Alfabetização para adultos: o Alicerce Educação pode te ajudar!

O que você vai encontrar neste post?

 

Saber ler, escrever e dominar o uso da linguagem é fundamental para a autonomia social e para um futuro com mais oportunidades, pois essas habilidades são a base de todo o conhecimento!

Entretanto, sabemos que nem todos têm oportunidade de frequentar a escola durante a infância e muitos que frequentam acabam não conseguindo concluir.

Os motivos que levam a essa situação são muitos, como por exemplo: condição social, poucas oportunidades, educação de baixa qualidade, falta de incentivo, entre outros.

Com isso, muitas pessoas acabam concluindo os estudos já na fase adulta – na maioria das vezes por necessidade de conseguir ingressar no mercado de trabalho e ter mais oportunidades na vida.

E foi pensando nisso que o Alicerce Educação criou o projeto Mais Adultos.

Quer saber mais? Continue a leitura!


 

 

 

Como funciona o processo de alfabetização para adultos?

Muito se fala sobre educação infantil, mas você já parou pra pensar em como anda a situação da educação de pessoas adultas no nosso país?

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Brasil tem aproximadamente 11 milhões de pessoas analfabetas

Analfabetos são pessoas entre 15 anos de idade ou mais que não conseguem formular nem pequenos textos.

E a única forma de contornar essa situação é dar oportunidade para que essas pessoas possam estudar, pois a alfabetização é um instrumento básico para o exercício da cidadania!

E se você está pensando em voltar a estudar ou conhece alguém que esteja retomando os estudos, conheça agora como funciona esse processo:

 

– Metodologia:

Antes de mais nada, precisamos entender que alfabetizar adultos é um processo totalmente diferente de educar crianças!

Afinal de contas, a pessoa adulta carrega toda uma bagagem de vida e uma personalidade já formada.

São pessoas com experiências recheadas de saberes, ou seja, é fundamental que o educador leve isso em conta na hora de ensinar o aluno. 

Logo, o processo precisa de um cuidado extra!

Sabendo disso, é preciso que o educador escolha livros e textos que contenham uma didática voltada para a realidade dessas pessoas, despertando a curiosidade e o interesse do aluno e descartando tudo que é voltado para crianças.

O objetivo dessa abordagem é garantir que a aprendizagem tenha significado para o aluno que está sendo alfabetizado.

Além disso, é recomendado que o educador aplique o método das metodologias ativas de aprendizagem. Assim, o aluno é colocado no centro do processo de alfabetização e letramento – desenvolvendo a autonomia do aluno.

Foto de um aluno adulto estudando

– Alfabetização e letramento: 

Muita gente confunde e acha que a alfabetização e o letramento são a mesma coisa, mas existe uma diferença entre esses dois processos!

De forma resumida, a alfabetização consiste no desenvolvimento das competências de leitura e escrita. Enquanto o letramento corresponde ao domínio da língua, ou seja, sua atividade tem relação com as demandas sociais.

E quando falamos em alfabetização e letramento para adultos, o processo não se resume apenas em juntar sílabas e formar palavras, mas sim, ensiná-los a utilizar essa ferramenta da escrita e leitura para nomear o mundo em sua volta!

O processo inicial deve abordar palavras que sejam significativas para eles, servindo como referência!

Nesse sentido, ensinar adultos a ler e escrever envolve reflexão sobre a realidade na qual aqueles alunos estão inseridos.


≫ Leia também: Letramento digital e habilidades para o mercado de trabalho


 

Como o Alicerce Educação pode te ajudar?

Sabemos que cada pessoa é única e aprende de maneira diferente, por isso, adotamos uma metodologia de ensino que se preocupa em acolher todos de maneira personalizada

Ou seja, aqui no Alicerce Educação, o aluno se torna o protagonista de sua aprendizagem – participando ativamente do processo e construindo o próprio conhecimento.

Além disso, acreditamos que todas as pessoas têm potencial para brilhar, basta despertarmos isso nelas e fazermos com que acreditem em si mesmas.

Por isso, criamos um projeto educacional que dê oportunidades para todas as idades, desde crianças até adultos! E hoje vamos te apresentar a opção para adultos. Confira abaixo:

 

– Conheça o Alicerce Mais Adulto:


 

 

O Alicerce para adultos oferece aulas para alunos de 26 anos de idade ou mais!

O objetivo é favorecer a retomada dos estudos para jovens e adultos, por meio de acesso aos conhecimentos de linguagem, matemática e habilidades para a vida. 

Trabalhamos também a autoestima e as oportunidades no mercado de trabalho, visando o desenvolvimento de habilidades digitais e educação financeira – que serão úteis para o crescimento pessoal e profissional.

Além disso, o programa também explora a inclusão e letramento digital, bem como a construção de um projeto de vida, que serve para incentivar a construção dos projetos individuais de cada aluno – com foco na realidade, necessidades e interesses de cada um.

Foto de Alunos Alicerce do Mais Adulto

A alfabetização para adultos vai além de ensinar a ler e escrever, é sobre oferecer uma vida digna e com mais oportunidades!

 

Não perca essa oportunidade de retomar os estudos! Entre em contato com a gente através do link ou pelo WhatsApp (11) 4933-0818 e garanta a sua semana gratuita.


Fonte:

http://docs.uninove.br/arte/fac/publicacoes/pdf/v3-n1-2012/Barbara.pdf 

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pelo Alicerce.