpessoais. Mas, você conhece a importância e os benefícios que essa prática proporciona na educação do pequeno?

Pense comigo: se o seu filho se recusar a fazer algo que você pediu, como por exemplo, guardar algum brinquedo, e você gritar com ele, provavelmente, a reação da criança vai ser rebater o que você disse – gerando uma sensação de competição, insatisfação e até mesmo raiva.

Agora, se você optar pela Comunicação Não Violenta e explicar o motivo para ele guardar o brinquedo, a criança consegue compreender melhor a situação e começa a colaborar com você (nem sempre isso vai acontece de primeira, mas ao manter essa prática como algo comum no dia a dia, a criança passa a agir de forma mais tranquila).

Com isso, a criança compreende que os seus sentimentos são valorizados – desenvolvendo assim, habilidades como:

– Autoestima

– Empatia;

– Respeito;

– Boa comunicação;

– Capacidade de enfrentar desafios;

– Compreensão;

– Bom convivo com as pessoas;

– Autoconfiança.


» Leia também: Educação Socioemocional: o que é e porque ela é tão importante


Fotografia de uma criança segurando um fantoche de um rosto sorrindo

Quais são os princípios da Educação Não Violenta e como aplicá-la na educação do seu filho?

Antes de adotar a prática da Comunicação Não Violenta, é importante que você conheça os 4 princípios que moldam esse método. Confira abaixo:

  • Observação: Quando alguém fala algo ou age de maneira que te incomoda, o primeiro passo é observar com clareza a situação – livre de qualquer julgamento. Essa atitude nos permite analisar e compreender – de forma leve – o que o outro está expressando.
  • Sentimento: O próximo passo é identificar e nomear os sentimentos que as palavras e atitudes dos outros causam em você, como por exemplo: raiva, tristeza, animação…

Desta forma, você passa a se responsabilizar pelos seus sentimentos e consegue lidar melhor com as relações sociais. Além de conseguir compreender como o outro se sente também.

  • Necessidade: Ao expor o que sentimos, conseguimos entender a necessidade por trás daquele sentimento. Em outras palavras, identificamos melhor as nossas emoções e atitudes. Essa atitude também é fundamental para compreender melhor o próximo!
  • Pedido: E por fim, chegamos ao último pilar da Comunicação Não Violenta. Depois de passar por todos esses ensinamentos, você começa a se comunicar e expor os seus pedidos de forma clara, objetiva, leve e empática. Pois reconhece que, para que a relação entre você e o seu filho seja harmônica e saudável, você precisa se responsabilizar e ressignificar os seus sentimentos em relação às atitudes dele.

Fotografia de uma mãe conversando com o filho, ambos sorrindo

– Como aplicá-la na educação do seu filho?

Você deve ter notado que antes de adotar esse método, você precisa entender como lidar com as próprias emoções. Trazendo uma nova percepção de si mesmo.

Devemos ter em mente que os pais são os principais pontos de referência para a criança. Logo, quando o seu filho ver você agindo de forma empática, ela vai aprender que agir desta maneira ajuda a manter as relações de forma mais harmoniosa.

Por exemplo, ao invés de falar “você é muito bagunceiro” opte por “seu quarto está bagunçado, e manter a organização é importante para que o ambiente fique mais agradável”.

Essa simples mudança na forma de se expressar mostra para a criança o motivo pelo qual você está chateado – com isso, ela passa a entender melhor as suas próprias ações e como isso impacta na vida dela também.

E isso se aplica também quando o seu filho se sentir incomodado com alguma atitude sua. É importante que você reconheça qual sentimento aquela ação causou na criança – para que desta forma, você possa ajudá-la a lidar com aquilo.

As crianças têm uma bagagem emocional muito diferente da nossa, e compreender isso fará toda a diferença na hora de educar o seu filho.

Fotografia de uma mãe abraçando o seu filho

Essa técnica foi desenvolvida pelo psicólogo Marshall Rosenberg e você pode saber mais sobre o método através do livro “Comunicação não-violenta: técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais”.

E aqui no Alicerce Educação, a Comunicação Não Violenta é um dos nossos principais pilares. Nossos educadores compreendem que manter uma relação saudável com o aluno auxilia no rendimento escolar e proporciona um ambiente mais satisfatório para a criança.

Quer saber mais? Entre em contato com a gente através do link ou pelo WhatsApp (11) 4933-0818 e garanta a sua semana gratuita.


Você também pode gostar:

Como o trabalho de habilidades socioemocionais do Alicerce impacta no desenvolvimento do seu filho 

Descubra como a Educação Afetiva pode transformar a aprendizagem do seu filho

Pais também pedem desculpas! Veja 4 boas maneiras de pedir perdão ao seu filho

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pelo Alicerce.